quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Flamengo ‘atropela’ o Corinthians em ranking digital e segue como líder no Brasil


2 de janeiro de 2018

Ranking digital dos clubes brasileiros – Jan/2018

Top 5 dos que mais cresceram em 2017 somam mais de 8 milhões de novas inscrições;
Flamengo lidera em registro de novas inscrições nas redes sociais em 2017;
Grêmio é o clube região Sul que mais cresceu, registrando 1 milhão de novos inscritos;
Ano do Twitter. Plataforma registrou 7,8 milhões de inscritos nos perfis dos clubes de futebol;
Instagram registra 3,3 milhões de novos seguidores de clubes de futebol, acima do Facebook;
YouTube foi a plataforma que mais se desenvolveu, crescendo 66% no último ano.

 São Paulo, 2 de janeiro de 2018 –

Com o levantamento deste mês, o IBOPE Repucom destaca o crescimento anual dos clubes com as 40 maiores bases digitais do Brasil.

Ao longo de 2017 os 40 clubes monitorados somaram juntos 15,8 milhões de novas inscrições em suas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube), um avanço de 14% referente ao ano anterior. Do total de novas inscrições, 50% (8 milhões) se concentraram em apenas 5 clubes: 

Flamengo (2,8 milhões), Corinthians (1,8 milhão), Palmeiras (1,3 milhão), São Paulo (1,2 milhão) e Grêmio (1 milhão).

Destaque para o Flamengo, o clube foi o que registrou o maior volume de inscritos entre todos os clubes nacionais, mais que o dobro do Corinthians, segundo clube com maior volume de novas inscrições em 2017. O clube ainda obteve uma importante evolução em seu canal de YouTube, passando de pouco mais de 300 mil inscritos em janeiro para 730 mil em dezembro, um avanço de 143%. O clube que em janeiro obtinha o quarto maior canal entre os clubes de futebol, encerrou 2017 como o maior canal do segmento.

O Grêmio, atual campeão da Copa Libertadores da América está entre os 5 maiores volumes de crescimento de 2017. Com 1 milhão de novas inscrições se consolidou como o clube que mais evoluiu sua base de seguidores da região sul do país. Comparado com janeiro de 2017, o clube obteve mais de 18% de crescimento.

Quanto à evolução das plataformas, o ano de 2017 foi especial para o desenvolvimento do Twitter. A plataforma foi a que mais cresceu entre os clubes de futebol monitorados. Com 7,8 milhões de novas inscrições nas contas dos clubes de futebol, o montante de inscritos aumentou 22%, alcançando 42,6 milhões de seguidores das páginas dos clubes brasileiros.

O Instagram também obteve um avanço importante, superando o montante de novas inscrições do Facebook. A plataforma de fotos e vídeos registrou 3,3 milhões de novos inscritos nas contas oficiais dos clubes, o que resultou um crescimento de 31% entre janeiro e dezembro de 2017. Dentre as plataformas analisadas, o Facebook foi a que menos cresceu. Considerando todos os clubes, pouco mais de 3 milhões de novas inscrições foram registradas, o menor volume e variação de crescimento (4,6%) entre as quatro principais plataformas.

O YouTube foi a plataforma que registrou o menor volume de novos inscritos, mas obteve uma evolução de 66,3% na comparação de janeiro com dezembro, a maior variação de crescimento entre as plataformas analisadas.
Excepcionalmente, a coleta de dados deste levantamento foi realizada dia 22/12, após o término dos campeonatos em disputa pelos clubes nacionais. O próximo ranking terá seu prazo normalizado, sendo divulgado até o quinto dia útil de fevereiro/2018.

Veja abaixo o levantamento com a evolução de 2017 de cada clube:
Fonte: IBOPE Repucom – Ranking digital dos clubes brasileiros.

O levantamento é divulgado mensalmente pelo IBOPE Repucom e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 40 clubes com o maior número de seguidores do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário