terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Joia 2015: Jajá herda apelido de ex-Flamengo e mostra admiração por Ronaldinho

Das quadras de salão de Caxias para o campo no Ninho do Urubu. Hoje camisa 10 do time sub-20 do Flamengo e com passagem pela seleção brasileira da categoria, Jajá percorreu um caminho de dificuldades. Venceu as batalhas da vida, ganhou o apelido de um ex-jogador do clube sem brilho e conquistou seu espaço, transformando-se em uma esperança da maltratada base rubro-negra, que sonha com revelações de peso a cada final de temporada.

A próxima temporada será a última de Jajá ainda com idade para atuar no time sub-20. No entanto, deve ser uma exceção do atual elenco de juniores a se juntar aos profissionais antes do limite. Com contrato até 9 de março de 2018, assinado neste ano, o jogador lembra sua chegada aos 11 anos para fazer um teste no clube.

Jajá, joia 2015 Flamengo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo) 
Jajá comemora um gol com a camisa 10 do Flamengo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)
 
- Jogava no Clube dos 500, em Caxias. Um moço me perguntou se eu não gostaria de fazer um teste no Flamengo. Uns 10 meninos do time foram. Eu fui o último e acabei sendo o único que ficou - afirmou Jajá.

Ainda sem ter sido comunicado sobre o seu futuro em 2015, Jajá segue de olho na preparação para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, que será disputada em janeiro. Em 2011, o Flamengo venceu a competição com uma geração que não rendeu frutos para o elenco profissional ou grandes receitas.

Nesta temporada, com exceção da conquista do Torneio Octávio Pinto Guimarães, o Flamengo teve um desempenho abaixo da expectativa na categoria sub-20, com eliminações precoces nas principais competição, como no Campeonato Brasileiro Sub-20, quando caiu ainda na fase de grupos.

- A expectativa é grande. Estamos trabalhando para a primeira competição de 2015, que será a Copinha, para quem sabe ter uma oportunidade de ir para o profissional. É um sonho que tenho desde criança. Já fui ao Maracanã e vi a torcida gritando. Dá um arrepio. Passa pela cabeça estar ali - comentou o jogador, que completa 20 anos no dia 18 de março de 2015.

Filho de pais separados, Jajá convive bem com a situação e divide seu tempo entre Cláudio e Gisele. Mas a maior parte do tempo fica com a avó Claudete, mãe de seu pai, em Caxias, onde ainda mora apesar da distância para os treinamentos no Ninho do Urubu.

- Amo minha avó. Devo tudo a ela - disse Jajá. - Meus pais se dão bem e consigo administrar. Estou no futebol por eles, para ajudá-los como fizeram comigo. Cresci como homem, aprendi a ter caráter. Isso é o mais importante. Hoje, sou maduro. Já passei por muitas dificuldades, de tristeza, de querer abandonar o futebol, mas consegui me reerguer graças a eles.

Como espelho no futebol, Jajá coloca no pedestal Ronaldinho Gaúcho, que defendeu o Flamengo entre 2011 e 2012 e deixou o clube de forma polêmica. Ao lado dele, cita Neymar e mostra sua admiração pelo Barcelona ao falar sobre o espanhol Iniesta.

- Gosto muito do Ronaldinho Gaúcho. Vi a grande fase dele no Barcelona e não perdia um jogo. Era impressionante como ele tratava a bola, o que fazia com ela, os dribles, a alegria de jogar. Eu me espelho muito nele, mas tem também o Neymar, que é muito talentoso, alegre e dedicado. Está entre os melhores do mundo. E o Iniesta, pela habilidade e comportamento em campo - disse o jogador.

 Jajá, meia-atacante do Coritiba (Foto: Divulgação/ Site oficial Coritiba)Batizado como Hugo Gomes dos Santos Silva, a promessa do Flamengo virou Jajá aos 11. Na época, atuava no mirim do clube e havia outro Jajá entre os profissionais, que acabou tendo uma passagem relâmpago, com apenas seis jogos e sem deixar saudade no torcedor. Hoje, está no Metalist, da Ucrânia.

- O Marcelinho, que jogou comigo no mirim, colocou esse apelido. Na época, apareci para treinar com um corte de cabelo parecido com o do Jajá que estava no profissional - explicou.

Como está a Joia 2014

Sem sequer disputar um jogo pelos profissionais do Flamengo, o meia Caio Rangel, com boas passagens pelas seleções brasileiras de base, deu adeus ao clube nesta temporada. Aos 18 anos, ele está no Cagliari, da Itália, e vem sendo utilizado em alguns jogos nos minutos finais pelo time principal.

Caio foi negociado em julho depois de não chegar a um acordo para a renovação de seu contrato, que terminaria no dia 28 de fevereiro de 2015. O Flamengo aceitou a proposta, e os valores giraram entre 1 e 1,2 milhões de euros (entre R$ 3 milhões e 3,6 milhões na época). O clube era dono de 75% dos direitos econômicos do atleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário