quinta-feira, 21 de março de 2013

Neto nega crise e diz que o Fla precisa 'fazer a manutenção da máquina'


Nem o céu nem o inferno. Assim como recusaram o status de imbatíveis e favoritos após a sequência de 20 vitórias consecutivas na fase de classificação do NBB, a comissão técnica e os jogadores do Flamengo acharam as críticas pela eliminação na Liga das Américas pesadas e precipitadas. Acostumados com os exageros casuais baseados em resultados, os líderes da competição nacional sabem que só uma vitória diante do Joinville, nesta quinta-feira, às 19h, em Santa Catarina, colocará um fim nos rumores de crise na Gávea. O SporTV transmite o duelo ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em tempo real com vídeos.

basquete nbb jogadores flamengo treino (Foto: Marcello Pires) 
O técnico José Neto intensificou os treinos defensivos para a partida contra o Joinville (Foto: Marcello Pires)

- Assim como uma derrota não nos tirou do trilho, uma vitória também não será a solução dos nossos problemas. Sabemos que não está tudo errado, mas temos consciência de que cometemos erros nos últimos jogos e precisamos trabalhar. Não vejo o time cansado, mas deixamos de fazer a manutenção da máquina. Em razão da maratona de jogos e viagens, paramos de treinar. Isso é fatal para uma equipe que ainda está em formação. Sempre digo que o próximo jogo é o mais difícil e importante, por isso sabemos que uma vitória contra o Joinville será fundamental para continuarmos focado no nosso objetivo que é terminar a fase de classificação em primeiro - afirmou o técnico José Neto.

Apesar de tentarem se proteger dos críticos, os rubro-negros não tapam o sol com a peneira e reconhecem que o time anda devendo, e muito, dentro de quadra. Ao mesmo tempo, todos sabem que o ínicio arrasador de temporada foi atípico e por isso encaram com naturalidade a queda de rendimento.

- Sabemos que não estamos jogando bem e com a mesma intensidade do primeiro turno. Mas as pessoas não podem esquecer que nossa equipe só está junta há seis meses. Nos olham como uma equipe imbátivel após o início de temporada fulminante que tivemos, mas sabemos que não tem nada disso. O que ocorre é que conquistamos uma confiança muito grande após 20 vitórias seguidas e muitas vezes achamos que vamos ganhar a qualquer hora ou mesmo jogando mal. E isso nem sempre acontece - afirmou o armador Benite.

O técnico José Neto faz coro às palavras de seu armador e aponta outro pecado capital para o insucesso da equipe nas últimas partidas. Principalmente nos jogos em Buenos Aires, pela Liga das Américas.

- Nós defendemos muito mal nas três derrotas que sofremos na Argentina. Simplesmente deixamos os adversários jogar, e nesse tipo de competição nunca é bom negócio ter placares altos. Nosso trabalho começa a partir de uma boa defesa, e, coincidentemente, sofremos muitos pontos nas três últimas derrotas - lamentou Neto, que não esconde a ansiedade por voltar a Santa Catarina para enfrentar sua ex-equipe.

basquete nbb jogadores flamengo treino (Foto: Marcello Pires)
-  Eu e minha família fomos muito bem acolhidos por todos na cidade. Não sei como será esse reencontro, mas tenho certeza de que será emocionante. Preciso controlar essa emoção e não deixar que isso atrapalhe meu trabalho dentro de quadra - completou.

Se o Flamengo quer aproveitar sua estadia em Santa Catarina para fazer as pazes com a vitória e manter a vantagem sobre o embalado time de Brasília, que não perde a 16 jogos no NBB, o Joinville precisa desesparadamente de um resultado positivo para continuar sonhando com uma vaga nos playoffs e afastar de vez a remota, mas possível, chance de rebaixamento.

Derrotado nas 11 das últimas 12 partidas disputadas no NBB, o time ao ala-armador Victor Correia, segundo maior cestinha da equipe, com média de 11,6 pontos por jogo, segue em queda livre na tabela de classicação e já amarga a preocupante 15ª posição. 

- A gente sabe que o jogo é bem complicado e que a nossa situação é bem critica pensando em playoff. Mas a gente vai entrar pra fazer o nosso trabalho. Temos que acreditar no nosso potencial. Mas para gente é mais um jogo, não é porque é contra o Flamengo, que vamos mudar nosso jeito de jogar. É um jogo comum, mas estaremos diante de um time de extrema qualidade. Porém, eu acredito no nosso trabalho do nosso grupo e acredito que se fizermos um bom jogo poderemos surpreendê-los - explicou o jovem ala-armador.

O Flamengo lidera a classificação do NBB 2012/2013 com 88% de aproveitamento (24 vitórias e três derrotas). A equipe carioca tem dois jogos a menos que o rival Brasília, vice-líder com 25 vitórias e quatro derrotas. Já o Joinville tem apenas 31% de aproveitamento, com nove vitórias e 20 derrotas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário