quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Joia 2011: volante-artilheiro, Lorran aposta na Copinha para seduzir Luxa

Michel Lorran Rodrigues Mota, 17 anos, saiu de Barra do Garças, no Mato Grosso, com vontade de sobra na bagagem e aquele sonho de fazer sucesso num grande clube de futebol. Em 2005, desembarcou no Rio de Janeiro para realizar testes nas quatro grandes equipes cariocas. Passou em todos. Em Belo Horizonte, foi observado no Atlético-MG e também foi aprovado. Na hora de escolher, deixou o coração de lado e optou pela razão.

- Sempre sonhei jogar no Flamengo, mas fui para o Fluminense pela estrutura. Joguei 2006 todo e o início de 2007, mas em junho me transferi para o Flamengo. Cheguei muito bem no clube, realizei o sonho da minha família, inclusive o meu. Não estaria tão bem no Fluminense. Nunca me senti bem lá. Jogava, mas não jogava assim com aquela vontade. Quando cheguei no Flamengo, foi outra coisa, fui muito bem recebido, tratado com carinho - contou.

Lorran Flamengo

Lorran em ação pelo time juvenil do Flamengo: capitão e artilheiro do time (Foto: Arquivo Pessoal)


Em casa, Lorran, que tem este nome em homenagem ao meio-campista francês Lucien Laurent, autor do primeiro gol na história das Copas do Mundo, em 1930, no Uruguai, mudou de posição. O meia virou volante, mas não perdeu as características ofensivas.

- Gosto de jogar de frente para o jogo, é melhor, pego na bola toda hora. Chego na área, gosto de sair, ser o homem-surpresa. Quando o técnico Zé Ricardo me colocou de volante, me adaptei muito rápido – disse.

Em outubro deste ano, Lorran venceu o Carioca juvenil com o Flamengo. O Rubro-Negro não era campeão invicto na categoria desde 1980. Em 24 jogos, a equipe teve 21 vitórias e três empates (96 gols pró - melhor ataque - e 11 contra - defesa menos vazada). No clube, a geração é vista com a esperança de que muitos talentos poderão ser aproveitados no profissional.
Capitão do time, Lorran se destacou com 16 gols na competição. Na temporada, foram 20.

- Fiz a maioria dos gols em chutes de longe, alguns de pênalti, de falta também. Sempre chutei bem de fora da área, treinei bastante. Acabo aproveitando as características dos tempos de meia - afirmou.

Marcar adversários e ajudar no ataque não são os únicos desafios do garoto. A saudade dos pais é um dos principais obstáculos, apesar das visitas constantes. Talvez por isso tenha amadurecido mais rápido.

- O professor (Fernando Vannucci) me deu a faixa de capitão e é sempre complicado. Tem de ser centrado, compenetrado. Tem de ajudar a passar as informações para os companheiros, ver o que é melhor para o grupo. Ser capitão é ser líder dentro e fora campo – comentou.

No início do mês, Lorran fez parte do grupo que disputou o Campeonato Brasileiro Sub-20. O time não conseguiu passar para a segunda fase, mas o volante considera a experiência positiva. O próximo objetivo é jogar a Copa São Paulo de Futebol Júnior, no início de 2011, e chamar a atenção do técnico Vanderlei Luxemburgo.

- Vai ser importante. Disputei este ano e quero disputar novamente. Acompanho o trabalho do professor Luxemburgo, sei que ele gosta da base. Com ele não tem essa. Se o moleque é bom, ele sobe. A expectativa é de jogar bem, ser campeão da Copinha e ser aproveitado entre os profissionais. Quero estar nesta lista para ser aproveitado no próximo ano - disse.

As inspirações de Lorran comprovam que ele pratica o futebol ofensivo. O jogador é admirador de Ibson, ex-Fla e atualmente no Spartak Moscou-RUS, e de Elias, que acaba de deixar o Corinthians para jogar no Atlético de Madri-ESP.

- Sempre gostei de ver o Ibson jogar. Deixei de morar na concentração há 15 dias. Quando ele jogava no Flamengo, saía do quarto só para ver ele treinar, tentar aprender um pouco (risos) - lembrou.

Técnico aposta no talento do volante

Treinador de Lorran no time juvenil, Fernando Vannucci cobre o jogador de elogios. Diz que é um menino de fácil convívio, educado, inteligente e atencioso. Em resumo: está no caminho certo.

- Lorran é um jogador diferenciado, volante que tem boa marcação, sabe sair jogando, qualidade técnica muito grande com a bola no pé, canhoto. É um jogador que tem uma liderança grande, sabe escutar. Bate muito bem na bola, chuta de fora da área, tem qualidade. É bem acima da média - avaliou.


LORRAN

Nome: Michel Lorran Rodrigues Mota
Nascimento: 10/01/1993, Porto Alegre-RS
Altura: 1,82m
Peso: 72kg
Chegada ao Flamengo: 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário