segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Jorge Jesus dá início ao 2020 do Flamengo e indica time principal contra o Resende


Jorge Jesus, técnico do Flamengo — Foto: Igor Rodrigues
O elenco principal do Flamengo se reapresentou na manhã desta segunda-feira, no Ninho do Urubu, para iniciar a preparação para a temporada 2020. O técnico Jorge Jesus deu entrevista e avisou que o grupo principal, com ele no comando, vai estrear no próximo domingo, contra o Resende - provavelmente com mudança do Raulino de Oliveira para o Maracanã.


Contra o Fluminense, nesta quarta-feira, o time ainda será o comandado por Maurício Souza, formado pela garotada da base.

- Faltando duas semanas para a primeira decisão, vamos aproveitar os jogos do estadual para a pré-época. Contra o Resende, joga a maior parte destes jogadores que faziam parte do elenco, mais os que chegaram. Os dois últimos jogos do Estadual antes da final da Supercopa serão com esses jogadores - disse o português.

Sobre suas metas para esta temporada, Jorge Jesus afirmou que a derrota para o Liverpool no Mundial ficou "atravessada na garganta", e, por isso, fará de tudo para ter outra chance de conquistar o mundo.

- Nós fizemos uma temporada espetacular ano passado. Fizemos uma grande partida, contra a melhor equipe do mundo naquele momento. Desde que jogou com a gente ainda não perdeu. Essa final ficou atravessada na garganta, é um dos meus grandes objetivos pessoais, chegar lá mais uma vez no Mundial - avisou.

O Flamengo já tem a disputa de título da Supercopa do Brasil no dia 16 de fevereiro, contra o Athletico-PR, em Brasília. Três dias depois, no Equador, a equipe duela com o Independiente del Valle no primeiro jogo da Recopa Sul-Americana.

Outros trechos da entrevista de Jorge Jesus:

Gabigol e Pablo Marí
O Gabi não é do Flamengo, é da Inter. O Pablo sim, é jogador do Flamengo. Ele faz parte dos que se destacaram, tem procura, mas está entregue aos responsáveis por isso. Como o do Gabi. São dois jogadores que queremos muito no nosso plantel.
Calor no Rio de Janeiro
Claro que o calor tem interferência no treino. Em função do calor, mudamos a hora. Quando tiverem indicação que vai ser 13h, pode ser mudado pelo calor. Vamos ajustando conforme a temperatura alta, como nesta segunda.
Jogadores de 2019 à frente dos reforços
Claro que tem vantagem dos jogadores que trabalham comigo há sete meses. Os outros vêm reforçar o elenco. Não têm conhecimento tático, mas vão entrar nas nossas ideias. É muito mais fácil entrar numa equipe que todos sabem como trabalhar. Muito mais fácil para o treinador e para eles aprenderem mais rápido.
Lázaro e a base do Flamengo
A base, a formação do Flamengo é muito boa. Felizmente tem jogadores com muito talento, temos que tentar ajudar a desenvolver esse talento. Vamos com uma equipe profissional, a primeira equipe, vamos chamar dois ou três para fazer parte desse ano todo. Inclusive o Lázaro.
Pré-temporada
Como todos sabem, pré-época é um momento mais intenso, mais forte. Nós vamos fazer não fugindo da nossa metodologia de treino, sabendo que a equipe vai fazer do Estadual sua pré-temporada, carregada. Para poder ter umas coisas, tem que ter outras. As decisões, na segunda, teremos mais tempo no trabalho. É uma vantagem esses jogadores estarem comigo há sete meses, quando cheguei ano passado era diferente. Garante confiança e segurança para ganharmos o primeiro título.
Conversa sobre renovação de contrato
Nós, antes de partimos para a decisão do Brasileirão, faltando uma rodada, eu, Marcos (Braz) e Bruno (Spindel) falamos, com o conhecimento do presidente. Falaram comigo abertamente. Disseram que estavam interessados no meu trabalho, eu fiquei satisfeito, por reconhecerem, mas também disse a eles que ficou combinado que só seria definido depois do Mundial. Estava convicto. Hoje é meu primeiro dia, a partir daqui vamos conversar, também sobre o Gabigol, sobre o Marí.
Satisfeito com o elenco fortalecido
Teoricamente é mais forte. Os que ficaram tem sete, oito meses comigo. Esses novos jogadores vieram para melhor quantidade e qualidade do elenco. Estudamos não só as características individuais, mas também do que a equipe precisava. Enquadramos financeiramente também, dentro do que era a área financeira. Focamos nesses e estou muito satisfeito com aquilo que a direção fez em relação a esses novos jogadores.
Grupo fechado?
Ainda está aberto. Mais um outro jogador para entrar no time, para analisar qual setor que temos um e queremos ter duas hipóteses mais nivelados para todas as posições.
Forma física dos jogadores
Não dá para analisar no primeiro treino. Dá para perceber que durante as férias eles trabalharam alguma coisa, mas não sei a intensidade. Nesse teste de corrida que fiz hoje, obrigatório correr uma volta em X tempo, quando consegue fazer isso traz algum conteúdo físico das férias. Praticamente todos apareceram mais ou menos.
Observação dos garotos da Taça Guanabara
Esse estadual para o Flamengo tem sido ótimo para revelar talentos que possa ter no futuro. Alguns estão aproveitando a oportunidade. Dois ou três jogadores vão fazer parte da equipe principal, mas não por causa desses jogos. Eu já tinha incluído antes. Reforçaram a minha ideia, porque vi jogar mais agora. Antes via no sub-20 ou quando chamava para trabalhar com a gente. Vão ter um futuro importante para o Flamengo e para eles, com colegas que vão os educar e ensinar o que é ser responsável pela carreira que abraçaram. Porque só jogar não chega, é preciso ter mais virtudes. Eles vão ter colegas que vão os ajudar a perceber isso.
Polêmica da premiação
É um assunto resolvido. Quem tinha a responsabilidade assumiu e resolveu todas as questões. Os jogadores e profissionais do Flamengo tiveram um gesto muito bonito de tirar 30% deles para distribuírem para outras pessoas que fazem parte dessa casa. Nunca foi problema. Num momento sim, mas se todos os problemas fossem assim seria fácil de resolver.
Carência pelo "avançado"
Foi sanada. Equilibrar mais o nosso time será sempre da última linha. Do meio para frente está praticamente definido. Pode aparecer uma vantagem, um momento único que não pode perder, mas se isso não acontecer o nosso equilíbrio será sempre na última linha.
Volta das férias uma semana antes
Voltei mais cedo porque eu gosto de saber tudo, dar uma organizada antes do dia D, o dia da apresentação. Quis me integrar para ajustar várias coisas, os campos. Como viram, as coisas estão diferentes. Importante é estar próximo dos jogadores novos, que foram contratados. Ganhei tempo, falei com eles. Assim que sei trabalhar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário