sábado, 21 de agosto de 2021

Tondela Flamengo: projeto de internacionalização avança e não prevê custos para o clube


Depois de muitas reuniões em Portugal, o Flamengo está cada vez mais perto de dar um importante passo no seu projeto de internacionalização. Até o fim deste ano, se tudo correr dentro do esperado, o "Tondela Flamengo" estará pronto para entrar na disputa da primeira divisão do Campeonato Português.

O tema será levado antes ao Conselho do clube. Mas como é o modelo do negócio? Não se trata de o Flamengo comprar um clube português para disputar o campeonato. Um investidor vai comprar 80% da SAD (Sociedade Anônima Desportiva) do Tondela e, junto com o Flamengo, controlar o futebol da equipe portuguesa, que tem dois presidentes, um do clube e outro da SAD.

Ou seja: o Flamengo não terá nenhum custo. Pelo contrário, vai receber para que sua marca seja utilizada. Quem está à frente de toda negociação é o vice de finanças Rodrigo Tostes.

As cores do Tondela são o verde e o amarelo. Uma das possibilidades discutidas é o time fazer um uniforme 2 em vermelho e preto.

Existe um grande otimismo que o projeto vá dar certo, gerar visibilidade, receita (em euro) e se transformar em uma vitrine na Europa para alguns atletas do Flamengo. O sonho na parte esportiva é, no médio prazo, conseguir uma vaga na Liga Europa e, quem sabe, na Liga dos Campeões, já que o investimento vai aumentar.

Nas duas primeiras rodadas do Campeonato Português, o Tondela venceu o Santa Clara por 3 a 0 na estreia e depois perdeu para o Vizela por 2 a 1. O time está em sexto lugar. Na temporada passada, terminou em 12º.

A grande quantidade de brasileiros em Portugal, e, consequentemente, de flamenguistas, aumenta a chance de sucesso. Apesar de não estar em uma grande cidade, o clube fica a 1h30 do Porto, 2h30 de Lisboa, e 2h de Braga, uma cidade que também atrai muitos brasileiros.

Fundado em 1933, o Clube Desportivo de Tondela tem 88 anos e desde 2015 está na primeira divisão de Portugal. Nunca caiu. Na última temporada, terminou em 12º lugar. O estádio utilizado pelo time é o João Cardoso, inaugurado em 2008 e que tem capacidade para 5 mil pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário