terça-feira, 18 de novembro de 2014

Flamengo é derrotado pelo Minas e perde invencibilidade

No reencontro entre Shilton e o Flamengo, o pivô do time mineiro levou a melhor. Dispensado pela diretoria rubro-negra, o bicampeão do NBB pelo time carioca nem fez tanta diferença assim, mas contribuiu com cinco pontos e sete rebotes para a primeira derrota de seu ex-clube no NBB 7. Numa noite pouco inspirada de Marcelinho e Marquinhos, quem brilhou nesta terça-feira em Belo Horizonte foi a dupla da casa formada por Alex e Ansaloni. Responsáveis por 39 pontos, eles foram fundamentais na vitória por 78 a 76 (35 a 33), decidida nos segundos finais. Com o segundo triunfo mineiro na competição, apenas São José e Limeira seguem com cem por cento de aproveitamento no NBB.   

Com 22 pontos, o ala Alex foi o cestinha da partida. Ansaloni, com um duplo duplo de 17 pontos e 13 rebotes, também teve uma grande atuação. O americano Collum, ex-Uberlândia, ainda contribuiu com 13 pontos. Pelo lado do Flamengo, o argentino Walter Herrmann foi o maior pontuador com 18 pontos. Meyinsse anotou 15, Marquinhos, 14, e Marcelinho, 12.

- Surpreendente (a vitória), é o atual campeão mundial, campeão brasileiro, é uma equipe que tem jogadores de grande nome, mas a gente sabe do nosso potencial, sabemos que nossa equipe tem qualidade defensiva e ofensiva, viemos para o jogo tranquilos. Se perdêssemos seria uma derrota comum, e se vencêssemos seria um grande passo na nossa trajetória. Estamos muito felizes por ganhar esse jogo, e agora é curtir a vitória e pensar no Macaé - disse o cestinha Alex, feliz ainda pelo bom desempenho pessoal: "É importante (ser decisivo), ainda mais eu que sou um dos mais velhos junto com Collum e Shilton. Temos que assumir essa responsabilidade no final do jogo. O Demétrius (Ferracciú) deu essa confiança e fico feliz de ter conseguido chamar o jogo e fazer um bom desempenho no final"

O JOGO
Os cinco pontos anotados por Marcelinho logo nos seus dois primeiros arremessos de quadra sugeriam uma terça-feira inspirada do camisa 4. Mas a bola do ala rubro-negro não caiu mais no primeiro período. Mas a seca do lado carioca não ficou apenas nas mãos de seu capitão. Em sete arremessos de três pontos tentados pelo atual campeão, apenas o primeiro de Marcelinho entrou. O desempenho nas bolas de dois foi apenas um pouco melhor. Em dez, a equipe comandada pelo técnico José Neto acertou cinco.

O aproveitamento do lado mineiro não foi dois melhores também, mas o suficiente para terminar os dez minutos iniciais em vantagem. Principalmente em função de Siqueira. Em pouco mais de quatro minutos em quadra, o ala/armador anotou a única bola de três do Minas e ainda acertou outra de dois. Quase a diferença de três pontos do Minas no primeiro quarto.

Basquete Minas x Flamengo (Foto: Orlando Bento/MTC) 
Com 18 pontos, Herrmann foi o cestinha do Flamengo na derrota para o Minas Tênis  (Foto: Orlando Bento/MTC)

O Flamengo voltou melhor no segundo período. A equipe carioca fez 6 a 2 nos minutos iniciais e retomou a liderança. Mas a vantagem durou pouco. Liderado pelo ala Alex, que acertou seus três arremessos no período, anotou sete pontos e foi o destaque do time mineiro no primeiro tempo. Ansaloni, com cinco, também ajudou o Minas a manter a dianteira.

O prejuízo, que chegou a ser de seis pontos, só não foi maior antes do intervalo porque Marquinhos acordou. Com apenas dois pontos no período inicial, o ala da seleção anotou sete no segundo quarto, chegou aos nove e manteve o clube carioca no jogo. Meyinsse, com oito, também se destacou. Depois de um início quente, Marcelinho acertou apenas uma bola no segundo período e terminou o primeiro tempo vencido pelo Minas (35 a 33) com apenas sete.

A parada fez muito bem ao Flamengo, que voltou muito melhor na etapa final. Com uma corrida de 10 a 2 nos três minutos iniciais, o atual campeão do NBB passou a frente e abriu seis de vantagem, sua maior na partida até então. A liderança rubro-negra, no entanto, durou pouco e escapou num piscar de olhos.

Depois de aproveitar um pequeno apagão do time carioca e diminuir o prejuízo para apenas dois pontos, os donos da casa se beneficiaram de duas faltas consecutivas cometidas por Marcelinho, uma delas antidesportiva. Num só tacada, o Minas anotou seis pontos seguidos - quatro deles em lances livres -, retomou a liderança mais uma vez e encerrou o terceiro período um ponto à frente (54 a 53).

Assim como o Flamengo no terceiro período, o Minas começou os últimos dez minutos com a pontaria calibrada. Em uma bola de três pontos de Alex e outra de dois de Ansaloni, os donos da casa fizeram 5 a 0 e abriram 59 a 53. O time carioca diminuiu com Meyinsse, mas Neto foi punido com uma falta técnica e a vantagem voltou a subir para seis pontos. Para piorar, Coelho fez mais dois na sequência, e o prejuízo rubro-negro aumentou para oito.

Mas o atual campeão não estava morto, e, com quatro lances livres convertidos em dois ataques consecutivos - dois de Herrmann e outros dois de Marquinhos -, a diferença caiu para apenas quatro pontos a pouco mais de quatro minutos do fim e obrigou o técnico Demétrius a pedir tempo. A parada freou a reação do Flamengo, e, na sequência, Collum anotou mais dois para os mineiros.

Os donos da casa só não esperavam que Herrmann fosse anotar uma bola de três no ataque seguinte. Collum tentou dar o troco, mas a bola deu aro. Com a mão quente, o argentino anotou mais dois e diminuiu o prejuízo para apenas um ponto. O jogo era lá e cá e a vantagem só aumentou quando Shilton acertou um lance livre a 1min27seg do fim do jogo.

Herrmann sofreu falta a 44 segundos do fim e deixou tudo igual, mas nem deu tempo de o Flamengo respirar. No ataque seguinte, Alex fez uma jogada de três pontos, recolocou o time da casa em vantagem a 25 segundos do estouro do cronômetro e obrigou Neto e pedir seu último tempo. Os cariocas ainda tentaram, mas não conseguiram impedir a vitória mineira por 78 a 76.

Nenhum comentário:

Postar um comentário