sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Comissão aprova Lomba com ressalva no Flamengo: "Ninguém quer impedir de se candidatar"


Após série de reuniões, a última na noite dessa quinta-feira, com direito a mais uma nesta noite para colocar no papel o parecer final de elegibilidade, a Comissão Permanente Eleitoral decidiu que Ricardo Lomba é elegível à presidência do Flamengo. Anteriormente, em parecer do início de outubro da Comissão Jurídica, havia análise de que ele teria que se licenciar do cargo na Receita Federal, o que era descartado pelo candidato, mas a revisão da Comissão Eleitoral viu o caso de maneira diferente.

A informação foi publicada na noite dessa quinta-feira pelo portal "Uol". Lomba tem o aval para se candidatar e até para assumir o clube. O voto será redigido e assinado pelos membros da Comissão Permanente Eleitoral, que o entregam ao Conselho de Administração. A "Chapa Azul - Avança Mais" de Ricardo Lomba vai aguardar o parecer final para decidir se entra no CoAd para livrar o candidato de qualquer restrição.

Leia mais sobre o caso:

O Globo Esporte . com ouviu Emilio Habibe, um dos cinco membros da Comissão Eleitoral, para esclarecer o voto e a condição de elegibilidade de Lomba. Para ele, Lomba pode até repetir Abad, que, apesar da recomendação da Corregedoria, assina normalmente balanços e balancetes dentro do clube.

Há um parecer entregue pela defesa do Lomba, da consulta que foi feita pelo Pedro Abad, presidente do Fluminense. Ele fez consulta com relação à mesma situação do Ricardo. A Corregedoria respondeu dizendo que não havia problema nenhum (se candidatar), apenas se abstendo de assinar demonstrações financeiras.

Lomba não pode então assinar documentos deste tipo no Flamengo?

Quem estabeleceu isso foi a própria Corregedoria. Ele pode se eleger, pode se candidatar, se ganhar, assume. Agora vai ficar condicionado em (não) assinar demonstrações financeiras. Isso é uma colocação que a Corregedoria da Receita fez. Nós apenas seguimos. Amanhã ele é eleito, a única coisa que nós estamos colocando é que tem que seguir a lei. Nenhum momento nós tivemos objetivo de cassar nada, ninguém quer impedir de se candidatar, proibir, nunca teve isso. Apenas fizemos análise dentro do espírito da lei.

O voto já foi entregue ao Conselho de Administração?

erá hoje, na reunião de hoje 18h, 18h30. O Ricardo é ótima pessoa. Gosto muitíssimo dele. Para ganhar, tem que ganhar no voto.

Lomba vice de Conselho Deliberativo, é vice de futebol. Isso foi levado em consideração?

Não tem nada a ver. A função que ele está hoje não o envolve em assuntos financeiros. Em qualquer clube quem assina é o presidente, quem assina balanço, orçamento, balanços é o presidente. Isso não é repassado para terceiros. O Abad assina pelo Fluminense. Vi no site do Fluminense, inclusive. Foi apenas uma colocação que a Receita federal fez. Se a corregedoria está administrando isso ou não isso não é problema nosso. A Corregedoria diz que ele não pode, mas se ele assina é assunto da Corregedoria. No nosso entendimento a Corregedoria autorizou com restrições.

Então o Lomba também pode assinar?

Se ele fizer se entende com a Corregedoria do trabalho dele. A Comissão Eleitoral tem que analisar tudo perante o estatuto do Flamengo. Existem série de regras para votar, para se candidatar, se o sócio está atrasado ou não. Repito: ninguém está lá para impedir alguém de votar ou se candidatar.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário