quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Ex-advogado da Portuguesa nega suborno em escândalo: "Só ilações"



Advogado da Portuguesa na época do julgamento do atacante Héverton, episódio que desencadeou uma punição ao clube e investigação do Ministério Público por conta da escalação irregular do jogador, Valdir Rocha da Silva chamou de “ilações” as acusações feitas de que teria recebido suborno para não comunicar a comissão técnica da equipe sobre a suspensão do atleta – que entrou em campo na rodada final do Brasileiro 2013 quando não podia. 

Na última quarta-feira, o promotor Roberto Senise, responsável pela inquérito instaurado pelo MP, apontou Silva, além do ex-presidente Manuel da Lupa e do ex-vice Roberto dos Santos, como investigados pela omissão que levou o clube ao erro que o faria ser julgado no STJD e, então, rebaixado à Série B. De acordo com Senise, há indícios de que a falha tenha sido premeditada - umas hipóteses é de que isso tenha sido feito por dinheiro.

- São só ilações. O próprio promotor diz que não há nada concreto - afirma Silva.

Valdir Rocha, porém, admite o erro que impediu o então técnico Guto Ferreira de saber sobre a suspensão de Héverton.

- Isso com certeza houve, não só meu como do (departamento de) futebol - completa ele, citando o departamento que era comandado por Santos.

O advogado confirma que conversou com o colega Osvaldo Sestário, que representava a Portuguesa no STJD, no dia seguinte ao julgamento. Na véspera, quando Héverton foi condenado, o atacante Gilberto, titular e peça importante do time, também recebeu uma punição. De acordo com o antigo funcionário da Lusa, a preocupação com a resultado de Gilberto era tão grande, que a informação sobre Héverton não foi debatida.

Rocha prestou depoimento ao Ministério Público e diz que autorizou o órgão a esmiuçar suas contas telefônicas e bancárias. Ele negou que o erro tenha sido proposital e que tenha recebido dinheiro para omitir a suspensão do jogador.

- Foi um equívoco em série, mas (suborno) jamais. Por mim, nunca. Eu não cometi nenhum ato pensado para prejudicar o clube – rebateu.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário