terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Em nota, Flamengo critica punição a André Santos: 'Um desserviço ao esporte'



André Santos Flamengo x Atlético-PR (Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem)A diretoria do Flamengo se manifestou através de nota sobre a punição em julgamento do lateral-esquerdo André Santos por escalação irregular, realizado na tarde desta segunda-feira, e que levou à perda de quatro pontos na classificação final do Brasileiro. O Rubro-Negro não escondeu sua insatisfação com a sentença, que considerou como um "desserviço ao esporte e um desrespeito aos torcedores/consumidores.

Na nota, assinada pelo Conselho Diretor, o clube reiterou a convicção de que o jogador foi escalado regularmente e que o Flamengo só foi punido por estar inserido no que considerou um "imbróglio fático-jurídico" ao associarem o caso rubro-negro com o da Portuguesa, embora sejam "diametralmente distintos", segundo entendimento do clube da Gávea, que prometeu ir a todas instâncias possíveis para reverter o resultado.

André Santos contra o Atlético-PR, quando foi expulso (Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem)

Confira a íntegra da nota publicada no site oficial do Rubro-Negro:

A decisão da 1ª. Comissão do STJD, proferida na noite desta segunda-feira, infelizmente vai no sentido contrário ao que nossa diretoria tem defendido para o Futebol Brasileiro: o fim da utilização dos tribunais para beneficiar "filigranas jurídicas interpretativas" e o total respeito aos resultados obtidos pelos clubes no campo esportivo.

Para nós, o que ocorreu ontem foi um desserviço ao esporte e um desrespeito aos torcedores/consumidores, que vivenciaram o Campeonato Brasileiro de 2013, vibrando ou lamentando os resultados da última, e necessariamente derradeira, 38ª rodada do Brasileirão.

Em relação à decisão do STJD, proferida em primeira instância contra o Flamengo, reafirmamos nossa total convicção de que a escalação do atleta André Santos na partida contra o Cruzeiro, pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2013, não foi irregular. Isto foi provado no STJD na noite deste dia, 16/12/2013, com o depoimento do ex-Diretor do Comitê Disciplinar da FIFA, Dr. Paolo Lombardi (uma das maiores autoridades mundiais em Direito Desportivo Disciplinar, e redator dos três últimos códigos disciplinares da FIFA),  e está respaldado em dois pareceres jurídicos dos renomados professores e especialistas em Direito Desportivo Drs. Marcos Motta e Martinho Neves Miranda, afixados no site oficial do Clube.

Além disto, ficou claro que o Flamengo acabou sendo incluído no imbróglio fático-jurídico que se formou por questões aparentemente circunstanciais, na medida em que os fatos que deram origem às punições de Flamengo e Portuguesa, apesar de diametralmente distintos, acabaram sendo compreendidos como se similares fossem.

Por tudo isso, mesmo respeitando o entendimento firmado pela 1ª Comissão do STJD, o Flamengo irá interpor recurso ao Pleno do referido Tribunal e não medirá esforços para fazer prevalecer o direito à interpretação circunstancial da lei, em todas as instâncias possíveis.

Iremos para o julgamento do Pleno do STJD com a confiança de que a injustiça a que fomos vítimas será corrigida e que nosso  recurso será provido.

CONSELHO DIRETOR DO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO


Nenhum comentário:

Postar um comentário