terça-feira, 8 de outubro de 2013

Mais frágil nos minutos finais, Flamengo aposta no descanso como solução


Elias jogo Flamengo contra Atlético-PR (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)
Faltam menos de dois meses para o fim da temporada do futebol brasileiro, e a palavra de ordem no Flamengo para minimizar um problema evidente nos números é simples: descanso. As estatísticas rubro-negras no Brasileirão apontam para uma queda de rendimento nos segundos tempos: dos 31 gols marcados, apenas 14 foram na etapa final, enquanto dos 31 sofridos, 19 aconteceram nos últimos minutos das partidas.

Com pouco tempo para recondicionar todo o grupo, o preparador físico Joélton Urtiga, que reassumiu o comando do departamento com a saída de Mano Menezes, tem tentado, em parceria com os fisiologistas, administrar o problema. Avaliando caso a caso, o profissional tem diminuído a carga de trabalho para que o Flamengo permaneça inteiro durante a maior parte das partidas.
.
Como é hábito, os titulares nunca vão a campo nos dias seguintes aos jogos. As atividades na sequência da semana, no entanto, também têm sido especiais. Nesta terça, por exemplo, Jayme de Almeida teve apenas 20 minutos para trabalhar o elenco com bola. Mas, ainda assim, nem todos estiveram à disposição: um dos mais experientes do elenco, Léo Moura foi poupado e fez somente academia.

Gols sofridos pelo Fla no Brasileiro
- Primeiro tempo: 12
- Segundo tempo: 19
 
- Não posso responder pelo que acontecia antes, mas não sofremos gols nos segundos tempos contra Criciúma e Coritiba. Contra o Vasco, o gol foi no início e conseguimos ir para cima, tivemos oportunidades. O único gol que sofremos foi contra o Botafogo. Até por uma questão de ética, não vou avaliar o passado, mas acho que temos melhorado bastante - disse Joélton.

De acordo com o preparador físico, a rotina de jogos nos meios e fins de semana impede um planejamento diferente até o restante da temporada. Sendo assim, o trabalho tem sido voltado para a prevenção de lesões e descanso.

Gols marcados no Brasileirão
- Primeiro tempo: 17
- Segundo tempo: 14
 
- Temos monitorado e diminuído a carga. É importante o descanso, conversamos bastante com a fisiologia e temos tido uma melhora. Estamos buscando uma equipe mais homogênea. Com tão pouco tempo, não fiz nada, nosso trabalho é mais preventivo, para administrar e lapidar.

Se dividirmos um jogo em três períodos de 30 minutos, fica evidente que o Flamengo tem rendimento mais forte na parte inicial e mais frágil na final. Dos 31 gols marcados, 12 foram nos 30 primeiros, 10 até os 15 do segundo tempo e nove a partir de então. A questão se inverte nos gols sofridos: oito, dez e 13, respectivamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário