quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Com 5.500 operários, consórcio garante Maracanã pronto em 24/5


Obras estádio Maracanã copa 2014 (Foto: Arena)
Apesar de não divulgar números novos sobre o andamento da obra do Maracanã desde o final de novembro de 2012, o consórcio responsável pela obra voltou a garantir nesta quinta-feira que o estádio estará pronto no dia 24 de maio, quando será entregue à Fifa para a disputa da Copa das Confederações.

Em um comunicado oficial, o Consórcio Maracanã Rio 2014 afirmou que 5.500 operários trabalham atualmente na reforma da arena do Rio de Janeiro e que a obra segue de acordo com o cronograma estabelecido pela Fifa.

Desde o final de novembro, os responsáveis consideram que o estádio está 80% pronto. No momento, a grande preocupação é a instalação das quase 80 mil cadeiras: o processo ainda não começou e a maior parte dos assentos ainda não foi entregue pela empresa Giroflex, contratada para a fabricação.

Na última quarta, os operários fizeram uma assembleia para discutir a possilidade de nova paralisação nas obras. O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada Intermunicipal do Rio de Janeiro (Sintraipp) pede ao consórcio um reajuste salarial de 15%, mais cesta básica de R$ 330, plano de saúde também para familiares, participação nos lucros de dois salários, além de hora extra de 100%. A votação sobre a greve será realizada apenas após o Carnaval.

A estreia do novo Maracanã está marcada para o dia 2 de junho com o amistoso entre Brasil e Inglaterra. Antes, deverá have um jogo-teste no estádio em 24 ou 28 de abril, organizado pelo governo do Rio de Janeiro, apenas com os operários e seus familiares como público, sem venda de ingressos.

Confira abaixo a íntegra do comunicado desta quinta:

"O Consórcio Maracanã Rio 2014, executor da obra de reforma do estádio, esclarece que a assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (06/02), no portão 13, foi para discutir as negociações do acordo coletivo entre o Consórcio e o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada Intermunicipal do Rio de Janeiro da Construção (SITRAICP). Assim como o SITRAICP reuniu os trabalhadores para apresentar as propostas do acordo anual, o Consórcio também realizou um Treinamento Diário de Segurança (TDS) com os trabalhadores na manhã do dia 05/02 para propor as suas.  O principal objetivo de ambos os encontros foi informar o processo de negociação entre as partes de forma clara e transparente.

O Consórcio Maracanã Rio 2014, a Secretaria estadual de Obras e a Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop) esclarecem que as obras de reforma do Maracanã estão de acordo com o cronograma estabelecido pela Fifa e serão entregues em 24 de maio. Atualmente, 5.500 trabalhadores atuam na reforma do estádio."

Nenhum comentário:

Postar um comentário