quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Invicto, Fla visita Campos, que busca recuperação no Estadual de basquete


Basquete Flamengo e Campos (Foto: Gabriel Fricke)
As campanhas e a situação dos times são completamente opostas no duelo que põe Campos e Flamengo frente a frente, nesta quinta-feira, às 19h (de Brasília), em Campos dos Goytacazes, pelo Campeonato Estadual de basquete. Invicto com duas vitórias em dois jogos e atrás de seu nono título carioca, o Rubro-Negro entrará em quadra sem pressão. Enquanto isso, a equipe do Norte Fluminense precisa se recuperar de um início ruim.

São duas derrotas em dois jogos. Uma por 79 a 69 para o próprio time da Gávea, fora de casa. A outra, em casa, por 89 a 82, para o Macaé. Apesar dos resultados negativos, as atuações da equipe não foram ruins e agradaram ao treinador Caca. Afinal, o comandante sabe que é difícil encarar um torneio com dois times que participam do Novo Basquete Brasil (NBB).

Uma delas, atual campeã da competição nacional, com grandes nomes como o MVP Marquinhos. A outra, que contratou reforços como Fred, Romário e os experientes Duda Machado, ex-Flamengo e irmão do ala Marcelinho, e Márcio Dornelles, ex-Pinheiros, que tem 37 anos, 19 dedicados ao basquete, e passagens pela seleção brasileira.

- Estamos jogando contra duas equipes de alto investimento, mas estamos no caminho certo – declarou o técnico Caca.

Basquete Flamengo e Campos (Foto: Ascom ACF / CAMPOS) 
Time de Campos tentará se recuperar em casa contra o Flamengo (Foto: Ascom ACF / CAMPOS)
 
A aparente tranquilidade de Caca pode ser um reflexo da própria fórmula da competição. Com apenas três equipes, o Estadual de 2013 põe todos os times frente a frente em jogos nas quadras onde cada um deles possui o mando de campo. Depois da fase de pontos corridos, o primeiro colocado já estará na final, enquanto o segundo e o terceiro fazem uma semifinal. Ou seja, tudo poderá ser decidido, na realidade, nos dias 23 e 25/10, sendo o primeiro jogo na casa do time de pior aproveitamento.

Para vencer a terceira partida, o Flamengo aposta em nomes que já estavam no título do NBB do ano passado como Gegê, Olivinha, Benite e Marquinhos, somados ao ala Marcelinho, que passou a temporada em recuperação de um lesão sofrida na estreia em 2012 contra o Vila Velha, e reforços como o americano Jerome Meyinsse e o argentino Nicolas Laprovittola, que se destacaram contra o próprio Campos no primeiro duelo do Estadual. Mesmo tido como franco favorito, o Rubro-Negro demonstrou respeito ao rival.

- Campos mostrou (no primeiro jogo) que tem um plantel que pode surpreender qualquer equipe. Se o Flamengo que é o atual campeão brasileiro e quase foi surpreendido dentro de casa, mostra a força que Campos também, precisamos lembrar isso - opinou Marcelinho.

Basquete Flamengo e Campos (Foto: Ascom ACF / CAMPOS) 
Mesmo tendo perdido, time foi bem na Gávea contra o Flamengo (Foto: Ascom ACF / CAMPOS)
 
Enquanto isso, o time do Norte Fluminense, que foi formado há menos de dois meses, tem como meta voltar ao cenário nacional e conta com a experiência de nomes como Casé, Arnaldinho e Vinícius, que atuou por quatro temporadas no basquete universitário americano. O esporte ficou oito anos inativo no clube. Ao menos, uma lembrança de 2003 é um alento para o elenco: Campos tem seu único título estadual justamente contra o Flamengo naquele ano.

Confira a tabela do campeonato:

04/10 - Flamengo 79 x 69 Campos - na Gávea
05/10 - Flamengo 72 x 67 Macaé - na Gávea
07/10 - Campos 82 x 89 Macaé - em Campos
10/10 - Campos x Flamengo - em Campos
11/10 - Macaé x Flamengo - em Campos
12/10 - Campos x Macaé - em Campos
17/10 - Macaé x Campos - em Macaé
18/10 - Flamengo x Campos - em Macaé
19/10 - Macaé x Flamengo - em Macaé

Semifinal:
No somatório dos pontos, o 1º colocado já estará na final. O 2º e 3º fazem uma semifinal.
23/10 - 1º jogo na casa do time de pior aproveitamento
25/10 - 2º jogo, se necessário, na casa do melhor

Final:
28/10 - 1º Jogo na casa do time de pior campanha
30/10 - 2º Jogo na casa do time de melhor campanha
01/11 - 3º Jogo na casa de melhor campanha, se for necessário



Nenhum comentário:

Postar um comentário