sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Linha de crédito do BNDES surge como solução para reforma do Maracanã

Os R$ 430 milhões necessários para a adaptação do Maracanã às exigências da Fifa para a Copa do Mundo de 2014 e do COI para as Olimpíadas de 2016 não deverão mais vir da iniciativa privada. Numa brusca mudança de rumo, o Governo do Estado do Rio de Janeiro decidiu adiar o lançamento do edital de concessão do estádio, marcado para ser divulgado nesta semana. O motivo foi o lançamento de uma linha de crédito do BNDES para estados e municípios que serão sedes das partidas da Copa de 2014 para reforma ou construção de estádios.

- A intenção de buscar um parceiro privado para administrar o Maracanã e gerar receitas com diversas atividades de lazer, além do futebol, permanece. Queremos fazer a concessão por um período de 35 anos. Mas a linha de crédito do BNDES para estádios é um fato novo que está sendo considerado - explicou em entrevista ao jornal "O Globo" a secretária estadual de Turismo, Esportes e Lazer, Márcia Lins.

A secretária acrescentou que a Procuradoria Geral do Estado está analisando como inserir essa possibilidade de financiamento numa parceria público-privada (PPP). Mas ao ser perguntada se a transferência da gestão do Maracanã poderia ser feita após as obras terem sido concluídas com o dinheiro do empréstimo ao governo estadual, Márcia Lins disse que é cedo para se descartar hipóteses.

Foto: projeto do complexo do Maracanã para os Jogos Olímpicos de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário