sábado, 22 de agosto de 2009

Avaí x Flamengo


Ficha técnica


Estádio: Ressacada, Florianópolis (SC)

Data: 22/8/2009

Hora:18h30 (horário de Brasília)

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Nilson de Souza Monção (SP) e Vicente Romano Neto (SP)

Avaí: Eduardo Martini, Augusto, Rafael, Emerson; Luis Ricardo, Marcus Winícius, Léo Gago, Marquinhos, Muriqui, Eltinho; William - Técnico: Silas

Flamengo: Bruno, Welinton, Rômulo e Ronaldo Angelim; Everton Silva, Willians, Lenon, Everton, Zé Roberto; Denis Marques e Adriano - Técnico: Andrade.

Corrêa, do Dinamo (UCR), fica em segundo plano no Flamengo

Os valores que teria de gastar para trazer Corrêa, do Dinamo de Kiev (UCR) desanimaram um pouco a diretoria do Flamengo. Depois de ter recusada a primeira proposta de empréstimo, o clube passou a procurar novas alternativas, como o chileno Maldonado, que não teria custo, pois está sem clube.

Desde quinta-feira no Rio de Janeiro, o representante de Corrêa, Giuseppe Dioguardi, não conseguiu encontrar-se com a cúpula rubro-negra para definir questões inerentes ao jogador, como salários e tempo de contrato.

- Estou esperando que eles me procurem. O negócio não avançou - disse o empresário, que também não vinha sendo informado a respeito de detalhes das conversas entre os ucranianos e o Flamengo, que negociam diretamente.

A corrida por reforços é fundamental para que a vaga de Kleberson, que só volta a jogar em 2010, seja reposta. Além do volante, há muitos outros jogadores no estaleiro, o que tem complicado as escalações de Andrade.

Aldeia índigena de Alagoas manda força para o Flamengo

(foto: divulgação)


Nestes tempos em que a vitória está difícil de aparecer só mesmo a NAÇÃO para alegrar a própria NAÇÃO. O e-mail e a foto recebi do Carlos. Ele é índio e mora na Aldeia Kariri-Xocó, que está localizada na região do baixo São Francisco, no município alagoano de Porto Real do Colégio, cuja sede fica em frente à cidade sergipana de Propriá.

Seu relato emociona e comprova porque somos diferenciados.

“Os Índios Flamenguistas da Aldeia Kariri-Xocó são índios muito apaixonados pelo seu clube,a paixão vem através de seus pais rubro negros de natureza. A maioria dos moradores aqui da Aldeia torcem pro Mengão.

Quando o MAIS QUERIDO joga, nos reunimos e vamos assistir na casa de nossos familiares, quando vencemos comemoramos até altas horas da noite cantando Toré e quando perde vamos cada um para sua casa tristes, porém sem deixar a confiança abalada.

Temos fome de vencer, somos unidos e venha o que vier enfrentaremos todos juntos. Nossa união é que faz a diferença. A cada passo que o Flamengo dá, nós estamos orando para que ele sempre vença todas as dificuldades, por isso estaremos sempre aqui torcendo de corpo e alma, se for possível até no outro mundo”. Carlos André – Aldeia Kariri Xocó (Porto Real do Colégio-AL)


Flamengo negocia com Maldonado

A diretoria do Flamengo etá negociando com o volante chileno Maldonado. As conversas estão adiantadas e o negócio pode ser fechado, mas o Atlético-MG também está na briga.

Maldonado está sem clube desde que terminou seu contrato com o Fenerbahçe, da Turquia. Ele ainda espera o fechamento da janela de transferência da Europa para, então, acertar com um clube de outro continente.

Adriano alega estar com febre e falta a mais um treino

O atacante Adriano não foi ao treino do Flamengo na manhã deste sábado, no CT de Vargem Grande. De acordo com as informações dadas pelo clube, o jogador ligou para a comissão técnica para dizer que estava com febre e não iria comparecer, até porque estava chovendo. Ele, então, foi orientado a ir para o hotel onde o time se concentra, na praia da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde será medicado.





Já está na hora do Adriano ser punido. Ele vai ao clube quando quer, não treina, por isso anda em campo, perde gols incríveis um péssimo exemplo para os jovens que estão começando. No São Paulo foi expulso por causa dessas atitudes.


Último título

Flamengo Penta Tri-Campeão Carioca

Adriano não era jogador do Flamengo

Time campeão
Bruno, Aírton, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Willians, Ibson, Kleberson e Juan; Erick Flores (Obina, 11'/2ºT) e Emerson (Josiel, 35'/2ºT). Técnico: Cuca

Emerson é vetado pelo departamento médico e não encara o Avaí

A lesão que sentiu na coxa direira durante o confronto do Flamengo com o Cruzeiro na última quinta-feira, no Maracanã, tirou Emerson da partida diante do Avaí, neste domingo, na Ressacada. O atacante fez um teste no treino da manhã deste sábado no Ninho do Urubu. Após dar algumas corridas em volta do gramado, ele seguiu se queixando de dores e foi vetado por precaução.

O técnico Andrade lamentou o desfalque, mas achou melhor mesmo que ele não jogasse.

- É um jogador que faz muita falta, mas não podemos correr o risco de fazer com que a sua lesão fique pior. Conversei com ele, ele disse que ainda estava com um incômodo e preferimos poupar. Tenho certeza que ele queria fazer de tudo para ajudar, mas não podemos correr riscos - disse.

Andrade quebra a cabeça para montar o Fla

Leonardo Moura, David, Fabrício, Aírton, Juan, Everton, Toró, Kleberson, Petkovic e Emerson. O que parece ser a escalação do Flamengo, apenas sem o goleiro, na verdade é o que representa o grande quebra-cabeça que Andrade terá de montar para mandar a campo 11 jogadores e relacionar outros sete para pegar o Avaí, neste domingo.

Entre os “pacientes” do grupo acima, somente Everton e Emerson têm chances de jogar. O primeiro, com dores no tornozelo direito, já treinou na sexta, mas ainda não foi liberado. O outro fez apenas musculação e tratou a coxa direita. Neste sábado, ambos vão fazer uma atividade com bola para definir se jogam.

Léo Moura, Juan, Toró e Kleberson já não teriam condições. Além deles, Fabrício, que foi ao clube, mas mancava muito por um problema no tornozelo esquerdo, foi vetado, e Pet segue fora. Os que sobraram, David - este pode não jogar mais pelo Fla - e Aírton estão suspensos.

Com bom humor, o médico Márcio Tannuri comentou a situação inusitada de lesões.

- Eu diria que há um pequeno hospital no Flamengo - brincou.

Com pouquíssimas opções, Andrade vai improvisar Rômulo na zaga. O volante não joga há cinco meses, mas acredita estar pronto porque conhece bem o clube.

- Estou acostumado com a pressão. Quando fui titular, em 2007, o Flamengo também passava por uma situação assim. Contra o Náutico, por exemplo, estávamos em penúltimo na tabela e vencemos bem. O que aprendi de lá foi que tudo pode mudar - filosofou.

Questionado se poderia ajudar o treinador a montar o time, Rômulo “fugiu” da missão passada.

- Ih, ficou difícil... São muitas lesões, o Andrade está tendo de trabalhar nisso (risos) - comentou.

Para situar o torcedor, aí vai, então, uma prévia dos eleitos por Andrade para começar a sair da má fase: Bruno, Welinton, Rômulo e Angelim; Everton Silva, Willians, Lenon, Fierro e Jorbison (Everton); Maxi (Emerson) e Adriano. De fato, um Mengão bem diferente.


Brasileirão tem briga por título mais acirrada na era dos pontos corridos

Dos times que compõem o G-4 do Brasileiro, três foram derrotados na última rodada. Essa é uma das amostras do equilíbrio do campeonato. Mas a melhor está no fato de que apenas seis pontos separam o primeiro do oitavo colocado. É a menor diferença na tabela desde 2003, na era dos pontos corridos, considerando-se a primeira rodada do returno.

No ano passado, essa distância era duas vezes maior. O Grêmio somava 44 pontos, 12 a mais do que o Coritiba, oitavo colocado. E a briga pela liderança estava morna, já que o vice-líder Cruzeiro vinha cinco pontos atrás.

Na edição deste ano, o Palmeiras - derrotado pelo Coritiba na quarta-feira - tem apenas um ponto de folga na liderança, à frente do São Paulo, que tem 36. Logo atrás, vêm Goiás (35 pontos) e Inter (33, mas com dois jogos pendentes).

Duas rodadas podem ser suficientes para zerar a vantagem do time do Palmeiras sobre o oitavo colocado, o Avaí, que soma 31. Os catarinenses, aliás, são um bom exemplo do equilíbrio entre os times e das mutações na tabela de classificação. Lanterna na décima rodada, a partir daí engatou uma sequência invicta.

O São Paulo foi outro a dar um grande salto, passando da 15ª colocação (na 11ª rodada) para a vice-liderança.

- Vai ser um campeonato ainda mais disputado do que o do ano passado, e mais equipes vão disputar o título. Chegamos ao G-4 e queremos continuar lá. Se ficarmos na liderança, vamos trabalhar para não sair mais - analisou o técnico são-paulino, Ricardo Gomes.

O meia Arouca, comandado por Gomes, também ressaltou o equilíbrio do Brasileirão:

- É o campeonato mais difícil do mundo, porque várias equipes têm condições de buscar o título. Está todo mundo encostado ali.

Das sete edições por pontos corridos desde 2003, a única que mostrou semelhante equilíbrio na metade do campeonato foi a de 2004. Na primeira rodada do returno, o líder Santos somava 44 pontos, um a mais do que o Palmeiras e sete à frente do oitavo colocado, o Corinthians. Num campeonato com 24 participantes, o Peixe tinha 61,1% de aproveitamento. Atualmente, o Palmeiras tem 61,7%.

Programação do futebol - 24 a 30/agosto

O Flamengo enfrenta o Fluminense na quarta pela Sul Americana e o Sto André no sábado, no Maracanã

Dia 24 - Segunda-feira

16h - Vargem Grande

Dia 25 - Terça-feira

15h - Vargem Grande

Dia 26 - Quarta-feira

21h50m - Flamengo x Fluminense

Dia 27 - Quinta-feira

15h - Vargem Grande

Dia 28 - Sexta-feira

15h - Vargem Grande

Dia 29 - Sábado

18h30m - Flamengo x Santo André

Dia 30 - Domingo

Folga

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Rapidinhas do Mengão!

Crianças dão injeção de autoestima em Bruno na Gávea

O grupo de crianças de uma escolinha do Flamengo agitou o treino do Flamengo desta sexta-feira, na Gávea. Da arquibancada, os pequenos rubro-negros incentivaram os jogadores. Um dos mais festejados foi o goleiro Bruno, apontado por eles como o "melhor do Brasil". Situação bem diferente do que a vivida no dia anterior, no Maracanã. Após falhar em um dos gols na vitória do Cruzeiro por 2 a 1, o camisa 1 passou a ser vaiado pela torcida.

A situação piorou quando o jogador demorou na reposição de bola e pareceu provocar os torcedores. Na saída de campo, ouviu xingamentos ao tentar explicar sua atitude. Ele disse que precisava esfriar o time adversário para o Fla não levar "três ou quatro" gols.

Além de Bruno, Petkovic, Juan e Léo Moura, que faziam trabalho físico no campo, foram saudados pelos barulhentos torcedores mirins. Os jogadores responderam com acenos de agradecimento. Os atletas que iniciaram o jogo contra a Raposa fizeram apenas uma atividade na sala de musculação. Os reservas disputaram um coletivo contra a equipe de juniores.

Aleílson fora da Gávea

O atacante Aleílson não está mais treinando no Flamengo. O contrato do jogador acabou e o clube não demonstrou interesse em renová-lo. Ele foi uma aposta do técnico Cuca mas acabou não se firmando.

Jogo rápido

Assim como normalmente acontece nos dias após os jogos, os atletas que iniciaram a partida contra o Cruzeiro fizeram apenas um trabalho na sala de musculação e foram embora. Adriano foi o primeiro a deixar o clube, mas não sem antes parar para uma conversa ao pé do ouvido com o técnico Andrade e distribuir alguns autógrafos.

Na Justiça, Palmeiras vence o Fla na primeira etapa para ter David novamente

O Palmeiras teve ganho de causa na primeira batalha contra o zagueiro David. Na tarde desta sexta-feira, o Tribunal de Justiça de São Paulo derrubou a liminar que desvinculava o atleta do Palmeiras, concedida no início do ano. Agora, o jogador não poderá, a partir de segunda-feira, atuar mais pelo Flamengo, clube que defende por empréstimo, concedido pelo Panathinaikos (GRE). O defensor agora precisa recorrer da decisão para poder voltar a atuar.

O advogado do Flamengo, Michel Assef Filho, disse que vai analisar o caso e estudar uma alternativa para o clube não ser lesado.

- O advogado do David é quem estava tomando conta desta situação, o Flamengo ficou como um mero espectador. Até agora, não tinha nada, mas o cenário mudou. Vou estudar o caso, e se o clube se sentir lesado, vamos tomar uma atitude - disse Assef.

Neste domingo, por ter recebido o terceiro cartão amarelo, David já não jogaria contra o Avaí, às 18h30m (de Brasília), na Ressacada, pela 21ª rodada do Brasileirão.

O imbróglio entre Palmeiras e David teve início nesta temporada. Sem o aval do time paulistano, o atleta acertou a sua transferência para o Panathinaikos, com contrato até 2013. Para conseguir se desvincular do time brasileiro, depois de já ter assinado um novo acordo com o Alviverde até 2010, David alegou que foi coagido. Assim, ele conseguiu uma liminar na Justiça do Trabalho e partiu para a Grécia, sendo posteriormente emprestado ao time carioca. O Verdão, por sua vez, se defende dizendo que não obrigou o atleta a nada e quer seus diretos federativos de volta.

Juan volta a treinar no Flamengo após cirurgia

O Flamengo recebeu uma boa notícia nesta sexta-feira: o lateral-esquerdo Juan voltou aos treinamentos após a artroscopia a que foi submetido no joelho direito.

O jogador foi a campo na Gávea e realizou uma corrida com restrições, controlada pela comissão técnica rubro-negra e pelo departamento médico do clube.

A previsão do Flamengo é que Juan possa voltar a jogar em um prazo que varia entre um mês e um mês e meio, ou seja, provavelmente no fim de setembro ou em meados de outubro.

Rômulo deve ganhar uma chance na equipe

O técnico Andrade terá um grande número de desfalques na partida de domingo, contra o Avaí, na Ressacada. Além de Léo Moura, Juan, Toró e Kleberson, que continuam no departamento médico, o treinador rubro-negro não vai poder contar com David e Airton, suspensos, e Fabrício, que machucou o tornozelo na partida de ontem, contra o Cruzeiro. Emerson, que saiu reclamando de dores na coxa, será reavaliado amanhã. Petkovic e Everton, que desfalcaram o Fla ontem, treinaram hoje à tarde no campo e podem retornar à equipe.

O volante Rômulo, que foi um dos destaques do Flamengo na arrancada no Campeonato Brasileiro de 2007, deve ganhar uma chance como terceiro zagueiro. Depois de uma passagem pelo Figueirense, no início do ano, o jogador retornou ao rubro-negro e agora é uma das opções do técnico Andrade. Rômulo disse que está preparado para voltar a brilhar com a camisa rubro-negra.

-“Estou me sentindo muito bem. Essa oportunidade apareceu no momento certo. Fiz um trabalho muito bom a comissão técnica e chego pronto para essa partida. Estamos vivendo um momento complicado, mas eu estou desde os treze anos no Flamengo e estou acostumado com a pressão. Tenho certeza que temos condições de repetir aquela arrancada de 2007. O time é bom e vamos lutar para subir na tabela”.

Adriano no Sportv

Agenda

O atacante Adriano será o convidado do programa "Bem Amigos", segunda, dia 24, às 21 horas, no Sportv.


Imperador aparece no Flamengo, mas é liberado

O elenco do Flamengo se reapresentou nesta sexta-feira após a derrota para o Cruzeiro, por 2 a 1, na última quinta, no Maracanã, e o atacante Adriano não participou do treinamento.

O Imperador, convocado na quinta para disputar os jogos contra Argentina e Chile pela Seleção Brasileira pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, foi liberado pela comissão técnica rubro-negra.

Adriano foi ao Flamengo, porém após uma conversa com o técnico Andrade deixou a Gávea.

O Rubro-negro trabalha para enfrentar o Avaí, no próximo domingo, às 18h30, pela segunda-rodada do returno do Campeonato Brasileiro.

Fabrício é vetado. Everton e Emerson são dúvida para domingo, contra o Avaí

O zagueiro Fabrício está vetado para a partida do Flamengo deste domingo, às 18h30m, contra o Avaí, em Florianópolis. O jogador machucou o tornozelo direito no jogo contra o Cruzeiro, quinta-feira, no Maracanã, e deixou o campo chorando. Nesta sexta, ele chegou ao clube mancando muito. O técnico Andrade ainda não sabe se poderá contar com Everton (dores no tornozelo direito) e Emerson (dores na coxa direita). Os dois vão treinar no sábado e, caso não sintam dor, viajam com o time.

Fora dos dois últimos duelos por causa de dores na coxa, Petkovic também não terá condições de retornar. A lista de ausências segue com Juan, Toró e Léo Moura. O lateral-direito é o que deve voltar mais rápido: no jogo contra o Santo André (perderá os jogos contra Avaí e Fluminense, pela Sul-Americana). Kleberson só fica à disposição novamente em 2010.

O Flamengo deve entrar em campo no domingo com: Bruno; Wellinton, Rômulo e Ronaldo Angelim; Everton Silva, Lenon, Willians, Fierro e Everton (Jorbison); Emerson (Denis Marques) e Adriano.

Fla desiste de contratar Lima após a realização dos exames médicos

O zagueiro Lima já tinha dado entrevista como jogador do Flamengo, foi ao Maracanã para acompanhar o time no jogo contra o Cruzeiro, na quarta-feira, e era aguardado pela imprensa nesta sexta para a apresentação oficial na Gávea. A notícia que chegou, no entanto, é que o jogador não será mais contratado após o departamento médico realizar os exames médicos. O clube preferiu não divulgar o problema que o atleta tem.

Lima foi anunciado oficialmente na quinta-feira, dia 13 de agosto. O clube do jogador, o Bétis, da Espanha, chegou a publicar em seu site oficial que a negociação ainda não havia sido concretizada. Posteriormente, confirmou a ida do atleta para o Fla.

Confira a íntegra da nota oficial:

“O zagueiro Lima foi examinado pelos médicos do Flamengo e sua contratação não foi recomendada.

Como trata-se de um jogador de outro clube e, por força de sigilo médico, o clube reserva-se o direito de manter em caráter interno a razão do desaconselhamento.


Marcos Braz
Vice-Presidente de Futebol”

Brincando, Pelé pede ajuda do BNDES para os clubes cariocas

Pelé esteve nesta sexta-feira na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no Rio de Janeiro. O Rei presenciou a liberação da verba de R$ 6 milhões para a Prefeitura de Santos, que vai construir o Museu Pelé na cidade. Após a solenidade, o Rei respondeu sobre assuntos recentes do futebol brasileiro e não deixou de lamentar a situação dos times do Rio de Janeiro.

Na Série A, o Flamengo foi derrotado pelo Cruzeiro, quinta, e está em 12º lugar. Botafogo e Fluminense aparecem na zona de rebaixamento, enquanto o vasco disputa a Segunda Divisão. Sorrindo, Pelé sugeriu que o BNDES socorresse os clubes cariocas, que costumam sofrer com problemas financeiros.

- Fico triste com a situação dos clubes do Rio, a dificuldade que eles têm em se manter. Para quem ama tanto o Brasil como eu, é difícil ver o Flamengo, o Fluminense e o Botafogo assim, e o próprio vasco, que foi o primeiro clube a me dar oportunidade de jogar aqui (NR: Pelé jogou um torneio pelo clube em 1957, cedido pelo Santos). Vou ter que falar com o BNDES para arrumar a vida dos jogadores e também desses clubes - disse Pelé, com bom humor.

Agência/AFP

Dupla 'Pelé e Coutinho' versão 2009: Rei do Futebol e o presidente do BNDES

Presente na solenidade, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, brincou com o Rei ao lembrar que estavam reeditando a dupla "Pelé e Coutinho", que fez sucesso no Santos, mas não levou a ideia do Atleta do Século adiante ao comentar o assunto.

- Já recebi muitos pedidos a esse respeito. Mas falando como cidadão, a impressão é de que o futebol brasileiro precisa de um choque de governância. Os clubes precisam virar empresas sérias, com gestão mais responsável. É importante zelar pelo sistema empresarial por trás dos clubes - disse Coutinho.

O BNDES é um órgão do Governo Federal que visa ao financiamento de projetos em diversos segmentos. No caso do Museu Pelé, o banco liberou verba de R$ 6 milhões para a Prefeitura de Santos, responsável pelo projeto. O museu, que ficará localizado no Casarão Valongo, no Centro Histórico de Santos, terá custo total de quase R$ 20 milhões, com ajuda de empresas privadas.

Maracanã pode ser fechado ainda em 2009

No II Seminário Cidades-Sede Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, que acontece no Hotel Windsor, no Rio, a secretária estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins afastou a possibilidade de uso do Maracanã já a partir do início de 2010, tirando assim a chance de sua utilização já no Campeonato Carioca. Segundo ela, as obras no estádio começariam já no mês de dezembro, tão logo acabe o Campeonato Brasileiro.

- É recomendavel que nao se conte com o Maracanã, mesmo que nao seja necessário o seu fechamento integral, fica difícil trabalhar com calendário de jogos no momento em que o estádio precisará estar voltado inteiramente para a Copa de 2014 - disse Márcia.

Com a interdição do Maracanã, Flamengo e Fluminense, principalmente, terão que se desdobrar para escolher onde mandar seus jogos. Em relação aos clássicos, o mais provável é que aconteçam no Engenhão, que será preparado para comportar as torcidas rivais. A secretária aproveitou para aconselhar os times a já se movimentarem para definirem onde jogarão.

- É prudente que os clubes já encontrem outra opção para o Maracanã, pois o idela é que as obras começem os quanto antes - finalizou.

Delair sugere que Zé Roberto mude de ares

Sem conseguir uma sequência de jogos pelo Flamengo, Zé Roberto ainda tenta mudar o panorama de sua passagem pelo clube, pelo menos é o que parece, já que o jogador não quer ser negociado.

- Já tentamos negociar o Zé Roberto com outras duas, três equipes, mas ele quer ficar - disse o vice-presidente, Delair Dumbrosck, antes de opinar, sem meias palavras, sobre o destino do apoiador.

- Eu acho que se ele mudar de ares pode mudar o rendimento dele, mas ele tem contrato com o Flamengo. Fazer o quê?

Delair Dumbrosck mantém otimismo no Brasileirão e conta com Andrade até o fim

Apesar da campanha bastante irregular neste Campeonato Brasileiro, o presidente em exercício do Flamengo, Delair Dumbrosck, continua pensando alto. Na avaliação do dirigente, o clube ainda pode se recuperar na competição e lutar por uma vaga na Libertadores, ou até mesmo brigar pela taça.

Atualmente, o Rubro-Negro ocupa a 12ª posição, com 27 pontos. E vive um grande dilema, com muitos jogadores machucados. Contra o Avaí, o time pode ter até dez desfalques, mas nada que tire o otimismo de Dumbrosck.

- Os desfalques não acontecerão só com a gente, isso está sendo uma eventualidade. Outros times também passarão por isso. Eu continuo dizendo que vamos estar lá no G-4 e ainda podemos disputar o título - disse o dirigente, em entrevista à Rádio Brasil.

O presidente também fez questão de ressaltar que conta com Andrade até o fim do Brasileirão. Para ele, o atual comandante será muito importante neste momento em que os jovens estão sendo cada vez mais utilizados.

- O Andrade tem a convivência com essa garotada que está no elenco profissional. No momento, ele é o mais indicado porque conhece os meninos desde muito novos e sabe lidar com todos ele. É melhor do que termos um medalhão aqui - comentou.

Já ao ser perguntado sobre o atacante Emerson, Dumbrosck não garantiu que o 'xodó' da torcida continuará até o fim do ano. Ele prefere adotar a cautela ao falar sobre a possível volta do jogador para o mundo árabe.

- Aqui nós temos uma ideia do valor pelo qual poderemos liberar o Emerson, mas eu não posso dar esse número, pode ser que os árabes ofereçam um valor acima das minhas expectativas. Tenho que aguardar com tranquilidade.

Esfacelado, Flamengo pode ter até dez desfalques no jogo contra o Avaí


Desfalques


David – suspenso – fora do próximo jogo

Aírton – suspenso – fora do próximo jogo

Fabrício – torção tornozelo direito – será reavaliado

Emerson – dor na coxa direita – será reavaliado

Everton – torção no tornozelo direito – será reavaliado

Petkovic - lesão na coxa direita – fora do próximo jogo

Léo Moura – torção no tornozelo direito – fora dos dois próximos jogos

Juan – operação no joelho direito – volta em outubro

Toró – fratura no pé direito – volta no meio de setembro

Kleberson – luxação no ombro direito – só retorna aos campos em 2010


Possível escalação

Além de Bruno, somente outros três jogadores considerados titulares estarão em campo: Ronaldo Angelim, Willians e Adriano. Na zaga, Welinton deve formar o trio com o Angelim e Willians. Rômulo entraria na cabeça de área ao lado de Lenon. Everton Silva e Jorbison devem permanecer nas alas, e Fierro ou Zé Roberto será o responsável por municiar o ataque formado por Adriano e Dênis Marques.

Andrade e Adriano afinam o discurso para blindar os jovens do elenco

Duas derrotas seguidas, impaciência da torcida e queda na tabela do Brasileiro. Em 12º lugar, com 27 pontos, o Flamengo vê-se às voltas com a incapacidade de repor as peças que perdeu por contusão. Os desfalques se acumulam. Juan, Toró, Kleberson e Léo Moura são constantes. Há ainda os variáveis, casos de Willians, Petkovic e Everton na derrota por 2 a 1 para o Cruzeiro.

Diante do panorama, a responsabilidade sobrou para os jovens. Lenon, Camacho, Jorbison, Galhardo, Bruno Paulo... Quase metade do time de juniores subiu às pressas.

- Temos que ter calma para não queimar nenhum menino. Eles precisam ser poupados. Não temos para onde recorrer, senão aos garotos. Seria o momento de preservá-los, mas não dá – afirmou o técnico Andrade.

Ao mesmo tempo em que reconheceu o enfraquecimento progressivo da equipe por causa dos desfalques, Adriano admitiu que não fez uma boa partida.

- Não estou colocando a culpa nos garotos. Dificulta essa troca porque os jogadores não estão acostumados a jogar da maneira que o time atua. Mas tenho a responsabilidade maior. Eu, Bruno e Emerson somos os mais velhos. Se não for crítico com a minha atuação estarei errado. Eu não fui bem – disse o Imperador.

O Flamengo volta a campo no próximo domingo, contra o Avaí, em Florianópolis.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Angelim acusa arbitragem de favorecer adversários do Flamengo

O zagueiro Ronaldo Angelim não quis saber de analisar muito os erros do time do Flamengo na derrota para o Cruzeiro, por 2 a 1, no Maracanã. Para ele, o principal responsável por mais um fracasso rubro-negro foi o árbitro Rodrigo Martins Cintra, que teria prejudicado os mandantes.

Questiona a respeito da série de desfalques, o camisa 4 até relevou.

- Não tem de reclamar só dos desfalques, não. É preciso lembrar da arbitragem. Houve falta no Everton Silva no gol de empate deles. Aí tivemos que sair para o jogo. São quatro vezes, por baixo, que eles (juízes) "tomam" o jogo da gente: Goias, São Paulo, Palmeiras e hoje. Vamos ver com a diretoria se há alguma providência em vista - detonou Angelim.

Andrade pode ter até mais cinco baixas contra o Avaí, domingo

Se a vida de Andrade não estava lá muito calma, é agora que o treinador vai ver o que é dificuldade para escalar o time com o que terá em mãos. Depois da derrota para o Cruzeiro, nesta quinta-feira., além de tantos outros que já estavam entregues ao departamento médico, mais cinco poderão poderão ser desfalques contra o Avaí, domingo, na Ressacada.

O ala-esquerdo Everton nem mesmo jogou, pois foi vetado com dores no tornozelo, e Jorbison entrou em seu lugar. Ele será reavaliado nesta sexta. Durante a partida, Emerson foi substituído com um problema na coxa direita. Já Fabrício saiu chorando de campo, aparentemente com lesão no tornozelo direito.

E ainda há os suspensos. Aírton e David serão baixas do sistema defensivo por terem recebido o terceiro cartão amarelo frente a Raposa. Em compensação, pelo menos, Willians estará de volta. Outro que pode ter condições é Petkovic, que recupera-se de leve lesão no coxa esquerda.

Vale lembrar que Léo Moura, Juan, Toró e Kleberson seguem fora.

Brasileirão 2009: classificação e próximos jogos

Time PG J V E D GP GC SG
Palmeiras 37 20 10 7 3 31 18 13 62%
São Paulo 36 20 10 6 4 29 21 8 60%
Goiás 35 20 10 5 5 37 28 9 58%
Internacional 33 18 10 3 5 32 22 10 61%
Atlético-MG 33 19 9 6 4 34 24 10 58%
Corinthians 31 20 9 4 7 25 24 1 52%
Barueri 31 20 8 7 5 40 29 11 52%
Avaí 31 20 8 7 5 30 24 6 52%
Grêmio 28 20 8 4 8 33 23 10 47%
10º Vitória 28 20 8 4 8 29 30 -1 47%
11º Santos 28 19 7 7 5 32 31 1 49%
12º Flamengo 27 20 7 6 7 29 33 -4 45% o melhor do Rio
13º Cruzeiro 24 19 7 3 9 20 28 -8 42%
14º Atlético-PR 24 20 7 3 10 22 31 -9 40%
15º Coritiba 22 20 6 4 10 27 32 -5 37%
16º Santo André 21 20 5 6 9 23 30 -7 35%
17º Náutico 21 20 5 6 9 24 37 -13 35%
18º Botafogo 20 19 4 8 7 26 32 -6 35%
19º Fluminense 15 20 3 6 11 21 33 -12 25% ridículos, 2ª divisão
20º Sport 13 20 3 4 13 25 39 -14 22%


Próximos jogos

21ª Rodada

Data Hora Local Mandante


Visitante

22/8 18h30 Palestra Itália Palmeiras
x
Internacional

22/8 18h30 Bruno J. Daniel Santo André
x
Coritiba

22/8 18h30 Ilha do Retiro Sport
x
Vitória

23/8 16h Pacaembu Corinthians
x
Botafogo

23/8 16h Arena da Baixada Atlético-PR
x
São Paulo

23/8 16h Olímpico Grêmio
x
Atlético-MG

23/8 16h Maracanã Fluminense
x
Barueri

23/8 18h30 Serra Dourada Goiás
x
Santos

23/8 18h30 Mineirão Cruzeiro
x
Náutico

23/8 18h30 Ressacada Avaí
x
Flamengo

Flamengo 1 x 2 Cruzeiro

Ficha técnica

Gols
Flamengo: Emerson, aos 32min do 1º tempo
Cruzeiro: Diego Renan, aos 7min, e Fabrício, aos 24min do 2º tempo

Polêmicas
Lance que deu origem ao primeiro gol do Cruzeiro, que gerou reclamações dos flamenguistas. Enquanto os mineiros comemoravam o tento de empate, os mandantes protestavam pedindo a marcação de uma falta de Diego Renan sobre Everton Silva

Ponto Forte do Flamengo
Atuação destacada de Emerson, que enquanto esteve em campo, foi o responsável pelas jogadas mais perigosas de ataque, carimbou o travessão em uma finalização e deixou a sua marca ainda no primeiro tempo. Já na etapa final, sofreu com uma lesão, tentou atuar no sacrifício e acabou sendo substituído

Ponto Forte do Cruzeiro
Reação da equipe na etapa final, quando passou se soltar, tocar mais a bola no campo do Flamengo e conseguiu os gols que garantiram a vitória no Maracanã

Ponto Fraco do Flamengo
Adriano, ridículo. Mal fisicamente, anda em campo, foi o principal culpado pelo 2º gol do Cruzeiro. Tinha condições de fazer o gol e foi desarmado pelo adversário

Ponto Fraco do Cruzeiro
Atuação apática nos minutos iniciais, período em que foi dominado pelos mandantes e pouco criou para ameaçar a meta de Bruno

Personagem do jogo
Bruno, goleiro do Flamengo, bastante vaiado e xingado pelos torcedores rubro-negros

Comentários sobre o jogo
"O jogador não vive só de glórias e quando o time está em uma situação como esta, é normal os protestos. Passamos por turbulência, oscilações no Campeonato Brasileiro. Mas não posso me abalar porque o time precisa de mim", do goleiro Bruno, em entrevista ao Sportv, enquanto deixava o gramado e ouvia a ira dos torcedores flamenguistas

Esquema Tático do Flamengo
3-5-2
Diego, David, Fabrício e Ronaldo Angelim; Everton Silva, Aírton, Lenon, Fierro (Camacho) e Jorbison (Rafael Galhardo); Emerson (Maxi) e Adriano; técnico: Andrade

Esquema Tático do Cruzeiro
3-5-2
Fábio; Gil, Leonardo Silva e Thiago Heleno (Jancarlos): Marquinhos Paraná, Fabrício, Henrique, Gilberto (Dudu) e Diego Renan; Thiago Ribeiro (Soares) e Kléber; técnico: Adilson Batista

Cartões Amarelos
Flamengo: David, Everton Silva, Airton e Fabricio
Cruzeiro: Gil, Jancarlos e Thiago Ribeiro

Árbitro
Rodrigo Cintra (SP)

Auxiliares
Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP)

Local
Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Público
12.273 pagantes (14.312 presentes)

Renda
R$ 185.795,00

Lances do 2º tempo, Flamengo 1 x 2 Cruzeiro


49' TempoFim de jogo. A torcida do Flamengo vaia bastante o time.
46'Flamengo O Flamengo termina o jogo com um jogador a menos.
45'Flamengo LesãoFabrício deixa o gramado chorando. O jogador recebeu pancada forte de Kléber.
45'Cruzeiro Dudu avança e chusta rasteiro pela direita, mas Bruno defende com tranquilidade.
44' TempoQuatro minutos de acréscimo.
43' O técnico do Botafogo, Estavam Soares, está no Maracanã acompanhando a partida.
42'Flamengo Cartão amareloAirton também recebe advertência.
41'Cruzeiro Cartão amareloJancarlos é punido.
40'Flamengo E o goleiro Bruno segue bastante vaiado pelos torcedores.
38'Flamengo Torcedores do Flamengo brigam na arquibancada.
38'Cruzeiro Jancarlos cobra falta de longa distância diretamente para fora.
38'Flamengo Cartão amareloFabrício comente falta em Kléber e é punido.
37'Cruzeiro impedimentoCruzeiro tenta se manter no ataque. Dudu bate escanteio curto, recebe a devolução, mas está em posição irregular.
34'Flamengo Camacho chuta da entrada da área, mas o arremate é fraco e Fábio defende sem qualquer problema.
32'Flamengo O goleiro Bruno é vaiado pela torcida do Flamengo.
29'Cruzeiro SubstituiçãoSai Gilberto, entra Dudu.
29'Flamengo LesãoSai Emerson, aplaudido, entra Maxi, vaiado.
28'Flamengo LesãoEmerson insistiu em seguir em campo, mas não tem condições de continuar na partida.
26'Flamengo Cartão amareloEverton Silva recebe punição.
24'Cruzeiro GolSoares entra em velocidade na área, mas adianta demais a bola e Bruno afasta de carrinho. O rebote fica para Fabrício, que chuta de longe para marcar em bola defensável.
24'Cruzeiro GolGOOOLLL DO CRUZEIRO!!!
23'Flamengo Adriano é lançado em velocidade contra Gil, leva vantagem inicialmente, mas acaba desarmado pelo rival antes de entrar na grande área.
22' O jogo perde ritmo. Nenhuma das duas equipes consegue criar jogadas de perigo contra seu oponente.
20'Flamengo LesãoEmerson pede um tempo para o banco de reservas para saber sua situação.
20'Flamengo LesãoEmerson dá pique pela esquerda do ataque, mas sente a coxa esquerda.
18'Cruzeiro SubstituiçãoSai Thiago Ribeiro, entra Soares.
16'Flamengo SubstituiçãoEntra Rafael Galhardo, sai Jorbison.
13'Flamengo SubstituiçãoSai Fierro, entra Camacho.
10'Flamengo Emerson recebe pela esquerda do ataque, cruza rasteiro, mas Leonardo Silva intercepta.
8'Flamengo Everton Silva avança pela direita do ataque, entra na área, mas demora a finalizar e é bloqueado por Henrique.
6'Cruzeiro GolFabrício encontra Diego Renan na no bico da grande área pela esquerda - após Gilberto fazer corta-luz. O lateral se enrosca com Everton Silva, leva vantagem e chuta rasteiro, por baixo de Bruno.
6'Cruzeiro GolGOOOLLL DO CRUZEIRO!!!
5'Flamengo O time do Flamengo ainda não se reencontrou em campo, está postado na defesa.
4'Cruzeiro O Cruzeiro inicia o segundo tempo buscando o ataque.
2'Cruzeiro Jancarlos solta a bomba de fora da área e Bruno faz a defesa em dois tempos.
0' TempoRecomeça o segundo tempo no Maracanã.
Intervalo
Flamengo O Flamengo é o mesmo.
Cruzeiro SubstituiçãoSai Thiago Heleno, entra Jancarlos.