quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Fôlego de sobra: Flamengo de Luxemburgo marca 63% dos gol no segundo tempo

Luxemburgo, treino, Ninho do Urubu (Foto: Gilvan de Souza/Fla Imagem)Contra o Vitória, no último sábado na Arena da Amazônia, o Flamengo fez um gol no primeiro tempo e três no segundo. Os 3 a 0 sobre a Chapecoense, na 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, também foram construídos na etapa final. Assim como seis das oito bolas na rede do Rubro-Negro na Copa do Brasil. Qualquer semelhança não é mera coincidência. Desde que Vanderlei Luxemburgo e sua comissão técnica assumiram o clube no final de julho, o time vem se destacando na parte física: ao todo, o Fla de Luxa já balançou o barbante 46 vezes, sendo 29 nos 45 minutos finais das partidas, equivalente a 63%.

Quem comemora os números e o fôlego de sobra do time é o preparador físico do clube, Antonio Mello. O profissional valorizou o trabalho implantado no Flamengo e dividiu os méritos com os jogadores e Luxemburgo, alegando que o lado físico não funciona do jeito certo sem a parte técnica.

- A reação física tem me deixado muito satisfeito. Encontrei um grupo de jogadores bastante determinados e receptivos. Isso daí já minimiza. Mas a parte física não corre bem se o lado tático não estiver elaborado. Uma equipe bem treinada fisicamente corre menos e com eficiência. Mas uma equipe bem treinada tecnicamente responde à solicitação do treinador. Essas duas coisas casaram, o que facilitou bastante fazermos grandes jogos e conseguirmos resultados a partir do segundo tempo - explicou.

A pedida de Luxemburgo, o Flamengo esta semana antecipou uma parte da pré-temporada para realizar de uma vez os exames médicos. Neste terça-feira, por exemplo, as avaliações clínicas começaram a ser feitas no Ninho do Urubu e na Gávea, com o elenco dividido em dois grupos. Mello alegou que esse procedimento é natural nos clubes em que eles trabalham, possibilitando que os jogadores iniciem as atividades físicas em 2015 com alguns dias de antecedência.

- Nós já fizemos isso algumas vezes em alguns clubes. Aqui foi um acordo rápido com o departamento médico, que também achou melhor fazer logo agora. Para quando eles se apresentarem depois das férias já entrar em treinamento. É de praxe da nossa comissão técnica, com isso se ganha dois, três dias.

Os exames continuarão na manhã desta quarta-feira, com todo o elenco no Ninho do Urubu. O treino começará depois, com a preparação para a última rodada do Brasileirão, no domingo, contra o Grêmio às 17h (de Brasília), na Arena do Grêmio. Sem mais objetivos no campeonato, há a expectativa de que alguns titulares antecipem as férias. Canteros, por exemplo, deve ser um deles, já que o volante argentino recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Vitória e está suspenso para a partida final da temporada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário