quinta-feira, 5 de maio de 2011

Em novo esquema, Deivid e Bottinelli ganham força no Fla


deivid flamengo   (Foto: Janir Jr/Globoesporte.com)
Ainda não é o Deivid que a torcida do Flamengo sonhou ver um dia, mas melhorou. O desempenho do atacante nas três últimas partidas deixou Vanderlei Luxemburgo satisfeito. Contra Fluminense, Horizonte-CE e  vasco, o camisa 9 evoluiu, segundo o treinador.

- Ele jogou bem contra o  vasco, segurou bastante e bola, deu tempo para o ataque chegar, se movimentou bastante, fez gol contra o Horizonte. Está começando a readquirir a confiança. Está bem, motivado, com alegria. Acho que os companheiros estão tentando ajudá-lo. Com a entrada do Darío (Bottinelli), tem mais um jogador de qualidade por perto e isso o ajuda bastante.

Entre idas e vindas no time titular, Deivid disputou 17 partidas na temporada. Fez seis gols e é o vice-artilheiro da equipe, um a menos que Thiago Neves. Luxemburgo diz que a melhora do desempenho do jogador deve-se à mudança de esquema. Desde a lesão de Maldonado, o técnico recuou Renato para a função de segundo volante e abriu espaço para Bottinelli.

Assim como Deivid, o argentino também evoluiu, ganhou força. Tem se soltado aos poucos e começa a agradar. Foram 12 jogos até aqui.

Bottinelli treino Flamengo (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)
- No ano passado, tivemos muitos problemas por estarmos sempre perto da zona de rebaixamento, foi complicado. Este ano tivemos de começar com uma coisa mais sólida, algo de menos risco. Deixamos o esquema encaminhado e fomos definindo. Comecei com Thiago (Neves) e Ronaldinho com um atacante e um meio-campo mais forte. Em um determinado momento, mudei. Contra o Olaria, percebi um volume de jogo muito maior com a entrada do Darío. Só que ele se machucou, ficou fora, e alternei com o Ronaldinho um pouco mais adiantado. Mas ele também pode jogar mais recuado. Acho que a presença de um jogador de mais qualidade ajuda bastante o ataque. O time chega mais vezes, cria mais possibilidades.

A formação ofensiva, no entanto, pode passar por mudanças. Na final da Taça Rio contra o vasco, domingo passado, Bottinelli estava bem, mas foi sacado durante a partida. A opção do treinador foi por manter R10 e Thiago Neves em campo para não perder o respeito do adversário.

- Tenho dito que o Flamengo está jogando um futebol de resultado porque um time não se monta da noite para o dia. No momento, não conseguimos jogar bonito, mas a tendência é que os jogadores se conheçam melhor. Em momento algum vamos passar a jogar por resultado. O futebol não é ciência exata. Não tem jogador com cadeira cativa no time que não possa sair. Se achar que tenho de tirar Ronaldinho e Thiago Neves, vou tirar. O Darío cresceu de produção, e a presença dele em campo já é cobrada. Sinal de que está prosperando.

Nesta quinta-feira, o Flamengo inicia a disputa de quartas de final da Copa do Brasil. O adversário é o Ceará, às 21h50m (de Brasília), no Engenhão. Depois de comemorarem o título carioca, os rubro-negros se concentram em um dos principais objetivos da temporada: chegar à Libertadores.

- O time tem de entrar concentrado. O clima pode estar leve, mas é de responsabilidade. Na Copa do Brasil, não dá tempo de relaxar. Se fizer bobagem, cai fora. Foi assim no jogo contra o Horizonte, quando tivemos de buscar a classificação fora de casa.

O Mengão está definido para o jogo com Felipe, Galhardo, Welinton, Ronaldo Angelim e Rodrigo Alvim; Willians, Renato, Bottinelli e Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid.

O lateral-direito Léo Moura ainda se recupera de uma pancada sofrida no joelho direito, no Fla-Flu, enquanto o zagueiro David Braz cumpre suspensão com três cartões amarelos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário