sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Pontos perdidos e lesões: agosto foi o mês do desgosto para o Flamengo



Agosto, mês do desgosto. Superstição que assombrou os últimos 31 dias do Flamengo já é página virada no Ninho do Urubu. Com a chegada de setembro, os jogadores esperam esquecer os 12 pontos perdidos e os quatro atletas lesionados que fizeram o time cair de rendimento e se afastar da liderança do Brasileirão. É hora de deixar o período sombrio de lado e de avançar no calendário e na tabela.

- É um mês que temos que esquecer porque nossa equipe somou muito pouco. Lamentável para quem quer brigar pelo título. Temos que mudar nossa maneira de jogar, rever nossos conceitos. Esse é o pontapé inicial – disse Renato.

Para afastar o momento ruim, os rubro-negros podem até usar outra superstição. Dessa vez, basta apenas puxar pela memória. Em 2009, agosto reservou quatro derrotas, um empate e duas vitórias para o Flamengo, um aproveitamento de 33% dos pontos disputados. Além disso, o time chegou a jogar contra o Avaí, mesmo adversário da última quarta-feira, com somente quatro titulares, Adriano, Ronaldo Angelim, Willians e Bruno, já que outros sete jogadores estavam lesionados. O resultado foi uma derrota por 3 a 0. Mesmo assim, a equipe conseguiu superar o mês de desgosto e conquistou o título.
 
Em 2011, agosto trouxe quebra de invencibilidade


FLAMENGO EM AGOSTO
2009 2011
Náutico 1 x 1 Fla Cruzeiro 0 x 1 Fla
Goiás 3 x 2 Fla Fla 1 x 0 Coritiba
Fla 1 x 0 Corinthians Figueirense 2 x 2 Fla
Grêmio 4 x 1 Fla Fla 1 x 4 Atlético-GO
Fla 1 x 2 Cruzeiro Internacional 2 x 2 Fla
Avaí 3 x 0 Fla Fla 0 x 0 vasco
Fla 3 x 0 Santo André Avaí 3 x 2 Fla


Nesta edição do Brasileirão, até agosto começar, o Flamengo tinha um aproveitamento de 69% e estava na vice-liderança. Mas, nas sete rodadas disputadas nos últimos 31 dias, foram três empates, duas derrotas e apenas duas vitórias, ou seja, 42% de pontos conquistados. Uma queda de 27% e duas posições, alcançando o quarto lugar na tabela.

Foi também em agosto que oengão conheceu sua primeira derrota no Brasileirão. No dia 18, o Atlético-GO foi ao Engenhão para terminar com a invencibilidade de 16 rodadas do time carioca no campeonato. Uma goleada por 4 a 1, que também ficou marcada por mais um motivo para esquecer o último mês.

Na primeira derrota do Flamengo no campeonato, Airton se machucou. Uma lesão no joelho esquerdo que levou o volante a fazer uma artroscopia. Até então, ele havia disputado sete jogos no Brasileirão, com quatro vitórias e dois empates, sendo que nas cinco primeiras partidas, a equipe não tinha sofrido nenhum gol.

Airton ainda não tem previsão de volta, mas vai retomar os treinos nesta sexta-feira. Diferente de Alex Silva, que também machucou o joelho esquerdo no clássico contra o vasco, no último domingo, e continua parado no departamento médico. E também Luiz Antônio, volante que sofreu uma luxação no ombro esquerdo, fará uma cirurgia e não deve voltar a jogar nesta temporada. Dos quatro jogadores que sofreram lesões em agosto, somente Thiago Neves, que estava com um estiramento na coxa direita, voltou a jogar. E ainda teve David Braz, com uma amigdalite aguda, que já o deixa afastado dos gramados por uma semana.

Para o atacante Deivid, porém, as ausências não podem ser consideradas justificativas para a queda de rendimento no campeonato.

- Desgaste e cansaço iam ter. Mas não é desculpa. Não jogamos bem, como vínhamos jogando. Agora temos que levantar a cabeça, sem arrumar culpados. O mais importante é o grupo estar unido para continuar vencendo uma batalha por dia – afirmou o camisa 9, que não esconde a felicidade por ver o nono mês aparecendo no calendário.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário