terça-feira, 12 de julho de 2011

Fla busca maior série invicta do início de uma edição dos pontos corridos

Thiago Neves treino Flamengo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
 
Sempre que viveram momentos difíceis nesta temporada, Vanderlei Luxemburgo e os jogadores do Flamengo tomaram a invencibilidade do time como escudo contra as críticas. Em 2011, o Rubro-Negro ficou sem perder durante 25 partidas (incluindo dois amistosos de pré-temporada). Até agora, foram 35 jogos (20 vitórias, 14 empates e uma derrota), e o único revés ocorreu em 5 de maio, contra o Ceará, no primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil, no Engenhão. Somado ao 2 a 2 da volta, o resultado levou à eliminação precoce da equipe na competição.

Neste início de Campeonato Brasileiro, o time estreou vencendo o Avaí, oscilou com quatro empates seguidos (com Bahia, Corinthians, Atlético-PR e Botafogo) e derrotou Atlético-MG, América-MG, São Paulo e Fluminense. Resultados que deixam o Flamengo muito perto de uma marca positiva. Na próxima rodada, pode igualar a maior série invicta em um início de Brasileirão de pontos corridos. Se não perder para o Palmeiras, chega à décima rodada sem derrota.

A era dos pontos corridos começou em 2003. Naquele ano, o Cruzeiro foi o campeão e ficou nove jogos sem perder no início da disputa. Foi superado por 2 a 1 pelo Vitória na décima partida, no Barradão, em Salvador. No ano passado, o Corinthians repetiu o desempenho. Fora derrotado pelo Atlético-GO, no Serra Dourada, por 3 a 1. Ambos tinham a mesma campanha antes da primeira derrota: seis vitórias e três empates. O Fla de 2011 tem cinco vitórias e quatro empates.

Jogos do Fla no Brasileirão 2011
21/05 Flamengo 4 x 0 Avaí
29/05 Bahia 3 x 3 Flamengo
05/06 Flamengo 1 x 1 Corinthians
12/06 Atlético-PR 1 x 1 Flamengo
19/06 Flamengo 0 x 0 Botafogo
25/06 Flamengo 4 x 1 Atlético-MG
29/06 América-MG 2 x 3 Flamengo
06/07 Flamengo 1 x 0 São Paulo
10/07 Fluminense 0 x 1 Flamengo 

Mas é do Botafogo de 2007 a melhor marca. O Alvinegro conseguiu passar invicto pelos dez primeiros jogos (alguns antecipados de outras rodadas pela CBF. A equipe somente foi derrotada na 11ª partida, quando perdeu para o Santos por 3 a 0.

- É sempre bom conquistar marcas importantes, ainda mais sendo uma sequência de vitórias em um campeonato difícil como é o Brasileiro. Mas vamos para campo pensando em fazer o melhor. Se acontecer, vamos comemorar. O time tem consciência de que uma hora teremos um resultado adverso. Por isso, nosso pensamento é tentar prolongar ao máximo essa boa sequência, até para termos alguma gordura para queimar mais na frente. Vamos trabalhar, com humildade e respeito aos adversários, para continuarmos com esse bom aproveitamento inicial – disse o meia Thiago Neves, por meio de sua assessoria de imprensa.

Além do Flamengo, o Corinthians está invicto na edição atual. O Timão, no entanto, tem um jogo a menos (o jogo contra o Santos, pela 5ª rodada, foi adiado para 10 agosto). Em oito partidas, foram sete vitórias e um empate. O aproveitamento dos paulistas - líderes, com 22 pontos - é melhor: 91,7%. Os cariocas estão em segundo, com 19, e conquistaram 70,4% dos pontos disputados. 

Na próxima rodada, o Fla enfrenta o Palmeiras, domingo que vem, no Pacaembu, às 16h. Esta partida pode ser remarcada por conta do desempenho da Seleção Brasileira na Copa América.


Nenhum comentário:

Postar um comentário