quinta-feira, 9 de junho de 2016

Em recurso, Flamengo anexa áudio em que coronel elogia organização do clube




Denunciado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por causa das brigas ocorridas no último domingo no Mané Garrincha, durante a vitória por 2 a 1 do Palmeiras sobre o Flamengo, o Rubro-Negro corre risco de pagar multa de R$ 100 a R$ 100 mil e perder de um a 10 mandos de campo. Além disso, o estádio foi interditado. Em sua defesa, o Fla anexou a gravação de uma reunião realizada em 1º de junho visando à partida. Nesta, o Coronel Márcio Cavacalnte de Vasconcelos, coordenador de Integração e Operações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, rasga elogios à postura dos cariocas na organização do duelo.

Foto: torcida do Palmeiras

- Vou fazer um elogio público ao Flamengo aqui. Se todo organizador de jogo fizesse o que o Flamengo fez e o que Benevides (major responsável por planejamento e segurança por parte do Fla) estão fazendo em contato com a secretaria, Polícia Militar e em contato conosco com antecedência para que sane qualquer dúvida que a gente tenha no dia de jogo com o máximo de antecedência e prevenções... Se todo mundo fizesse isso, Benevides, Claudecir (coordenador geral de operações do Fla), a gente estaria muito melhor em relação a essas organizações. Nosso pedido para outros jogos é que não haja nenhuma negociação do clube de quem está organizando com o estádio sem falar com a segurança pública - disse Coronel Vasconcellos, em áudio ao qual o GloboEsporte.com teve acesso

Na reunião, que contou com cerca de 20 participantes entre representantes de Flamengo, Secretaria de Turismo do Distrito Federal, Polícia Militar local e responsáveis pela parte médica, Major Benevides, responsável pelo planejamento e segurança indicado pelo Rubro-Negro, destrinchou a operação montada para o duelo. Na explanação, o próprio revela até preocupação com a divisão das organizadas Raça Rubro-Negra e Jovem Fla.

- Como vai haver a separação de torcidas organizadas na arquibancada superior, a gente está fazendo a previsão também de acesso por portões distintos por torcidas organizadas. A do Palmeiras pelo portão R, virado para o Centro de Convenções. E as do Flamengo voltadas para o autódromo, portão X. As dos Palmeiras que vão entrar pelo portão R, vão acessar pelo 04. E sobre as organizadas do Flamengo, não sei se é do conhecimento de todos, a gente tem a preocupação tanto de separar da torcida organizada do Palmeiras quanto as próprias torcidas do Flamengo. Elas têm problemas entre elas mesmas, são a Raça Rubro-Negra e a Jovem Fla - afirmou Benevides.

Na reunião, os representantes do Flamengo afirmam que destacaram 390 seguranças privados. Segundo o Rubro-Negro, a secretaria de Segurança do Distrito Federal afirmou ter apresentado afetivo de 400 homens da Polícia Militar para o jogo. Os números do clube, porém, apontam 350 oficiais apenas.

                                                                                                                           Foto: torcida do Palmeiras

O julgamento de Flamengo e Palmeiras, também denunciado, está marcado para segunda-feira. Em parte do despacho que determinou a interdição do Mané, o Rubro-Negro foi tratado como omisso na organização da partida.

 Confira abaixo:
"No caso em tablado, verifico a presença inequívoca, ao menos neste juízo sumário, do fumus boni juris, na medida em que o incidente provocado por condutas (omissiva ou comissiva) do denunciado Flamengo, mandante da partida (utilização de gás de pimenta por parte dos torcedores, causando sérios riscos a todos os presentes, e brigas violentas entre as torcidas na arquibancada, ultimando em vítimas graves), violou as normas jus-desportivas atinentes à infraestrutura e segurança das praças de desporto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário