sábado, 31 de dezembro de 2011

Flamengo "ganha" volta de 16 atletas após fim de empréstimos


No ano de 2012, o Flamengo irá disputar o Campeonato Carioca, a Libertadores, Mundial e o Campeonato Brasileiro. Tendo Ronaldinho Gaúcho como astro da companhia sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o elenco pode ter o retorno de atletas que devem chegar como "reforços". Na escassez de contratações, já que o clube anunciou apenas o lateral-esquerdo Magal (ex-Americana) até o momento, o Mengão pode garimpar antigos nomes como novas soluções.

Para o gol, Marcelo Carné volta após atuar pelo Duque de Caxias, e tem contrato até 31 de agosto. Aos 21 anos, possui poucas chances de seguir no clube devido à aposta da comissão técnica em Paulo Victor e Vinícius. Já para a lateral, Everton Silva também volta após jogar na Baixada Fluminense. O vínculo dele vai até o final de 2013. Com 23 anos, pode lutar com Rafael Galhardo para ser suplente de Leo Moura.

Já para a lateral esquerda, Luxa pode ter o retorno de Egídio. Pouco aproveitado no Ceará, deve ser mais uma vez emprestado devido à quantidade de jogadores no elenco para a posição. Além do recém-chegado Magal, ainda há Junior Cesar e Rodrigo Alvim. O contrato segue em vigor até o fim de 2012.

O polivalente Vitor Saba é outro no grupo dos que retornam. Ele, que pode atuar como meia e na lateral, ambas pela esquerda, jogou no Vitória neste ano. Com 21 anos, Saba é visto como promessa e possui contrato até 2015. Para a zaga, o nome da vez é Marllon, que sucumbiu junto ao Duque de Caxias no descenso à Série C. Pode ser aproveitado e seguir os passos de Welinton como prata da casa atuante nos profissionais. O vínculo do atleta vai até maio de 2014.

Para o meio-campo, as possibilidades são muitas. Desde jovens da base até jogadores consagrados. No primeiro grupo, os volantes Antônio (Duque de Caxias), Lenon (Náutico), Rômulo (ABC/RN), com respectivamente 22, 21 e 24 anos, e contratos até maio de 2012, maio de 2013 e dezembro de 2012. As chances de o trio seguir são escusas, devido ao Flamengo ter jogadores experientes para a posição, como Willians, Maldonado, Renato, Aírton e Fernando, além de promessas como Luiz Philippe e Luiz Antônio.

Para atuar municiando os atacantes, há o experiente campeão do mundo em 2002 com a Seleção, Kleberson. Aos 32 anos, possui contrato até o fim de 2012, não seguirá no Atlético/PR e só segue no Rubro-negro caso haja um ajuste em seu salário, considerado alto. Por sua vez, Camacho, que teve boas participações no Bahia, deve ter uma oportunidade no elenco principal devido à idade (21 anos), ao talento e o tempo de contrato (até junho de 2013).

Carlyle, a promessa de 20 anos que ainda não vingou, volta de novo período no CFZ/DF. Apesar do contrato até 2014, a paciência da diretoria com o jovem está quase chegando ao limite. Deve ser emprestado para algum time mais conhecido nacionalmente. Erick Flores é outro que volta e pode ser reintegrado. Apesar de não ter se destacado no Duque de Caxias, pode ser mais um reserva para Thiago Neves, caso siga no clube, ainda mais com a saída de Vander e a lesão de Bottinelli.

Para o ataque, antigas velhas promessas que não vingaram. É impossível a torcida dizer que não conhece Bruno Mezenga, Fabiano Oliveira e Paulo Sérgio. Retornando de Estrela Vermelha, Boluspor e Náutico, o trio é uma incógnita. Com os contratos vencendo em abril de 2012, julho de 2013 e junho de 2013, no máximo apenas um deles deve seguir no clube para o lugar de Jael. A concorrência no ataque é enorme, vide Diego Maurício, Negueba e Deivid. A situação de Eliabe, aos 20 anos, é a mesma dos ofensivos anteriores. Com o agravante da falta de experiência.

Opção para Luxa não falta. Resta, porém, saber quais destes jogadores poderá encarnar com raça e determinação, além de uma pitada de talento, o manto rubro-negro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário