sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Flamengo inicia luta pelo tri da Copinha com humildade: 'Não teremos jogo fácil'

O Flamengo estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior nesta sexta-feira, contra o Santo André, às 16h (o SporTV transmite, e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real). O Rubro-Negro está no Grupo I, com sede em Bauru, e tentará conquistar o título da competição pela terceira vez. O clube foi campeão em 1990 derrotando o Juventus-SP na final por 1 a 0, com uma equipe que contava com jogadores como Júnior Baiano, autor do gol do título; Marquinhos; Nélio e Fabinho. Em 2011, o Fla levantou a taça novamente ao vencer o Bahia na decisão por 2 a 1 com uma equipe repleta de jovens talentos, como Adryan, Negueba, Muralha, Thomás, Frauches e o goleiro Cesar.

Todas as partidas da chave serão realizadas no Estádio Alfredo de Castilho, com capacidade para 18.840 pessoas. Após enfrentar o Ramalhão, o time carioca pega na sequência da primeira fase o Aquidauanense, no dia 6, às 21h, e o Noroeste, dono da casa, no dia 9, às 16h. O técnico Cleber dos Santos deverá iniciar a partida contra o time do ABC Paulista com a seguinte escalação: Thiago, Romário, Nicolas, Rafael Dumas e Marcos Vinícius; Recife, Leo Henrique, Renan Donizete e Jajá; Douglas Baggio e Thiago. Na opinião do treinador, três jogadores têm grandes chances de se destacar na competição.

- O meia Renan Donizete, que deve ser o camisa 10, tem muita qualidade técnica e capacidade de improviso. É Muito bom no um contra um, além de ser um excelente cobrador de falta. Apesar de ser destro trabalha muito bem com a perna esquerda também. Já o atacante Douglas Baggio, que se destacou por ter marcado mais de 70 gols em 2012, é um artilheiro nato. Ótimo finalizador, bem versátil e completo. Joga muito próximo à meta do adversário e apesar de ser destro também finaliza bem com as duas pernas. Além disso é um bom cabeceador. O meia Jajá, por sua vez, é um meia canhoto clássico, que bate bem na bola e tem um controle de bola muito bom.

 Em 2014, a equipe quer apagar a má campanha do ano passado, quando foi eliminada ainda na primeira fase. Para conseguir tal objetivo, a equipe passou por intenso período de treinamentos, incluindo o período das festas de final de ano e realizou três amistosos no último mês

- Os jogadores se conscientizaram que teriam que fazer um sacrifício neste momento para fazermos uma boa campanha na competição.  

Confira a entrevista com o técnico Cleber dos Santos.

GloboEsporte.com: Há quanto tempo você comanda esta equipe do Flamengo? Que títulos já conquistou?
Cleber: Estou no comando da equipe desde junho de 2012. Pelo Sub-20 fomos campeões da Taça OPG 2012 e da Taça Rio 2013, além de ficarmos em segundo lugar na Taça BH 2012, no Estadual 2013 e na Taça OPG 2013.   

Quantas participações na Copa São Paulo você tem?
Em 2014 será a minha terceira participação. A primeira vez que disputei a Copa São Paulo foi pelo Pão de Açúcar - atual Audax-SP - em 2011, quando ficamos na quinta colocação no geral. Este ano, já atuando pelo Flamengo, fomos eliminados ainda na primeira fase.

Qual a importância de conquistar a Copa São Paulo para a sua carreira e para estes jovens jogadores?
Cleber - A Copa São Paulo é considerada a principal competição da categoria sub-20 no país, projetando novos jogadores para suas equipes profissionais e gerando uma expectativa muito grande nos torcedores que acompanham diretamente a competição, pois é realizada em um período de férias do futebol profissional. A conquista fortalece as convicções sobre o trabalho realizado pela comissão técnica na categoria de base e aumenta a possibilidade de ascensão de jovens jogadores para o profissional.

técnico do Flamengo Cleber dos Santos com equipe sub-20 que vai disputar a Copinha (Foto: Assessoria de imprensa do Flamengo) 
Cleber dos Santos será o técnico do Flamengo na Copinha (Foto: Assessoria de imprensa do Flamengo)

A base da equipe que vai disputar a Copa São Paulo é a mesma que disputou o Brasileiro Sub-20 e acabou sendo eliminada nas quartas de final para o Palmeiras ?
Cleber - Não. A base que irá disputar a Copa São Paulo permaneceu no Rio fazendo a preparação no CT. Alguns jogadores que estão inscritos na competição participaram do Campeonato Brasileiro e retornaram aos treinos no último dia dia 20 de dezembro.

A recente eliminação no Brasileiro Sub-20 para o Palmeiras abalou a confiança dos jogadores ou já foi superada?
Cleber - Mais de 90% do grupo que irá para São Paulo ficou no Rio concentrado e treinando para a competição. Mesmo assim tivemos algumas conversas com todo o grupo para refletirmos sobre a participação no Campeonato Brasileiro Sub-20.

Como está a preparação da equipe para a Copa São Paulo?
Cleber - Fizemos um planejamento de 30 dias de preparação no nosso CT, de 02 de dezembro até 02 de janeiro, sendo alguns dias em período integral. Dentro deste planejamento realizamos três partidas amistosas. Os jogadores estão muito concentrados e participaram dos treinamentos com bastante intensidade para chegar na competição em um bom nível.

Como foi o ritmo de treinos durante as festas de fim de ano?
Como nosso primeiro jogo, contra o Santo André, será dia 03 de janeiro, tivemos que manter o ritmo dos treinos de forma intensa mesmo com as festas de final de ano. Os jogadores se conscientizaram que teriam que fazer um sacrifício neste momento para fazermos uma boa campanha na competição.  

Jogadores mais experientes do elenco profissional passaram algum tipo de conselho ou instrução para estes jogadores?
Como a maioria dos treinos das duas categorias são realizados no mesmo horário e no mesmo local, as conversas são frequentes e desde a chegada do Jayme de Almeida temos realizado muitos treinos coletivos com a equipe profissional. Isso é muito importante para a integração entre as categorias e a troca de experiência entre os jogadores.

Qual a sua expectativa e a dos jogadores para esta competição? Estão ansiosos?
Temos a certeza que é uma competição muito disputada, mas se mantivermos a seriedade e a concentração que temos demonstrado nos treinamentos poderemos chegar longe. 

Podemos dizer que o Flamengo é um dos favoritos para a Copa São Paulo?
Quando o Flamengo entra em qualquer competição é sempre rotulado como um dos favoritos. Temos que assumir a responsabilidade de vestir essa camisa e representar este grande clube como grandes jogadores. A torcida do Flamengo exige que os jogadores tenham muita determinação e entrega dentro de campo e isso não vai faltar neste grupo.

Qual o time base que deve começar jogando a Copa São Paulo?
Temos 30 jogadores inscritos que estão treinando e buscando seu espaço. No entanto, se não houver nenhum imprevisto, o time que irá a campo na primeira partida contra o Santo André será este: Thiago, Romário, Nicolas, Rafael Dumas e Marcos Vinícius; Recife, Leo Henrique, Renan Donizete e Jajá; Douglas Baggio e Thiago.

técnico do Flamengo Cleber dos Santos com equipe sub-20 que vai disputar a Copinha 03 (Foto: Assessoria de imprensa do Flamengo) 
Elenco do Fla passou por um período intenso de treinos visando a Copinha (Foto: Assessoria de imprensa do Flamengo)

Que jogadores você destacaria como promessas que podem despontar nesta Copa São Paulo? Qual a posição deles e as principais características?
O meia Renan Donizete, que deve ser o camisa 10, tem muita qualidade técnica e capacidade de improviso. É Muito bom no um contra um, além de ser um excelente cobrador de falta. Apesar de ser destro trabalha muito bem com a perna esquerda também. Já o atacante Douglas Baggio, que se destacou por ter marcado mais de 70 gols em 2013, é um artilheiro nato. Ótimo finalizador, bem versátil e completo. Joga muito próximo à meta do adversário e apesar de ser destro também finaliza bem com as duas pernas. Além disso é um bom cabeceador. O meia Jajá, por sua vez, é um meia canhoto clássico, que bate bem na bola e tem um controle de bola muito bom.

Que análise você pode fazer de cada um dos adversários do Flamengo na primeira fase - Aquidauanense, Santo André e Noroeste?
Hoje temos o CAD, que é um departamento de análise dos adversários e alguns observadores que também realizam esse tipo de análise. Estamos buscando informações sobre os adversários para conhecê-los melhor. Partimos do princípio que não teremos jogo fácil. Todos os adversários quando jogam contra o Flamengo se doam ao máximo. Precisamos ter muita atitude em todos os jogos e traçar as melhores estratégias para neutralizar os pontos fortes de cada equipe. Poderemos observar o Aquidauanense e o Noroeste no próprio local da competição para fazer uma análise mais real de cada equipe. Já o Santo André, que é o nosso primeiro adversário, estamos buscando informações com pessoas de nossa confiança que trabalham em São Paulo. 

O Noroeste por jogar em casa - Bauru - teoricamente é o adversário que deve dar mais trabalho?
Acredito que não teremos distinção entre os adversários.

Tem algum jogador que seja filho de ex-jogador do Fla ou de algum outro clube?
Renan Donizete, filho do Donizete Pantera.

técnico do Flamengo Cleber dos Santos com equipe sub-20 que vai disputar a Copinha 02 (Foto: Assessoria de imprensa do Flamengo) 
Cleber dos Santos acredita que Fla fará uma boa campanha na Copinha (Foto: Assessoria de imprensa do Flamengo)




Nenhum comentário:

Postar um comentário