O diretor de marketing do Flamengo, Frederico Luz, e Carlos Moreira, da
Wisekey, empresa suíça de segurança digital, revelaram nesta
segunda-feira, em seminário de negócios de futebol na zona sul do Rio, a
criação de uma rede social rubro-negra que passará a funcionar nas
próximas semanas. Será um aplicativo que poderá ser usado em
computadores, tablets ou celulares e a intenção, em um futuro próximo, é
integrar todos os serviços do clube nesse ambiente digital. A empresa
presta serviços semelhantes a clubes como Real Madrid e Barcelona.
- Isso é um momento importante em que o Flamengo entra na plataforma
móvel, oferecendo uma ferramenta flexível para os nossos torcedores
interagirem com o clube. Estamos entrando no mundo moderno, no mesmo
ambiente de Barcelona e Real Madrid, o que dá também um toque de
modernidade. Acreditamos muito no potencial dessa ferramenta para
desenvolver a relação com os nossos torcedores e ao longo do tempo ir
colocando os produtos do Flamengo, uma vez que o torcedor terá uma
identidade digital protegida e poderá interagir em um ambiente
totalmente rubro-negro - disse Luz.
Carlos Moreira, por sua vez, explicou que, ao contrário de ambientes
como o Facebook, a intenção não é armazenar dados dos usuários. Ele
explicou que, justamente por se tratar de uma empresa de segurança
digital, a prioridade é proteger os dados dos torcedores.
- É um projeto de criação de indentidade digital diretamente
interligada ao clube. (Para) devolver o sócio ao clube. O Facebook
apanha todo o conteúdo e monetiza o torcedor, com essa tecnologia é o
clube que monetiza o torcedor. É o primeiro projeto no Brasil. Isso irá
ao ar nas próximas semanas. O torcedor poderá seguir o movimento social
de todos os jogadores, poderá vender ingressos ou outras operações
dentro da rede. Como somos uma empresa de segurança, o nível de
segurança dessa aplicação permite esse tipo de transação. Não é um banco
de dados, porque não controlamos dados, ao contrário do Facebook.
Questionado sobre as projeções para a plataforma, ele explicou:
- O Flamengo tem 40 milhões de torcedores e estabelecemos o clube como
prioridade para nós. O do Barcelona por exemplo é um dos top 10 entre os
aplicativos de esporte no mundo. Só agora, com a contratação do Neymar,
o aplicativo teve um milhão de downloads. Esse aplicativo ficará em um
sistema mundial e o nosso objetivo é ter 40 milhões de aplicativos
baixados. O Facebook fatura US$ 5 bilhões para um bilhão de identidades.
Se você calcular por aí, dá para imaginar o que isso pode representar
para o Flamengo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário