sexta-feira, 11 de junho de 2010

Ligas inexpressivas cedem mais jogadores à Copa que o Brasileirão

É comum ouvirmos dizer que o Campeonato Brasileiro é a competição mais equilibrada do mundo. Mais corriqueiro ainda é o título de país do futebol para o Brasil. Mas na Copa do Mundo não parece que essas máximas têm muito efeito. Ligas como as das Coreias do Norte e do Sul, África do Sul, Chile, Honduras e Nova Zelândia, entre outras inexpressivas, terão mais representantes na Copa do Mundo do que o Brasileirão.

Mas isso não quer dizer que nosso campeonato nacional esteja em baixa. O fato, apesar de curioso, engana de certo modo. Isso porque os times brasileiros cederam jogadores para quatro seleções, sendo três para a brasileira: Brasil, Paraguai, Uruguai e Chile. Robinho, do Santos, Gilberto, do Cruzeiro, e Kléberson, do Flamengo, estão treinando sob o comando de Dunga. O zagueiro Cáceres, do Atlético-MG, está com a seleção paraguaia; Loco Abreu, do Botafogo, com a uruguaia; e Gonzalo Fierro, do Flamengo, com a chilena.

Já essas outras ligas mais fracas cederam apenas para suas próprias seleções. À exceção do futebol chileno, que tem um trio de uruguaios na Celeste e outro jogador no grupo hondurenho.

O campeonato que mais cedeu jogadores à Copa foi o inglês. Disparado na liderança, com 114 jogadores, é seguido de longe pela liga alemã, com 84. Logo atrás vem o campeonato italiano, com 79, e o espanhol, com 61. Curiosamente, apenas um brasileiro que vai para a Copa atua no futebol inglês: o goleiro, que ainda por cima é reserva, Gomes.

Itália é terra de oito brasileiros da seleção

A liga que cedeu mais atletas para a seleção brasileira é a italiana. No total, oito jogadores integram o grupo verde e amarelo. Desses, cinco são titulares: o goleiro Julio César(Fla), o zagueiro e capitão Lúcio e o lateral-direito Maicon, do Inter de Milão, o volante Felipe Mello(Fla), do Juventus, e o zagueiro Juan(Fla), do Roma. Júlio Baptista, Doni (ambos do Roma) e Thiago Silva (Milan), completam a lista.

É também de terras italianas que sai o maior número de argentinos para o grupo de Maradona. Mas nessa estatística, os “hermanos caseiros” se igualam na liderança: seis vêm da Argentina, e seis da Itália. O segundo campeonato com mais representantes brasileiros no Mundial é o espanhol. Kaká, do Real Madrid, Luís Fabiano, do Sevilla, Daniel Alves, do Barcelona, e Nilmar, do Villareal, vão à Copa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário