sábado, 21 de junho de 2008

Fla busca a recuperação contra o 'ex-fornecedor' Ipatinga


Rubro-Negro, que briga pela liderança do Brasileirão, contratou sete jogadores do adversário nos últimos anos.



A invencibilidade não existe mais. A liderança do Campeonato Brasileiro resiste. Mas para mantê-la, o Flamengo terá de superar neste domingo, às 16h, o Ipatinga, clube com o qual até pouco tempo atrás mantinha uma relação de proximidade. A partida acontece no Ipatingão, pela sétima rodada.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real e a TV Globo transmite para o Rio de Janeiro.

A forte ligação entre os adversários começou em 2006. Encantado com os resultados da equipe do Vale do Aço, o vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, levou de uma só vez o trio Leo Medeiros, Walter Minhoca e Diego Silva para a Gávea.

Menos de dois meses depois, foi a vez de o técnico Ney Franco e sua comissão técnica desembarcarem na Gávea. A lista aumentou com Paulinho e ficou ainda maior em 2007, com a chegada de Leandro Salino, Jaílton e Luizinho.

A política de pegar o Ipatinga como fornecedor de mão-de-obra até conseguiu alguns brilhos. Ney Franco foi campeão da Copa do Brasil e do Campeonato Carioca, Paulinho por alguns momentos agradou à torcida por sua raça. Mas, no geral, a tática fracassou. Um a um, todos saíram do Flamengo sem deixar saudades. Receberam até o jocoso apelido de "República do pão-de-queijo".

A onda "Flapatinga" acabou. Restaram na Gávea o lateral-direito Luizinho, o volante Jaílton e o preparador de goleiros Roberto Barbosa.

- Procurei jogar da mesma forma com todos os treinadores para mostrar meu valor - diz Jaílton, que sofre com a perseguição da torcida por causa de seu passado "ipatinguense".

- Nem mineiro eu sou - costuma dizer o sergipano de Aracaju, que volta a ser titular na vaga de Toró, machucado.

Antes interligados, os dois clubes estão afastados. Até na tabela do Brasileirão. Mesmo com a derrota por 4 a 2 para o São Paulo na última rodada, o Rubro-Negro mantém-se na ponta, com 13 pontos. Quase na outra extremidade da tabela posiciona-se o Ipatinga, estreante na Série A: seis pontos, em 18º lugar.

Apesar de a partida ser fora de casa, o time carioca deve ter maioria dos torcedores no estádio. O número de flamenguistas na zona do Vale do Aço mineiro e adjacências é significativo.

- Nossa obrigação é melhorar o rendimento do Flamengo fora do Rio. Em 2007 foram apenas três vitórias (Goiás, Paraná e América-RN) e por isso o time não disputou o título. Precisamos nos acostumar com a vitória fora de casa, ter a ambição de consegui-la - diz Caio Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário