terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Com dados exatos, Flamengo bate Corinthians, e Flu supera fácil a Lusa em pesquisa



pesquisa datafolha (Foto: arte esporte) O Datafolha divulgou nesta terça-feira dados mais exatos da pesquisa sobre a preferência dos torcedores brasileiros. Pela primeira vez, o instituto liberou dados que mostram números com duas casas decimais após a vírgula.

A divulgação da pesquisa ainda sem as casas decimais, no último sábado, causou polêmica por conta de vários números.  Flamengo e Corinthians  estariam empatados com 16% em primeiro lugar. Com a divulgação dos novos números, o Flamengo tem 16,27%, contra 15,56% do Corinthians

Pelos números originais, Fluminense e Portuguesa estavam empatados com 1% por causa do arredondamento feito pelo instituto. Os dados novos mostram o Tricolor carioca com 1,46%, contra 0,51% do time do Canindé.

- Mesmo com os novos números, a torcida do Fluminense ser três vezes maior do que a da Portuguesa ainda me parece pouco. Se o instituto de pesquisa tinha esses detalhes, deveria divulgar na primeira pesquisa. De 1,46% para 0,51% é muita coisa. Se eles divulgassem pelo menos uma casa decimal, o Fluminense já teria seu número arredondado para 1,5%. Isso tudo coloca em risco a credibilidade da pesquisa - disse o vice-presidente de marketing do Fluminense, Idel Halfen.

A pesquisa Datafolha foi realizada com base em 2.588 entrevistas, realizadas no último dia 13 de dezembro em 160 municípios brasileiros. Só participaram pessoas com 16 anos de idade para cima. Comparando por regiões, existem mudanças em relação aos números de Flamengo e Corinthians em pesquisas realizadas em 2010 e na medição atual.

O blogueiro Vinícius Paiva, que publicou no Teoria dos Jogos uma análise da pesquisa na segunda-feira, criticou a forma de divulgação escolhida pelo Datafolha, inicialmente sem qualquer casa decimal.

- É importante ressaltar que, mesmo questionável, existe cientificidade na pesquisa. A ordem das torcidas (com exceção da figura da Portuguesa) foi próxima do convencional, e as margens de erro (dois pontos percentuais) existem para ser consideradas. Porém, tendo em vista a divulgação de duas casas decimais, resta claro o processo de arredondamento do Datafolha extremamente equivocado. No tocante ao empate de Fluminense e Portuguesa, o Tricolor tem praticamente um ponto percentual a mais - o triplo da torcida da Lusa na pesquisa! Assim o instituto assume posição de vidraça e se expõe a críticas bastante pertinentes - disse Vinícius.

No Sul, a vantagem do Corinthians sobre o Flamengo passou de dois pontos em 2010 (9% a 7%) para seis em 2012 (12% a 6%). No Nordeste, os rubros-negros perderam vantagem (24% a 10% em 2010, contra 22% a 12% em 2012). No Norte/Centro-Oeste a frente do time carioca despencou quase pela metade (de 28% a 10% em 2010, para 23% a 13% em 2012).

Segundo o Datafolha, “nas regiões há que se levar em conta a margem de erro em cada uma. Quanto menor o número de entrevistas, maior a margem de erro. A margem para o total da amostra é de dois pontos para mais ou para menos, considerando uma amostra de 2.588 entrevistas. No Sudeste, foram 1007 entrevistas, com margem de erro de três pontos percentuais. No Sul, foram 364 entrevistas com margem de erro de cinco pontos. No Nordeste, 727 entrevistas e margem de erro de quatro pontos; e no Norte/Centro Oeste, foram 420 entrevistas, com margem de erro de cinco pontos para mais ou para menos”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário