sábado, 10 de outubro de 2015

Tiva x Flamengo: histórico de confrontos dá ampla vantagem aos rubro-negros

Desportiva Ferroviária e Flamengo fazem um amistoso neste domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo. Ao todo, as duas equipes disputaram 20 jogos desde a fundação dos grenás, em 1963. O rubro-negro leva uma ampla vantagem: são 12 vitórias contra apenas três da equipe capixaba e com cinco empates.

O domínio rubro-negro é visível, e em campeonatos fica ainda mais evidente. Foram seis partidas oficiais disputadas entre os times, com um empate, quatro vitórias da equipe carioca, e somente um triunfo da Desportiva Ferroviária.

Duelo marca encontro de estrelas das equipes, como Sheik, do Flamengo, e o ex-jogador da Desportiva, Léo Oliveira (Foto: Montagem/GloboEsporte.com, com fotos de Assessoria/Flamengo e Henrique Montovanelli/Desportiva) 
Duelo marca encontro de estrelas das equipes, como Sheik, do Flamengo, e o ex-jogador da Desportiva, Léo Oliveira (Foto: Montagem/GloboEsporte.com, com fotos de Assessoria/Flamengo e Henrique Montovanelli/Desportiva)

Quando o assunto é amistoso, a história mostra que a Desportiva pode ter mais esperanças. Até aqui foram 14 jogos amigáveis entre os times: oito vitórias do Flamengo, três vitórias da Desportiva e três empates. 

O Flamengo é a única equipe do confronto que já conseguiu emplacar sequências de vitórias. Em duas oportunidades, de 1974 a 1975, com quatro jogos disputados no período, e de 1977 a 1982, com também quatro partidas disputadas. A Desportiva Ferroviária, por outro lado, nunca comemorou vitórias seguidas, mas já ficou com três jogos de invencibilidade sobre o time carioca: foram dois empates por 1 a 1 (1973 e 1974), e uma vitória, por 1 a 0 (1973).

Números do confronto:
Jogos: 20
Vitórias do Flamengo: 12
Vitória da Desportiva Ferroviária: 3
Gols do Flamengo: 35
Gols da Desportiva: 13
Maior série invicta do Flamengo: 6 (1969 - 1973)
Maior série invicta da Desportiva Ferroviária: 3 (1973-1974)
Maior goleada: Flamengo 4 a 0 Desportiva - 24/04/1974

A última vitória do Flamengo sobre a equipe Grená no Espírito Santo foi em 1996, no estádio Engenheiro Araripe, por 1 a 0. Já a Desportiva Ferroviária venceu o adversário pela última vez dois anos antes, em 1994. Um dos gols foi marcado pelo ex-atacante Mário Matador, e ele deu a 'receita' para os atuais jogadores da Tiva para um bom papel no embate deste domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário