O Flamengo lançou nesta terça-feira, na loja oficial do clube, na
Gávea, a primeira grande ação voltada para o marketing na gestão do
presidente Eduardo Bandeira de Mello. Com a presença de Zico, foi
apresentado o programa de sócio-torcedor “Nação Rubro-Negra - Raça, Amor
e Paixão”. O projeto basicamente oferece benefícios de prioridade na
compra de ingressos e descontos no projeto “Movimento por um Futebol
Melhor”, comum a todos os clubes e criado pela Ambev. Os valores variam
de R$ 39.90 a R$ 199.90, divididos em seis categorias.
- É sempre bom, uma satisfação, ajudar o Flamengo, ver um trabalho
desse ser bem desenvolvido. Não tenho dúvidas que todos os rubro-negros
estarão apoiando. Sempre pedem esse tipo de ação. Está aí, agora é só
chutar. Não tem nem goleiro. Torcemos para que esses números se tornem
uma realidade - disse Zico.
Mais que benefícios, o Flamengo deixou evidente que o “Nação
Rubro-Negra” surge como um pedido de ajuda ao torcedor. Após críticas em
redes sociais diante do vazamento da página oficial do projeto na
última semana, o vice-presidente de marketing, Luiz Eduardo Baptista, o
Bap, se adiantou a possíveis questionamentos e foi direto ao pedir que o
membro em potencial do sócio-torcedor pense primeiro no clube e não em
si próprio.
- Muita gente questiona se os valores não estão caros, mas isso não é
bom para mim. Quem precisa muito mais é o Flamengo. É um plano que
precisa ser melhor para o clube do que para os torcedores em um primeiro
momento. O Flamengo precisa se fortalecer para ser grande. Não há nada
na vida que não mude, e o plano terá ajustes no futuro. Se, quem pode,
não ajudar em um primeiro momento, isso não vai acontecer.
Bap dividiu ainda com o torcedor a responsabilidade da formação de um
time de alto nível para os próximos anos. O dirigente reforçou com
exibição em telão instalado no local planos ambiciosos da diretoria,
descritos como transformar o Flamengo em melhor time das Américas e um
dos cinco maiores do mundo em um prazo de cinco anos.
Seguindo a mesma linha de raciocínio de seu vice-presidente, Eduardo
Bandeira de Mello foi objetivo ao apresentar o "Nação Rubro-Negra":
- É um programa que nos vai fazer sair do buraco e ganhar outro patamar em termos de administração.
No release oficial do projeto, o apelo para o torcedor também se fez
evidente. O texto de apresentação dos seis tipos de programas diz que o
“de qualquer lugar de país será possível mostrar a verdadeira paixão,
que, segundo estudos, pode gerar uma arrecadação de R$ 140 milhões à R$
600 milhões por ano” ao Flamengo.
A meta do clube é terminar 2013 com o maior programa de sócio-torcedor
do Brasil, com estimativa de 200 mil adesões. O Flamengo trabalha com
Corinthians e Internacional como os ocupantes do posto atualmente, com
cerca de 100 mil cada um. Bap, porém, se preocupou em esmiuçar-se na
relação dos benefícios e rechaçar qualquer comparação a outros programas
de sócio-torcedor espalhados por todo o Brasil.
- O programa é uma junção das maiores experiências que temos no Brasil.
O Inter, por exemplo, é baseado na doação do ingresso. Como o número de
assentos é finito e a torcida do Inter é relativamente menor que a do
Flamengo, talvez dar o ingresso seja a estratégia. E quando você fala de
40 milhões? Você lotará o estádio em todos os jogos, mas vai limitar a
100 mil. Castra a capacidade de alavancar. O Flamengo tem torcida em
todo o Brasil. É necessário expandir a base com benefícios. Em
Florianópolis, por exemplo, o clube vai jogar uma vez por ano , de
repente. E os outros 11 meses? Por isso, é necessário um benefício
diferente. Tentamos pegar o que cada plano tinha de mais relevante e
importante - explicou.
Categorias e benefícios
Todo torcedor que associar ao programa terá prioridade na compra de
ingressos e contará com os descontos do “Movimento por um Futebol
Melhor”. De acordo com o valor do plano, o nível de prioridade será
maior. Haverá ainda descontos que chegarão a até 50%, de acordo com a
partida - definidas pelo clube -, e cumulativos para outras promoções
(meia-entrada, por exemplo). Além disso, nas quatro categorias mais
caras será possível agregar dependentes para aquisição de bilhetes.
Os planos desenvolvidos foram batizados de Raça, Raça+, Amor, Amor+, Paixão e Paixão+ (confira a descrição abaixo).
Membros do quadro social do clube interessados precisarão fazer adesões
à parte e sem nenhum tipo de benefício extra. O “Nação Rubro-Negra” foi
desenvolvido pelo departamento de marketing do clube com a ajuda da
empresa Golden Goal. A parceria é antiga e gerou outras ações frustradas
neste mesmo segmento.
Uma questão evidente diante do lançamento foi respondida antes mesmo
das perguntas da imprensa por Fred Luz, diretor de marketing do clube:
por que os sócios-torcedores não terão direito a voto nas eleições
presidenciais?
- Esse debate de direito a voto ainda tomará algum tempo. Envolve
questões estatutárias. Se fossemos focar o programa nisso, iríamos
debater dois, três anos e não lançaríamos nada. Este momento é o que o
Flamengo mais precisa de seu torcedor. O clube está se estruturando para
cumprir suas obrigações.
Obrigações que o clube deixou claro: conta com a ajuda do torcedor para cumprir.
Confira todos os programas do "Nação Rubro-Negra":
Raça (R$ 39,90)
- O torcedor tem prioridade em relação aos torcedores não sócios, além do desconto no programa “Movimento por um Futebol Melhor”.
- O torcedor tem prioridade em relação aos torcedores não sócios, além do desconto no programa “Movimento por um Futebol Melhor”.
Raça+ (R$ 69,90)
- Nos mesmos moldes do plano mais barato, mas com prioridade em relação aos membros do plano “Raça” na compra de ingresso.
- Nos mesmos moldes do plano mais barato, mas com prioridade em relação aos membros do plano “Raça” na compra de ingresso.
Amor (R$ 99,90)
- Preferência em relação aos planos “Raça” e “Raça+”, desconto na rede “Movimento por um Futebol Melhor” e possibilidade de inscrever um dependente, com acréscimo de taxa de R$ 30,00.
- Preferência em relação aos planos “Raça” e “Raça+”, desconto na rede “Movimento por um Futebol Melhor” e possibilidade de inscrever um dependente, com acréscimo de taxa de R$ 30,00.
Amor+ (R$ 129,90)
- Descontos no programa “Movimento por um Futebol Melhor”, preferência
em relação aos planos “Raça”, “Raça+” e “Amor”, além de possibilidade de
inscrição de dois dependentes, com acréscimo de taxa de R$ 30,00 para
cada um.
Paixão (R$ 159,90)
- Nos mesmos moldes do “Amor+”, mas com preferência na compra de ingressos.
- Nos mesmos moldes do “Amor+”, mas com preferência na compra de ingressos.
Paixão+ (R$ 199,90)
- Plano com prioridade de compra de ingressos em relação a todos os outros sócios-torcedores, desconto na rede “Movimento por um Futebol Melhor” e possibilidade de inclusão de até três dependentes, diante do pagamento de taxa individual de R$ 30,00.
- Plano com prioridade de compra de ingressos em relação a todos os outros sócios-torcedores, desconto na rede “Movimento por um Futebol Melhor” e possibilidade de inclusão de até três dependentes, diante do pagamento de taxa individual de R$ 30,00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário