quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Mapa do Facebook: Flamengo domina o Acre em curtidas na web


Carrossel-MAPA-FACEBOOK-TIMES-Flamengo 2 (Foto: infoesporte)Vermelho, preto e branco. No Mapa das Curtidas dos Times do Brasil - projeto do GloboEsporte.com em parceria com o Facebook -, Flamengo e Corinthians são os times com o maior número de curtidas em suas páginas oficiais na rede social no Acre. O Rubro-Negro carioca lidera em todos os 22 municípios do estado. O Timão aparece mais vezes em segundo, seguido pelo São Paulo, time mais presente em terceiros lugares (veja a tabela abaixo). O mapa não é uma pesquisa de torcida.

Líder absoluto no Acre, o Flamengo tem o maior percentual em Mâncio Lima, a 698km de Rio Branco, capital. A cidade, que tem 41.036 habitantes e fica localizada no Vale do Juruá, tem 54,2% de curtidas rubro-negras. O time carioca tem a menor porcentagem em Acrelândia, a 105km da capital, com 29,9%. Em Rio Branco, cidade mais populosa do estado com 363.928 habitantes, o Fla lidera com 43,2%, seguido pelo Corinthians (14,8%) e São Paulo (13,2%).

NAVEGUE NO MAPA

O Corinthians ficou em segundo lugar em 15 cidades acreanas, com maior número de curtidas em Acrelândia, com 21,8%. O São Paulo apareceu na terceira posição em 13 municípios. O maior percentual do Tricolor é em Plácido de Castro, com 13,7%. O Vasco é o vice-líder em cinco cidades, tendo sua melhor porcentagem de curtidas em Marechal Thaumaturgo, com 13,2%.

Times com mais curtidas no Facebook no Acre (Foto: GloboEsporte.com)

Entenda o Mapa das Curtidas
Segundo os dados do Facebook, o Flamengo é o time que lidera as curtidas no maior número de cidades"): 2.639. O Corinthians vem em segundo, com 1.489, seguido de Grêmio (641) e Cruzeiro (581). O Bahia fecha o top 5 com 81 cidades. Outros times aparecem liderando em algumas cidade. São Paulo lidera em três cidades (uma no Ceará, uma em Alagoas e outra em São Paulo). O Internacional lidera em 16 cidades - todas no Rio Grande do Sul. Outros são líderes em suas regiões de origem - como Santos. Ceará, Sport, Atlético-PR, Criciúma, Chapecoense, Figueirense e Joinville. 

Os dados não podem ser considerados como pesquisa porque não têm base científica: não têm estratificação por idade, classe, gênero ou outros itens que poderiam configurar a representação de uma população. Além disso, no Facebook, um mesmo torcedor, por exemplo, pode curtir mais de um time (a frequência, porém, é pequena). Até por isso, os dados do mapa são amplos. O Brasil tem 96 milhões de pessoas no Facebook, quase metade da população do país. Desses, mais de 50 milhões curtem páginas oficiais de clubes. 

Para desenhar o mapa principal, o GloboEsporte.com consultou estatísticos, matemáticos e fez uma comparação entre curtidas e a população de cada município. Mas, além dele, há também o "mapa de calor" das curtidas de cada time - de acordo com seus percentuais por município. Neste mapa, a cor fica mais ou menos intensa de acordo com o número de curtidas.

As informações foram capturadas em 1/5/2015 e levam em consideração as curtidas das páginas oficiais de 43 times brasileiros - nenhum deles do Acre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário