terça-feira, 23 de junho de 2009

Enrique Bernoldi será o piloto do carro do Flamengo na Fórmula Superliga em 2009

Enrique Bernoldi, ex-piloto de Fórmula 1 e atualmente na Stock Car, será o piloto do carro do Flamengo na temporada 2009 da Fórmula Superliga. A negociação foi liderada pela direção da categoria, que teve de intervir após o anúncio da desistência da equipe Astromega, responsável pelo Rubro-negro em 2008, por falta de patrocínio. A primeira etapa do campeonato será disputada nos dias 27 e 28 de junho, próximos sábado e domingo, em Magny-Cours, França.

A direção da Fórmula Superliga revelou o nome da equipe que representará o clube na temporada 2009. Será a Delta/ADR, uma associação entre dois times que atuam no automobilismo inglês, a Delta e a Alan Docking Racing, que também prepara o carro do Corinthians. Como está decidido no contrato entre o Flamengo e a categoria, os dirigentes são obrigados a assegurar a presença do clube no grid de todas as seis etapas do ano.

Tuka Rocha, piloto do Flamengo em 2008, não tinha sido contatado pela direção da categoria após a saída da Astromega. O brasileiro não tinha um patrocínio pessoal para correr na categoria, e acabou preterido pelo paranaense Bernoldi.

Relembre a carreira de Enrique Bernoldi

Nascido em Curitiba, no Paraná, Enrique Bernoldi tem 30 anos. Ele disputou as temporadas de 2001 e 2002, ambas pela extinta Arrows. O brasileiro ficou conhecido pelo episódio ocorrido no GP de Mônaco de 2001, quando disputava a posição com David Coulthard, da McLaren, que tinha um carro mais rápido. Com um belíssimo desempenho, o piloto segurou o ímpeto do escocês durante muito tempo, o que causou a ira de Ron Dennis, então chefe da equipe adversária. No ano seguinte, a Arrows faliu no meio da temporada e deixou Bernoldi à pé.

Antes disso, Bernoldi foi campeão da Fórmula Renault em 1996, além de disputar a Fórmula 3000 em 1999 e 2000. O brasileiro chegou a fazer testes pela Sauber antes de ser contratado pela Arrows. Em 2002 e 2003, ele correu na World Series, categoria de acesso à Fórmula 1. No ano seguinte, a então BAR chamou o piloto para a vaga de piloto de testes. Sem chances de ser titular, ele optou por voltar ao Brasil.

Em 2008, o brasileiro tentaria a sorte na Champ Car, mas acabou sendo uma das vítimas da unificação da categoria com a IRL. Na Fórmula Indy, Bernoldi sofreu com a falta de recursos da equipe. No fim do ano, ele machucou a mão em um acidente no oval de Chicagoland e teve de desistir da temporada. Em 2009, ele voltou à Stock Car, onde tinha corrido em 2007, e corrida pela equipe RCM ao lado do paraibano Valdeno Brito.

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