domingo, 20 de dezembro de 2009

As maiores receitas em transferências, Brasil 2003/2008

É do conhecimento geral que o Brasil é um país exportador de talentos para inúmeras ligas de futebol de todo o mundo. Ao longo das últimas décadas uma grande percentagem das receitas dos clubes brasileiros é proveniente da venda destes jogadores. No entanto os clubes brasileiros só nos últimos anos têm conseguído vender as suas estrelas por valores interessantes, lutando contra a desvalorização do Dollar em relação ao Euro e contra a diferença entre calendários existente, entre as suas provas e as ligas europeias.

Segundo um estudo elaborado pela consultora financeira Crowe Horwath RCS, os 8 clubes brasileiros com maiores receitas provenientes da venda de jogadores, conseguíram alcançar entre 2003 e 2008 um total de R$1.270 milhões (481,4 milhões de Euros), o que significa 62% do total gerado pelo mercado de transferências no Brasil.

Brasil – Maiores receitas na transferência de jogadores de 2003 a 2008:

  1. Internacional-RS – R$250,9 milhões (95,1 milhões de Euros)
  2. São Paulo-SP – R$217,8 milhões (82,5 milhões de Euros)
  3. Cruzeiro-MG* – R$181,0 milhões (68,6 milhões de Euros)
  4. Santos-SP – R$149,6 milhões (56,7 milhões de Euros)
  5. Atlético-PR – R$126,8 milhões (48,0 milhões de Euros)
  6. Corinthians-SP – R$125,2 milhões (47,4 milhões de Euros)
  7. Palmeiras-SP – R$116,7 milhões (44,2 milhões de Euros)
  8. Grêmio-RS – R$105,0 milhões (39,8 milhões de Euros)

*Nota – Cruzeiro de 2004 a 2008
1 BRL = 0.379066 EUR 1 EUR = 2.63806 BRL

Em termos comparativos com Portugal, que também é um país exportador de jogadores, Internacional-RS, São Paulo-SP e Cruzeiro-MG conseguem concorrer com Benfica e Sporting em termos de receitas provenientes da venda de jogadores no mesmo período. No entanto o FC Porto, fruto dos êxitos desportivos nas provas europeias, está noutro patamar conseguindo receitas superiores aos 250 milhões de Euros.

Colaboração:
Amir Somoggi – Prof. de Marketing Desportivo e Planeamento Estratégico de Clubes de Futebol e Especialista em gestão e marketing de clubes de futebol na Crowe Horwath RCS, Auditoria e Consultoria.


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