segunda-feira, 6 de abril de 2020

Após atraso, fornecedor cita Covid-19 e abre conversas com o Flamengo por solução contra crise

Cartas na mesa e conversas por uma decisão que mantenha o equilíbrio em tempos de coronavírus. Depois de atrasar a primeira parcela do pagamento do patrocínio ao Flamengo, o fornecedor de material esportivo admitiu que a situação se deu pelo impacto da crise causada pelo Covid-19 e abriu diálogo em busca de solução.

A Adidas entrou em contato com o Globo Esporte .com para esclarecer que "está em conversas com seus parceiros, nas últimas semanas, para encontrarem juntos a melhor maneira de enfrentar os impactos econômicos provocados pelo Covid-19". Além do Flamengo, a empresa alemã é parceira de outros três clubes no Brasil: São Paulo, Cruzeiro e Internacional.

Acordo Flamengo / Fornecedor


  • Valor anual: R$ 17.725.750,00
  • Primeiro semestre: 01 de abril - R$ 8.862.875
  • Segundo semestre: 01 de outubro - R$ 8.862.875

Por contrato, o Flamengo recebe anualmente R$ 17.725.750,00 da Adidas. O valor é pago semestralmente, em 1º de abril e 1º de outubro. E os R$ 8.862.875 referentes ao primeiro semestre não bateram na conta rubro-negra na última quarta-feira, data prevista.

O Rubro-Negro não comenta oficialmente a situação. Nos bastidores, porém, houve desconforto com a condução do episódio e o clube entende que faltou clareza e justificativas em um primeiro momento. A partir da agora, as duas partes debatem juntas por uma alternativa.

No Brasil, a empresa alemã é fornecedora de material esportivo ainda de São Paulo, Cruzeiro e Internacional. No mundo, são 215 times em 63 países, além de 30 seleções nacionais


Confira o posicionamento da empresa:
"A adidas está em conversas com seus parceiros, nas últimas semanas, para encontrarem juntos a melhor maneira de enfrentar os impactos econômicos provocados pelo Covid-19.
Essa medida está sendo tomada, não só pela adidas, como também por diversas companhias dentro deste novo e imprevisível contexto econômico, para proteger a longevidade de parcerias e negócios.
A adidas segue o diálogo constante e aberto".
A parceria do clube com a empresa teve início em 2013 e vai até 2023. Além da cota fixa de patrocínio, o Flamengo recebe valores referentes a royalties pela venda de produtos oficiais e premiação por metas esportivas alcançadas.
Com o pagamento integral do salário do mês de março e tentativa de manutenção da folha salarial intacta após as férias coletivas de abril, o Flamengo tem consciência de que é inviável seguir neste cenário caso a paralisação do futebol supere o mês de maio. Nos bastidores, os dirigentes trabalham por alternativas, mas evitam precipitar o início das negociações por redução de salário antes de uma posição das autoridades de saúde.
Além do atraso da Adidas, o Flamengo sofreu uma baixa em sua cartela de patrocinadores. A Azeite Royal, que tinha acordo de R$ 3 milhões para exibir a marca no calção do time de futebol.



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