domingo, 28 de agosto de 2011

Raio-X: vivendo melhor momento no Fla, R10 reencontra alegria no futebol



Eleito duas vezes o melhor jogador de futebol do Mundo, protagonista do Penta com a seleção brasileira e agora, artilheiro do Flamengo no Brasileirão 2011. Além dos dez gols marcados, mais seis assistências. A participação do gaúcho em 16 dos 33 gols anotados pelo Urubu na competição não é à toa. Ronaldinho Gaúcho recuperou a boa forma, e vive sua melhor fase no Rubro-Negro. Também foi lembrado por Mano Menezes na última convocação do time canarinho.

Revelado pelo Grêmio, R10 foi o destaque da Copa América de 1999, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. Em 2001, foi contratado pelo Paris Saint Germain, onde ficou por duas temporadas. Da França, foi para a Espanha, defender o Barcelona, onde viveu seu maior momento no futebol. A eleição de melhor do Mundo por duas vezes, em 2004 e 2005, a conquista da Liga dos Campeões em 2006, e a marca de 97 gols em 207 jogos no clube catalão.

Depois da copa do Mundo da Alemanha, em 2006, o craque se descuidou um pouquinho. Alguns quilos acima do peso, chegou a ser reserva do Milan, para onde se transferiu em 2008. Parecia ter perdido a alegria de jogar futebol.

Recomeço

Após um longo leilão entre Flamengo, Grêmio e Palmeiras, Ronaldinho Gaúcho chegou à Gávea em janeiro. O jogador foi um dos líderes da conquista do estadual pelo time. No Brasileirão, além dos gols e as assistências, uma atuação de gala no jogo contra o Santos. Nas últimas oito partidas, quando entrou em campo, ou R10 deu um passe decisivo ou fez um gol.

montagem Ronaldinho Gaúcho momentos (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM) 
Ronaldinho Gaúcho é o artilheiro do Fla no Brasileirão 2011 (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
 
Para o ex-técnico da Seleção Brasileira Carlos Alberto Parreira, o motivo para a boa fase do atleta é claro:

- Hoje ele encontrou a alegria de jogar – disse o ex-comandante brasileiro.

Para o craque, começar a balançar as redes é que foi fundamental para ter de volta o alto astral:

- Depois de ter embalado assim fazendo gol, eu fico feliz – afirmou.

Versatilidade


A impressão é que Ronaldinho Gaúcho quase sempre está no lado esquerdo do campo, do meio para a frente. Observando seu mapa de deslocamento em algumas partidas, percebe-se que com freqüência ele ocupa outras partes do gramado.

Aí é que entra uma de suas principais características: a versatilidade. Ele pode aparecer tanto de surpresa na pequena área, como no primeiro gol contra o Santos, quanto arrancando do meio-campo para concluir na cara do gol, como no gol contra o Avaí. Ou também livre de marcação, perto da meia-lua, como no gol contra o América-MG. Nesse caso, a inspiração vem de outro goleador:

- Eu procuro achar um posicionamento bom dentro da área, então, de tanto ver o Romário jogando, a gente procura imitar um pouquinho – disse o camisa 10 da Gávea.

A visão de jogo é um dos três recursos que Ronaldinho mais utiliza para chegar na cara do gol - ou deixar outro jogador lá. Para Júnior, comentarista da TV Globo, não importa de onde o passe saia, R10 sempre consegue colocar a bola onde quer:

- Hoje ele coloca os companheiros na cara do gol, em qualquer momento, em qualquer setor do campo - afirmou o Maestro.

O jogo de corpo também é uma das armas do gaúcho para se sobressair em campo. A temporada europeia deixou o menino franzino da época do Grêmio muito mais forte. Hoje, aos 31 anos, o camisa 10 da Gávea pesa 80 quilos, distribuídos em 1,78m, e faz uso disso para levar vantagem sobre os adversários. Gil, do Cruzeiro, encarou o corpo-a-corpo e voou três metros de distância.

- Com a proteção que ele faz, pode sair do marcador e colocar alguém na cara do gol - disse o zagueiro da Raposa.

A genética diferenciada potencializa as qualidades do jogador, que hoje consegue ser mais jovial do que aparenta.

- Pela vitalidade, pelos treinamentos submetidos e pelas reações que demonstra dentro de campo, Ronaldo hoje tem o comportamento de um atleta em pleno auge de sua atividade, que é de 26, 27 anos - explicou Antônio Mello, preparador físico do Flamengo.

A diversidade nas cobranças de falta também é marca registrada do jogador no Brasileirão. Três de seus gols foram marcados em lances de bola parada, e nenhum deles de forma parecida.

-Vai muito do posicionamento do goleiro, tudo se define mesmo na hora que arruma a bola - finalizou o ídolo rubro-negro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário