sábado, 26 de junho de 2010

Diego Maurício espera chance no Fla

Artilheiro no sub-20 do Fla, Diego Maurício busca seu espaço diante da escassez de atacantes que o Flamengo pode viver nas primeiras rodadas depois do recesso da Copa do mundo. O garoto, que sexta-feira fez 19 anos, é um misto de ansiedade e motivação. “Estou trabalhando forte e aprimorando a parte física, técnica e também a psicológica. Meu objetivo é aproveitar essa oportunidade”, disse Diego.

O jogador estreou como profissional diante do Grêmio Prudente, em maio. Sofreu pênalti e ajudou o time, mas não pôde garantir uma continuidade. Com a eminente saída de Vagner Love, Diego Maurício e Paulo Sérgio se tornam os únicos atacantes de origem no elenco. Vinicius Pacheco costuma jogar improvisado no setor.

Para Diego Maurício, o técnico Rogério Lourenço tem um papel fundamental, é uma espécie de pai. “Ele me conhece da época da divisão de base. Sempre me deu todo respaldo e é um paizão mesmo”, disse ele, que também conta com outro ‘paizão’ no Fla. “É o Bruno! Ele dá aquela dura quando tem que dar, mas está sempre me dando conselhos”, revelou.

O atacante também aproveitou para avisar os torcedores que enxerga longe e quer ajudar o Flamengo. “A torcida sabe que estou trabalhando forte e só penso no dia 14, ma volta do Brasileiro. Estamos todos focados num só objetivo: o título”.

Enquanto os russos do CSKA continuam inviabilizando a permanência de Love, a diretoria atua com cautela em busca de nomes que possam atuar no setor. A última proposta, de cerca de $22 milhões por 50% dos direitos federativos de Love, foi recusada essa semana. Apesar da resposta negativa, a diretoria não pretendem desistir de manter o Artilheiro do Amor.


'Caso Bruno' deixa dirigentes do Flamengo apreensivos




O desaparecimento da estudante Eliza Samudio, ex-namorada do goleiro Bruno, está deixando dirigentes do Flamengo apreensivos. Ela não faz contato com amigos ou familiares desde o dia 5.

Alessandra Wilke, delegada que investiga o caso em Contagem, disse que telefonemas anônimos denunciaram que Eliza teria sido agredida e morta no sítio de Bruno em MG e que o corpo teria sido escondido. O goleiro e mais dois amigos são suspeitos de envolvimento no caso.

Dayane Souza, atual esposa de Bruno, foi detida para prestar esclarecimentos na noite de sexta-feira, mas foi liberada. Bruno deve ser ouvido no inquérito na próxima semana.

Segundo a polícia, Eliza Samudio seria a mãe de um filho de Bruno fora do casamento. Amigas dela teriam dito em depoimento que a jovem se preparava para se mudar do Rio de Janeiro para Belo Horizonte. Ela teria sido convidada por Bruno para morar em Minas com o filho. O bebê de quatro meses foi encontrado em uma casa e encaminhado a um abrigo.

A presidente Patricia Amorim e o executivo de futebol Zico informaram que não vão se pronunciar sobre o assunto e que o Flamengo vai disponibilizar seu departamento jurídico. Apreensivos, dirigentes do clube passaram o sábado tentando conseguir mais informações sobre o caso. A única palavra oficial do clube veio de Michel Assef Filho, advogado do Rubro-Negro e do atleta.

- Mandei um representante do meu escritório para Contagem. Ele deve retornar neste sábado ou domingo ao Rio. Assim que tiver as informações oficiais, vou me pronunciar. Mas, lógico, estou trabalhando com algumas hipóteses. Estão saindo muitas informações na imprensa que eu preciso confirmar. Mas o Bruno vai continuar treinando e jogando normalmente - disse Michel, que também defendeu o goleiro no ano passado, quando Eliza acusou o jogador de espancá-la.

Bruno treinou na manhã deste sábado no Ninho do Urubu, mas avisou por intermédio da assessoria de imprensa do clube que não comentaria o caso. Depois, teve um encontro com Michel Assef e outros advogados.

Assef disse ao Jornal Nacional que Bruno está a disposição para prestar esclarecimentos e revelou que o goleiro e a ex-namorada haviam chegado a um acordo sobre a questão da paternidade nos últimos dias.

Em 2008, Bruno se envolveu em uma confusão no mesmo sítio. Naquela ocasião, após um jogo contra o Atlético-MG pelo Campeonato Brasileiro, ele e outros jogadores do Flamengo organizaram uma festa e contrataram oito prostitutas. O atacante Marcinho teria se desentendido com uma das meninas e a agredido. Duas prostitutas prestaram queixa contra o jogador e fizeram exame no IML.

Bem perto do Flamengo, Val Baiano avisa: 'A cobrança começará em casa'

Enquanto a situação de Vagner Love segue cada vez mais complicada, o Flamengo corre atrás de Val Baiano para o ataque. O centroavante, inclusive, já rescindiu o contrato com o Monterrey, do México, na expectativa de acertar com o Rubro-Negro. Com propostas de clubes como Grêmio, Atlético-MG e Sport, por exemplo, ele diz que abriu mão de contratos mais vantajosos financeiramente para acertar com os cariocas.

- Se eu fechar com o Flamengo é a realização de um sonho. Minha família toda é flamenguista e a cobrança vai começar em casa. Tive outras propostas, mas dei a preferência para o Flamengo, até por um valor menor.

De acordo com o procurador do atleta, o ex-zagueiro Gonçalves, foi apresentada uma contraproposta ao diretor executivo Zico, que levará até a presidente Patrícia Amorim os valores do negócio. Mas Gonçalves acredita em um desfecho positivo nos próximos dias.

- Está tudo bem encaminhado e estou aguardando uma resposta do Zico, mas a diferença do valor que queremos para o que o Flamengo apresentou é pequena – disse o ex-jogador.

O jogador, de 29 anos, espera formar dupla com Vagner Love no ataque, apesar da situação difícil. O empréstimo do atacante termina no dia 10 de julho e o CSKA só aceita libera-lo por R$ 33 milhões. Sem ele, o clube contará apenas com Diego Maurício e Paulo Sérgio para a posição.

- Estou torcendo para o Vagner Love ficar. Ele é um grande jogador. Não estou falando nem como possível reforço, mas como torcedor mesmo. Tomara que ele fique.

Como se trata de uma transferência internacional, Val Baiano só poderá atuar em 8 de agosto, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Corinthians, no Pacaembu.



Polícia investiga Bruno por sumiço de estudante

Depois de Adriano e Vagner Love se envolverem em casos de polícia nos últimos meses, o goleiro Bruno é protagonista de nova polêmica. As Polícias do Rio de Janeiro e Minas Gerais investigam o desaparecimento da estudante Eliza Samúdio, de 25 anos, que teria um filho de quatro meses com o goleiro.

Segundo informações do Jornal 'O Dia', Eliza está desaparecida há três semanas e a Polícia de Contagem (MG) acredita que ela esteja morta. Bruno será chamado para depor, já que a investigação começou após uma denúncia de que a estudante teria sido violentamente espancada dentro de um sítio que pertence ao goleiro.

Para piorar, na última sexta a ex-esposa de Bruno, Dayane Souza, foi presa em flagrante com uma criança, supostamente filho de Bruno e Eliza, no apartamento de uma amiga na cidade mineira. Dayane conseguiu liberdade provisória na Justiça e o bebê foi levado para o conselho tutelar da cidade mineira.

O goleiro do Flamengo não se manifestou sobre o caso.


Zico vem desbravando o Ninho do Urubu

Conforme o prometido em sua apresentação como diretor executivo de futebol do Flamengo, Zico vai tratando do Ninho do Urubu como se fosse o quintal de sua casa. Diariamente, o Galinho caminha pelo CT e observa as possibilidades de obras para o espaço.

Na quinta-feira, o dirigente também se reuniu com atletas das categorias de base em um dos campos do Ninho do Urubu e conversou com jogadores, coordenadores e comissão técnica durante mais ou menos meia hora.

A missão no Ninho do Urubu não é das mais simples, mas a diretoria rubro-negra espera ter melhoras significativas no local até o fim do ano. Embora as dificuldades sejam inegáveis, Zico está confiante em um aproveitamento cada vez maior do CT a longo prazo.


Val Baiano é uma das opções de Zico para suprir carência no ataque do Fla

Carente no ataque e prestes a perder Vagner Love, o Flamengo passa a tentar contratar Val Baiano. O atacante de 29 anos passou o primeiro semestre no Monterrey, do México, depois de rescindir contrato com o Grêmio Prudente, no começo de janeiro.

Zico elogiou o jogador e confirmou a tentativa de acordo nos próximos dias. Val Baiano também interessa ao Grêmio.

- Ele é um artilheiro, se não me engano só perdeu para o Adriano no ano passado, e o Flamengo tem interesse em todo jogador que é artilheiro - comentou o dirigente, referindo-se aos 18 gols do atacante no Brasileirão de 2009, marca inferior apenas aos 19 do Imperador e de Diego Tardelli.

O Galinho, no entanto, deixou claro que Val Baiano não é a única opção da diretoria no momento.

- Existem ainda algumas possibilidades, estamos esperando algumas coisas serem definidas. Quando houver algo mais concreto vamos passar para todo mundo - disse Zico.



O adeus a cada dia mais próximo: Love falta pela segunda vez seguida

A cada dia que passa, Vagner Love fica mais longe da Gávea. Depois de duas recusas do CSKA por propostas do Flamengo, o atacante não compareceu pela segunda vez seguida ao treinamento. A ausência do atleta ainda não foi justificada.

O seu sumiço acontece logo após saber que os russos não aceitaram a contraproposta do Flamengo pela sua compra, praticamente selando que ele não deve ficar mais no clube. Os russos só aceitam vendê-lo por R$ 33 milhões, for a da realidade rubro-negra. O contrato termina no dia10 de julho.

Enquanto isso, o restante do elenco treinou forte no Ninho do Urubu na manhã deste sábado. A novidade ficou por conta de Petkovic. O meia voltou a treinar com bola e participa do trabalho tático comandado por Rogério Lourenço. O sérvio não participava de uma atividade com bola desde o dia 2 de junho, quando sofreu uma entrada dura de Pierre no tornozelo esquerdo, no jogo contra o Palmeiras, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.





CSKA não pretende mesmo liberar Vagner Love



O CSKA (RUS) não pretende mesmo ceder mais Vagner Love ao Flamengo. Seus dirigentes argumentam que no meio do ano passado, quando o atacante bateu o pé para voltar ao Brasil, havia uma proposta de 22 milhões de euros do Stuttgart (ALE). A história, embora não convença os rubro-negros, dá mostra de como é aguardada a volta do jogador.



Contrato de Zico é questionado no Flamengo


O presidente do Conselho Fiscal do Flamengo, Leonardo Ribeiro, afirma que o modelo de contrato adotado pelo clube com Zico é uma bomba-relógio. Segundo ele, não há como justificar que Zico seja diretor-executivo do Flamengo e receba pagamento dos patrocinadores. “Se ele não for registrado como funcionário, como vai assinar pelo clube”?



Projeto de novo estatuto pretende tirar o gesso do Fla


O projeto de reforma de estatuto do Flamengo vai propor mudança nos poderes do clube. O clube tem cinco conselhos que atuam em todas as áreas. A diretoria quer poder decidir sem aprovação prévia dos conselhos, que passariam a ter um caráter mais fiscalizador. Quem decidirá será o Conselho Deliberativo no segundo semestre.


Correa pode ser apresentado na próxima semana e já jogar em julho

A resposta oficial do Dínamo de Kiev da proposta feita por Correa que foi enviada na noite da última quinta-feira deve sair ainda neste fim de semana. Existe uma preocupação da diretoria rubro-negra e dos representantes do jogador para que todo o processo seja feito de maneira rápida e antes do fim do mês. Tudo para que o volante, que pode ser apresentado na próxima semana, já possa jogar em julho.

Correa tem vínculo com o Atlético-MG até o dia 30. Por conta disso, a movimentação é de fazer com que o empréstimo de Correa ao Flamengo seja feito diretamente do clube mineiro ao invés do Dínamo. Dessa forma, a operação ficaria configurada como uma transferência nacional. Com isso, o volante já poderia atuar em julho, nos cinco jogo que o Flamengo faz no Brasileiro (Botafogo, Atlético-GO, Avaí, Internacional e vasco).

Se a negociação não for realizada até o dia 30, aí a operação seria internacional, já que o empréstimo seria do clube ucraniano para o Flamengo. Ou seja, Correa só poderia jogar a partir do dia 2 de agosto, como qualquer outro reforço que venha do exterior.

Para a negociação ser sacramentada ainda em junho, os representantes do jogador já agilizaram tudo com o Dínamo e com o Atlético-MG. Mas eles aguardam a resposta oficial ucraniana da proposta de empréstimo de um ano que o Flamengo fez. O valor da operação será de US$ 200 mil (cerca de R$ 360 mil) e todas as bases salariais já foram acertadas. Se tudo for resolvido antes do dia 30, Corre já poderá ser apresentado na próxima semana e seguir para Itu com a delegação rubro-negra, que viaja na manhã da próxima terça-feira.


Paulo Sérgio quer voltar a ser a 'joia' de 20 milhões de euros

Titular no primeiro coletivo comandado por Rogério Lourenço durante a intertemporada do Flamengo, Paulo Sergio está tendo uma oportunidade de recomeçar a sua curta e oscilante carreira profissional. Lançado aos 17 anos no time principal, o atacante ganhou fama, contrato de grande promessa do futebol brasileiro, mas desapareceu após ser pouco aproveitado na Gávea e no Figueirense. Reintegrado ao elenco por conta da falta de atacantes, o Dindo, como é conhecido, sonha justificar toda a expectativa que foi criada em cima do seu nome.

Revelado nas divisões de base do Flamengo, Paulo Sérgio, que está com 21 anos, se destacou nos juniores e, em 2007, passou a ser aproveitado no time profissional, impulsionado pelo otimismo do então vice de futebol, Kléber Leite, que o apontava como uma joia do clube. Tanto que a sua renovação de contrato, em 2007, expôs essa condição. O ex-dirigente colocou uma multa rescisória de 20 milhões de euros (cerca de R$ 44 milhões), um vínculo de cinco anos (que vai até dezembro de 2012) e enchia a boca para elogiá-lo.

Inicialmente, Dindo mostrou qualidade e chegou a ser convocado para a seleção brasileira sub-20 por Rogério Lourenço. Mas foi sumindo, até chegar a ser encostado pelo Flamengo. Com poucos atacantes no elenco (apenas Diego Maurício, Vinícius Pacheco e com Vagner Love de saída), o atual treinador rubro-negro resolveu resgatar Paulo Sérgio, dando uma espécie de segunda chance a ele depois dos percalços na carreira. Afinal, o jogador perdeu espaço na Gávea e também não justificou a fama no Figueirense.

- Vamos analisar o jogador. Diante da nossa situação, não posso abrir mão das opções que o Flamengo tem para o ataque, e o Paulo Sergio ainda tem contrato. Então essa é mais uma oportunidade que o clube está dando a ele - disse Rogério, para tentar apontar os fatores de Paulo Sérgio não ter ido bem profissionalmente.

- De repente, foi o momento do time. Mas também tem a questão da transição dos juniores para o profissional… Eu acho que foram vários fatores. Até mesmo um pouco da falta de maturidade. Mas ele saiu do Flamengo, viu a realidade em outro clube… Acho que hoje está voltando mais experiente e tendo a consciência melhor do que é jogar pelo Flamengo. Sei do seu potencial e queremos que ele aproveite essa oportunidade que está chegando - afirmou o treinador.

Paulo Sergio concorda em boa parte com o que Rogério falou. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, o atacante expôs os motivos do seu sumiço na carreira, mostrou confiança em reapresentar o futebol que encheu os olhos de muita gente e disse que quer voltar a ser valorizado como na época em que teve sua multa rescisória foi estipulada em 20 milhões de euros.

- Sei que hoje preciso recuperar o meu prestígio. Mas eu sei do meu potencial, onde posso chegar e vou lutar para conquistar meu espaço. Sou centroavante e preciso fazer gols. Quem sabe um dia eu volto a valer isso tudo aí ? - brincou Paulo Sérgio.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista do atacante que tem 27 jogos profissionais pelo Flamengo e três gols anotados.


GLOBOESPORTE.COM: O que aconteceu que você surgiu como uma nova estrela das divisões de base e depois desapareceu?
PAULO SÉRGIO:
Eu comecei a aparecer profissionalmente em 2007. Tive algumas chances, mas nunca uma sequência de jogos. Tive uma lesão no ombro e depois disso não tive mais chances. Então o Flamengo me emprestou ao Figueirense, em maio de 2009. Depois que eu voltei de lá, em dezembro, me apresentei ao Flamengo, em janeiro, para saber qual seria minha situação. Treinei durante dois dias, mas aí meu nome não estava na lista para fazer a pré-temporada com todo mundo, em Porto Feliz. De lá para cá fiquei parado. Cheguei a treinar um pouco com os juniores, mas acabei sendo encostado sem ninguém falar nada. Fiquei chateado de terem feito isso sem darem uma justificativa, mas agora estou tendo uma nova oportunidade e espero ser aproveitado pelo Rogério. Vou batalhar para isso acontecer.

Mas por que você foi afastado? Acha que não conseguiu aproveitar as oportunidades que teve entre os profissionais?
Eu procuro essa resposta até hoje. Não sei o porquê disso ter acontecido. No começo, fiquei um pouco chateado com o Andrade, mas depois eu vi que isso faz parte da carreira e que são coisas da vida. Mas se você for buscar, vai ver que não tive tantas oportunidades assim. Sequência mesmo de jogos eu não tive. É aquilo de não conseguir render entrando uma vez ou outra. Jogador precisa de sequência para ser avaliado, analisado... Estou desde dezembro sem jogar. Podem me colocar para eu jogar e eu não ir bem. Aí o que vão dizer? É preciso pegar ritmo, confiança… E isso só vem tendo sequência.

Muita gente diz que você não soube aproveitar as chances que teve, que também não teve tanta cabeça e cometeu alguns excessos… O que você pode dizer sobre isso? Como está o Paulo Sérgio com 21 anos?
Posso ter errado em algumas coisas. Mas hoje com certeza estou mais maduro, tanto no lado pessoal quanto no profissional. Minha cabeça é outra. Passei a dar valor a muitas coisas: o fato de morar na sua cidade, jogar por um clube de maior expressão… Defender o Flamengo é uma grande honra e passei a dar mais valor a isso depois que fui emprestado para disputar a Série B pelo Figueirense. Também morei sozinho, passei por algumas dificuldades… Hoje estou mais maduro e, retornando ao Flamengo, vejo tudo isso como um recomeço da minha carreira. Vou me dedicar para poder ter mais chances e ajudar o time.

E como você vê essa desconfiança da torcida com relação ao ataque do Flamengo para o Brasileiro? Tirando o Vagner Love, que ainda não sabemos se ficará no clube, o ataque só tem você, Vinícius Pacheco e Diego Maurício.
Para conquistar uma competição como essa é preciso ter elenco. Sabemos que a diretoria está trabalhando em sigilo e que vão chegar as contratações para o ataque. E precisa mesmo. Mas eu vejo como positiva essa mistura de jogadores mais experientes, vindos de fora, com os mais jovens, revelados pelo clube. Eu vou ser mais profissional do que eu fui, vou mostrar que sou um jogador de grupo e que posso ser aproveitado. Estou aqui para ajudar e para mostrar que posso fazer isso.


Fierro: 'Quer algo melhor do que ganhar do Brasil?'

Gonzalo Fierro já está no Flamengo há dois anos, tempo suficiente para conhecer bem o futebol brasileiro. Por isso, foi dos mais requisitados para falar do confronto das oitavas de final entre as duas seleções, na próxima segunda-feira, no Estádio Ellis Park, em Joanesburgo. Ele rasgou elogios ao Brasil, mas lembrou que esta é uma boa chance para o Chile subir um degrau no futebol mundial.

- É um jogo decisivo, o Chile precisa ganhar. E quer algo melhor do que ganhar do Brasil? Enfrentar um time poderoso como esse vai ser muito importante para nós, um grande desafio. A expectativa dos nossos torcedores é muito grande e vamos lutar por essa vitória.

Fierro destacou o sistema ofensivo do Brasil como o ponto alto da seleção e disse que os chilenos vão estudar uma forma de superá-lo.

- Todo o time do Brasil é forte, com jogadores experientes e de grande nível. O ataque é muito rápido e habilidoso e ainda há a subida do Maicon pela direita, sempre uma grande arma. A comissão técnica do Chile é muito preparada, já tem vídeo de todos os jogos do Brasil na Copa e de jogos anteriores também. Vamos passar o sábado e o domingo estudando.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Correa mostra empolgação ao falar do Flamengo

Ainda resta chegar a documentação de Correa, assim como disse o diretor executivo de futebol do Flamengo, Zico, mas o volante já pensa como jogador do Flamengo. Em entrevista exclusiva ao site oficial do clube, ele mostrou estar ansioso para encontrar antigos companheiros e para entrar no ritmo de jogo para ajudar o Rubro-negro já na partida contra o Botafogo, na reestreia do Campeonato Brasileiro, no dia 14 de julho.

Elogiado pelo Galinho de Quintino, Correa agradeceu as palavras de apoio e se apresentou ao torcedor rubro-negro. Ele explicou como se sente mais à vontade em campo, mas ressaltou que pode cumprir outras funções, caso seja a vontade do treinador Rogério Lourenço.

"Fico feliz com os elogios que recebi, principalmente do Zico. Minha função é segundo volante mesmo, mas posso atuar como primeiro ou até mais avançado. Já cumpri essas funções por onde passei e não vejo problema em jogar em qualquer uma das três", disse Correa.

Sobre sua condição física, Correa, que há pouco tempo deixou de integrar o elenco do Atlético Mineiro, onde estava emprestado, não mostrou preocupação. O jogador revelou que está aprimorando sua forma individualmente e espera que, em pouco tempo, já esteja pronto para entrar em campo.

"Eu não estou parado. Sei que não é a mesma coisa, mas estou trabalhando sozinho para manter a forma. Acredito que em duas semanas estarei pronto para jogar, caso o treinador queria contar comigo", afirmou o volante.

E se já é conhecido do maior ídolo do clube, já que atuou no futebol europeu enquanto Zico treinava o CSKA, da Rússia, Correa também tem conhecidos no elenco rubro-negro.

"Já joguei com o Michael, Love e David, no Palmeiras. Com o Michael, joguei também no Dínamo. Mas o restante do elenco eu também conheço. Cansei de jogar contra todos que estão aí. Me lembro que ano passado, no Atlético, brigamos durante bom tempo ali, no topo da tabela", comentou Correa, elogiando bastante a força do Flamengo.

"Esse grupo não foi campeão à toa ano passado. Mostrou sua capacidade e acredito muito em mais uma boa campanha. Com a força da torcida, a presença do Zico, que dá credibilidade a qualquer projeto, e a dedicação dos jogadores, o Flamengo tem tudo para levar a taça novamente", finalizou, sem antes enaltecer o manto sagrado.

"Jogar no Flamengo é um privilégio para qualquer um. Comigo não é diferente".



Copa do Mundo 2010


Próximos jogos


sáb, 26/06/2010
11:00 Uruguai 2 x 1 Coreia do Sul
15:30 Estados Unidos 1 x 2 Gana

dom, 27/06/2010
11:00 Alemanha 4 x 1 Inglaterra
15:30 Argentina 3 x 1 México



Dirigente explica que Love faltou ao treino porque teria passado mal

A ausência de Vagner Love do treino matinal desta sexta-feira, no Ninho do Urubu, ainda não foi justificada. Mas a diretoria do Flamengo já soube qual teria sido o motivo da falta do atacante. O gerente de futebol, Isaías Tinoco, foi informado que o jogador passou mal e que ele deve comparecer normalmente à atividade marcada para a manhã deste sábado, no centro de treinamento, em Vargem Grande.

- O Vagner ainda não justificou, mas ficamos sabendo que ele não se sentiu bem na última noite. Ele já havia deixado um dos treinos desta semana, quando choveu, tossindo muito… Então vamos esperar que ele se apresente neste sábado para ser examinado e se explicar pessoalmente – afirmou Tinoco.

Com a ausência de Vagner Love nesta sexta-feira, Rogério Lourenço escalou Paulo Sérgio e Vinícius Pacheco como dupla de ataque no primeiro coletivo do time desde a paralisação do Brasileiro. A presença do atacante está sendo aguardada no treino deste sábado, marcado para às 9h (horário de Brasília), mas ele ainda não está confirmado na intertemporada de treinos em Itu. Com contrato terminando no próximo dia 10, o atacante não deve continuar na Gávea. Apesar das tentativas do Flamengo, o CSKA não vai liberá-lo por menos de 15 milhões de euros (algo em torno de R$ 33 milhões). Valor fora da realidade rubro-negra.


Com situação contratual delicada, Juan está nos planos de Rogério

A possibilidade de perder Juan não está nos planos de Rogério Lourenço. Nas próximas semanas, o Flamengo deve receber uma proposta oficial de um clube europeu pelo lateral-esquerdo, que atravessa situação contratual delicada. Por isso, o treinador já se posicionou a favor de que tudo seja resolvido para que o jogador continue fazendo parte do grupo rubro-negro.

Com contrato até dezembro de 2010, Juan está a poucos dias de estar possibilitado legalmente de assinar um pré-contrato com qualquer outro clube sem que o Flamengo receba qualquer valor por uma negociação. Afinal, estaria a seis meses do fim do seu vínculo. Por conta disso, a diretoria rubro-negra já iniciou conversas para renovar com o lateral. Mas, por enquanto, não houve qualquer fato mais concreto neste processo, até pelo fato de as prioridades do clube serem no sentido das contratações.

- Já começamos a conversar e o Flamengo sinalizou pelo interesse na permanência do Juan. Mas até agora nenhuma proposta financeira foi levada até o jogador e as conversas não foram concretizadas – disse Eduardo Uram, empresário do jogador, admitindo que as sondagens dos clubes europeus podem se tornar propostas oficiais.

- Mas até agora não houve nada. Juan tem contrato até dezembro e vai cumprí-lo normalmente – disse Uram.

Mas engana-se quem pensa que o Flamengo está fazendo pouco caso da situação. O técnico Rogério Lourenço foi muito firme ao comentar a possibilidade de perder o lateral-esquerdo e disse que a diretoria já tem cuidado do assunto.

- A importância dele é muito grande. Ele faz parte daquele conjunto de jogadores que forma uma base do Flamengo: Leonardo Moura, Angelim, Bruno, Pet e Love. É um jogador fundamental para o Flamengo e, na minha opinião, um dos melhores do Brasil na posição. Não pensamos nessa possibilidade (dele sair) até porque trazer um jogador do nível dele é muito difícil. Sei que esta situação está mais com a parte jurídica, mas acho que está tudo sob controle – disse Rogério Lourenço.

Presidente do Flamengo é cotada para ser vice de Serra

O candidato do PSDB à presidência, José Serra, ainda continua com a indecisão sobre a escolha do vice.

Após pesquisa apontar a candidata do PT, Dilma Rousseff, na frente, Serra consulta líderes influentes para decidir.

Entre os nomes cotados está o de Patrícia Amorim, presidente do Flamengo e ex-nadadora 28 vezes campeã brasileira, segundo informou o jornal "Estado de São Paulo".

Serra estaria querendo mais detalhes sobre Patrícia, que poderia ser a novidade da campanha.

A presidente do Flamengo chegou a ser vereadora no Rio por três mandatos pelo PSDB.


Cielo 'ignora' Phelps e vê Paris Open como preparação para Pan-Pacífico

Principal atleta brasileiro na atualidade, o nadador Cesar Cielo(Flamengo) voltará a cair na piscina neste fim de semana, para a disputa do Paris Open. Ao seu lado estarão os principais nomes do esporte no mundo, entre eles Michael Phelps. Porém, o campeão mundial e olímpico ignora os duelos e pensa apenas em se preparar para o Pan-Pacífico.

"O Paris Open é um teste em altíssimo nível para o Pan-Pacífico. Com os franceses, a prova fica no nível de Mundial, eleva a adrenalina. Sigo pensando em nadar para 21 segundos os 50 m e para 48 segundos os 100", avaliou Cielo.

"Ainda estou meio pesado dos treinamentos. Vou estar um pouco mais descansado no seccional da Geórgia, em julho, mas vou estar pronto mesmo em agosto, para o Pan-Pacífico [Em Irvine, nos Estados Unidos]”, prosseguiu Cielo.

O brasileiro, campeão mundial nos 50 m e 100 m livres, deverá ter a companhia do americano Michael Phelps na disputa dos 100 m. Pelo menos por enquanto o principal nome da natação está confirmado nesta prova pelos organizadores do evento. Além dele, os franceses Fred Bousquet e Alain Bernard, principais rivais de Cielo no momento, também estão confirmados.

"Não vejo o Paris Open como um duelo com o Phelps. Nem com o Bernard. Ele está treinando para o Europeu e eu para o Pan-Pacífico. O duelo vai ficar para o Mundial de piscina longa, no ano que vem. É claro que é importante ganhar e eu quero ganhar", prosseguiu Cesar Cielo.

O brasileiro, além de ter vencido o Mundial nos 50 m e 100 m, também subiu ao lugar mais alto nos 50 m realizados nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, além de ter obtido a medalha de bronze nos 100 m. O atleta atualmente defende o Flamengo.

Brasil 0 x 0 Portugal

Ficha técnica

Ponto Forte de Portugal
Marcação de todos os jogadores atrás da linha da bola, neutralizando todas as armas ofensiva do Brasil

Pontos Fortes do Brasil
Disposição em campo e a atuação razoável de Nilmar

Ponto Fraco de Portugal
Isolou Cristiano Ronaldo na frente

Ponto Fraco do Brasil
Controle emocional: entrou em jogo de provocações com os portugueses

Personagem do jogo
Felipe Melo, sacado antes do intervalo por desentendimentos com Pepe

Esquema Tático de Portugal
4-3-3
Eduardo; Ricardo Costa, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Coentrão; Pepe (Pedro Mendes), Raul Meireles (Miguel Veloso) e Tiago; Danny, Cristiano Ronaldo e Duda (Simão)
Técnico: Carlos Queiroz

Esquema Tático do Brasil
4-2-3-1
Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva e Felipe Melo (Josué); Daniel Alves, Júlio Baptista (Ramires) e Nilmar; Luís Fabiano (Grafite)
Técnico: Dunga

Cartões amarelos
Portugal: Duda, Tiago, Pepe e Coentrão
Brasil: Juan, Luís Fabiano e Felipe Melo

Árbitro
Benito Archundia (México)

Local
Moses Mabhida, em Durban


Ataque do Mengão tem Paulo Sérgio e Pacheco no coletivo

O primeiro coletivo do Flamengo durante a paralisação do Brasileiro por conta da Copa do Mundo aconteceu na manhã desta sexta-feira, poucas horas antes de o Brasil enfrentar Portugal, na África do Sul. Apesar de não ter nenhum reforço à disposição e um ataque desfigurado, Rogério Lourenço quis começar a observar a futura formação que deve enfrentar o Botafogo, dia 14 de julho, no Maracanã. Mas a principal novidade ficou por conta da ausência de Vagner Love, que não compareceu ao Ninho do Urubu.

Até o momento, o atacante não justificou a sua ausência da atividade, que estava marcada para começar às 8h30m (horário de Brasília). O seu “sumiço” acontece um dia depois dele saber que o CSKA não aceitou a contraproposta do Flamengo pela sua compra, praticamente selando que ele não deve ficar mais no Flamengo. Os russos só aceitam vendê-lo por R$ 33 milhões, valor utópico para a realidade rubro-negra. O seu contrato termina no próximo dia 10.

Diante desta situação, a dupla de ataque da atividade foi formada por Paulo Sérgio e Vinícius Pachecho. Além de Love, outro jogador renomado não participou da atividade. Com dores no tornozelo esquerdo, fruto de uma pancada sofrida no jogo contra o Palmeiras, dia 02 de junho, Petkovic vem treinando separadamente, pois ainda sente dores no local.

Outras situações também chamaram a atenção. A primeira é que Rogério escalou David entre os titulares, apesar de o contrato do zagueiro terminar no próximo dia 30 e ainda não existir uma definição com relação à sua renovação. A outra questão foi a entrada do Camacho no meio de campo. Por fim, o treinador não manteve o esquema com três zagueiros como o que foi visto contra o Goiás, no último dia 5, no Maracanã. Dessa maneira, os titulares jogaram com Bruno, Leonardo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Maldonado (Antônio), Willians, Camacho e Michael; Paulo Sérgio e Pacheco.

Os reservas treinaram com Marcelo Lomba, Rafael Galhardo, Jean e Welinton (Fabrício); Everton Silva, Rômulo, Toró, Fernando e Rodrigo Alvim; Diego Maurício.

O coletivo terminou com os titulares perdendo por 2 a 1. Os gols dos reservas foram marcados por Diego Maurício e Fabrício, com Pacheco descontando. Vale ressaltar que Toró e Fernando estão suspensos dos próximos dois jogos. O diretor-executivo, Zico, esteve no Ninho do Urubu e acompanhou a atividade na beira do campo.


Saída de Love já é considerada certa nos bastidores da Gávea

A única chance de Vagner Love continuar no Flamengo é se a diretoria conseguir realizar um milagre. O CSKA já deixou claro que só libera o jogador, cujo contrato termina no próximo dia 10, por R$ 33 milhões. Um valor utópico para a realidade financeira de um clube que mal consegue pagar as suas contas. Por isso, a saída do atacante já é dada como certa por muita gente de dentro e de fora da Gávea.

Membros da diretoria ainda sonham em conseguir convencer os russos e Zico chegou a dizer que pretende conduzir o assunto pessoalmente, seja com um representante russo que viria ao Brasil ou com algum rubro-negro indo para Moscou. Apesar de mais essa tentativa, há quem garanta que a saída de Vagner Love é inevitável. E os fatos apontam para isso.

O CSKA já recusou duas propostas oficiais do Flamengo. Na primeira, a diretoria, que diz ter um grupo de investidores ajudando, ofereceu 5 milhões de euros (cerca de R$ 11 milhões) para comprar o atacante. Os russos negaram e responderam que só o vendem por 15 milhões de euros (cerca de R$ 33 milhões). Veio, então, a contraproposta rubro-negra: os cinco milhões de euros, mais percentuais de jogadores, totabilizando algo em torno de R$ 22 milhões por 50% dos direitos econômicos do jogador. A nova negativa veio na última quarta-feira, jogando um balde de água fria e de realidade nos mais otimistas.

Apesar da vontade de Vagner Love ser de permanecer na Gávea, o CSKA só vai aceitar liberá-lo pela quantia divulgada. Não quer outros jogadores. E também não tem pressa em realizar qualquer tipo de operação, uma vez que o mercado ainda está se aquecendo e os clubes europeus só devem se movimentar após a Copa do Mundo. Ou seja, eles não têm pressa para definir a situação e não vão sacramentar a operação com o primeiro interessado. Até agora o Flamengo foi o único a fazer uma proposta oficial. O Hamburgo, da Alemanha, chegou a sondar os russos, que deram a mesma resposta: o atacante custa 15 milhões de euros.

Por conta desta indefinição, a comissão técnica ainda não tem a certeza se o atacante viajará com a delegação para Itu no início da próxima semana.


Fla anuncia a contratação de Correa por empréstimo de um ano

A última coisa necessária para sacramentar a contratação de Correa foi realizada na noite desta quinta-feira. O Flamengo enviou a proposta oficial por um empréstimo de um ano ao Dínamo de Kiev e já anunciou a contratação do volante. A confiança vem do fato de o empresário do jogador, Giuseppe Dioguardi, já ter deixado o acerto apalavrado com o clube ucraniano, que aguardava apenas do envio deste documento.

Por isso, o dirigente rubro-negro que vinha conduzindo a negociação anunciou a contratação de Correa. O vice de finanças, Michel Levy, esteve reunido na Gávea até o início da madrugada para redigir a proposta ao lado de representantes de Correa.

- No fim dessa noite, finalizamos e concretizamos a negociação com o Correa. Já enviamos o documento para o Dínamo, que já havia deixado tudo acertado. Como o restante já foi resolvido, já consideramos o Correa como jogador do Flamengo – explicou Levy, que já havia acertado as bases salariais com o jogador.

O Flamengo deve desembolsar US$ 200 mil (cerca de R$ 360 mil) pelo empréstimo de um ano com Correa, que conta com a aprovação do diretor-executivo Zico e do técnico Rogério Lourenço. Como o volante ainda tem contrato com o Atlético-MG até o próximo dia 30, ele só deverá ser apresentado em julho.



quinta-feira, 24 de junho de 2010

Copa do Mundo 2010!


Próximos jogos

sex, 25/06/2010
11:00 Coreia do Norte 0 x 3 Costa do Marfim
11:00 Portugal 0 x 0 Brasil
15:30 Suiça 0 x 0 Honduras
15:30 Chile 1 x 2 Espanha

Flamengo muda de estratégia para manter Love

O Flamengo tem demonstrado muito esforço para que o atacante Vagner Love permaneça na Gávea. Para que o final desta história seja feliz, o time rubro-negro resolveu traçar uma nova estratágia. Agora, a negociação - que até então estava sendo feita por envios de fax - será realizada pessoalmente.

Zico, diretor executivo de futebol do clube, afirmou que estuda a possibilidade de enviar um representante do Flamengo para a Rússia para conversar com o CSKA.

"Estamos tratando e fazendo todo o esforço possivel para ficar com ele. Todo mundo sabe que o problema é financeiro. Estou conversando com representante da época do CSKA. Ele esta tentando uma autorização do clube par vir ao Brasil, ou ir para lá conversar com eles. É sempre melhor pessoalmente. Dependendo do que for conversado, vamos fazer uma nova proposta", disse.

Rapidinhas do Mengão!

Zico brinca com o neto Felipe no Ninho do Urubu

Depois de uma manhã de trabalho, Zico teve seus minutinhos de diversão em família, nesta quinta-feira, no Ninho de Urubu. A rápida passagem de seu neto Felipe trouxe alegria ao diretor-executivo, que chutou algumas bolas para ele em um dos campos do centro de treinamento, em Vargem Grande. Quem também brincou com o garoto por alguns minutos foi o goleiro Bruno, que não mediu esforços para animar Felipe. Sob olhares do vovô coruja, o camisa 1 se jogou no chão algumas vezes para defender com elasticidade os chutes do neto de Zico.

O Ganso da Gávea

Nas brincadeiras entre os jogadores, Ronaldo Angelim ganhou um apelido que o compara a um novo talento do futebol brasileiro. O zagueiro passou a ser chamado de Ganso pelos companheiros.

- O pessoal diz que eu jogo parecido com ele, mas é só no rachão – brincou Angelim.


Gringos à parte

Petkovic e Maldonado tiveram atenção especial nos treinos desta quinta-feira. O volante trabalhou à parte integralmente. Já o apoiador tem tido pouco contato com a bola por conta das dores no tornozelo esquerdo. Pela manhã, Pet treinou a parte física junto com o grupo, mas à tarde trabalhou separadamente.

- Ainda não estou 100% e por isso estou evitando a bola. Quando eu bato certo nela, não dói meu pé. Mas quando eu bato errado, aí dói – brincou Pet.


Angelim defende três zagueiros e elogia Jean

O zagueiro Ronaldo Angelim, já projetando o retorno do Flamengo ao Campeonato Brasileiro, posicionou-se a favor do esquema com três jogadores, principalmente após a chegada do zagueiro Jean. O Mengão volta a atuar pela competição no próximo dia 14, quando enfrenta o Botafogo.

"Sempre minha opinião é por três zagueiros, mas isso é o Rogério que decide. Estamos preparados para acatar a opção dele. O importante é chegar bem treinado com boa forma física. Assim podemos fazer bons jogos. Facilita jogar com três porque a marcação melghora um pouco", opinou.

Em relação a Jean, Angelim disse não saber se o novo reforço será seu companheiro na zaga titular, mas fez vários elogios ao jogador, de 30 anos.

"Rogério que vai definir. Todos estão treinando bem. Durante a temporada ele vai fazer algumas avaliações. Deve haver alguns jogos treino e assim ele definirá a equipe que vai começar. Já o vimos jogar no São Paulo e vai nos ajudar muito aqui. Ele está se preparando para fazer grande um campeonato junto com a gente, já que a competição é longa e difícil. A característica dele é um pouco diferente do David e isso é importante para nós. Espero que não só ele como todos os zagueiros cheguem bem para dar segurança ao time", encerrou.


Rogério comanda mini-coletivo no Ninho

O Flamengo concluiu seu quarto dia de treinamentos no Ninho do Urubu. Após uma manhã de treinamentos físicos, os jogadores disputaram um mini-coletivo, em campo de dimensões reduzidas, na parte da tarde. Com as balizas posicionadas nas linhas de cada grande área, o técnico Rogério Lourenço dividiu o grupo em duas equipes, que se enfrentaram.

Os desfalques ficaram por conta de Maldonado e Petkovic, que estão fazendo trabalhos à parte para tratarem lesões. Maldonado realizou uma sessão de exercícios na academia, enquanto Petkovic trabalhou a parte física no campo.

O grupo se reapresenta na sexta-feira (25.06), às 8h30, no Centro de Treinamentos, para realizar mais um trabalho físico. As atividades serão apenas no turno da manhã, assim como no sábado, às 9h. No domingo, os jogadores ganham folga, para na próxima semana embarcarem rumo a Itu, no interior de São Paulo, onde farão a segunda parte da intertemporada.


Correa comemora liberação do Dínamo de Kiev

O Twitter serviu, nesta quinta-feira, para trazer boas notícias ao Flamengo. Correa e seu empresário, Giuseppe Dioguardi, comunicaram que o Dínamo de Kiev já aceitou emprestar o jogador para o futebol brasileiro novamente. Com isso, basta apenas uma proposta oficial rubro-negra para que o volante acerte um contrato de um ano.

O GLOBOESPORTE.COM apurou que o valor da operação será de cerca de US$ 200 mil (algo em torno dos R$ 360 mil). Mas para a negociação ter êxito, o Flamengo precisa enviar a proposta oficial aos ucranianos o mais rápido possível, já que o Cruzeiro também está de olho em Correa.

- Ainda bem que tudo foi resolvido com o Dínamo, entramos num acordo bom para os 2 lados. Agora é aguardar e ver o que acontecerá. Negociações... – escreveu Correa em seu Twitter.

Seu empresário fez a mesma coisa.

- Recebemos oficialmente a permissão do Dynamo de Kiev para negociar o reempréstimo do Correa com Flamengo – escreveu Giuseppe Dioguardi.

A comemoração do volante e do seu empresário tem uma justificativa. É que o Dínamo não estava disposto a liberar o jogador se ele não prolongasse seu contrato por mais um ano. Mas esse assunto foi contornado e o clube ucrâniano já afirmou que aceita emprestar Correa pelos R$ 360 mil. Como entre o Flamengo e o jogador já está tudo resolvido, sua contratação deve ser anunciada no início da próxima semana.


CSKA rejeita contraproposta do Fla e permanência de Love fica distante

Em cinco minutos de conversa, na manhã desta quinta-feira, no Ninho do Urubu, foi possível perceber que Zico e Vagner Love não falaram sobre algo animador. E, de fato, o assunto não deve ter sido dos melhores, pois o CSKA rejeitou a contraproposta de cerca de R$ 22 milhões por 50% dos direitos econômicos do atacante, cujo contrato termina no próximo dia 10. Mesmo assim, o Flamengo deve continuar tentando manter o jogador na Gávea e deve formular uma nova oferta nas próximas horas.

Os russos responderam, na última quarta-feira, que não aceitam vender metade dos diretos de Love por cerca de R$ 11 milhões, mais o percentual de alguns jogadores rubro-negros (totabilizando algo em torno de R$ 22 milhões). Não houve maiores detalhes na resposta dada. Ou seja, ficou subentendido que o CSKA só aceita negociar o atacante por R$ 33 milhões, como informou quando recusou a primeira proposta do Flamengo.

- O CSKA rejeitou porque achou baixa. Mas o Flamengo deve fazer uma nova oferta. Zico deve tratar tudo diretamente com o clube lá – confirmou Evandro Ferreira, empresário de Vagner Love.

Na manhã desta quinta-feira, o diretor-executivo chamou o jogador para uma conversa assim que o treino físico terminou. Durante cerca de cinco minutos, Zico falou durante boa parte do tempo, sempre gesticulando. O atacante ouviu tudo atentamente durante, assentindo positivamente com a cabeça, mas com a expressão fechada.

O GLOBOESPORTE.COM não conseguiu contato telefônico com o dirigente no início desta tarde. Segundo informações, Zico estava em uma solenidade. O vice de finanças, Michel Levy, que também participa da negociação, não atendeu ao telefone.

Com a permanência de Love ainda mais distante, o Flamengo aumenta seu drama ofensivo. O atual elenco só conta com apenas três jogadores que podem jogar no ataque: Vinícius Pacheco, Diego Maurício e Paulo Sérgio.

Petkovic lamenta eliminação sérvia da Copa do Mundo da África

Na última quarta-feira, Petkovic treinou mais cedo que os companheiros para ser liberado e poder assistir ao duelo entre Sérvia e Austrália. A inesperada derrota e a consequente eliminação da Copa do Mundo foram comentadas pelo apoiador na manhã desta quinta-feira, no Ninho do Urubu.

Para o sérvio, a seleção de seu país mostrou uma grande evolução no Mundial, mas acabou perdendo para ela mesma por conta das oportunidades desperdiçadas. Afinal, se vencesse a Austrália, a Sérvia estaria classificada para as oitavas de final.

- É uma lástima grande até pelo o que o time apresentou no primeiro tempo. Tivemos a chance de matar o jogo, o time foi superior, mas infelizmente as chances não se concretizaram em gol. A Alemanha fez o seu dever de casa e a Sérvia não. Por isso, estamos voltando mais cedo para a casa - disse Petkovic.

Orgulhoso da participação da Sérvia na Copa do Mundo, principalmente por conta da histórica vitória contra a Alemanha, o apoiador fez um balanço geral do que viu.

- Não conheço a maioria dos jogadores da Sérvia, mas vi um time de verdade, com muita disciplina e organização. Características que faltavam à seleção anteriormente. Mas talvez tenha faltado um craque para decidir os jogos. Mesmo assim, fico contente (com a participação) porque mostramos confiança - disse o sérvio.


Rapidinhas do Mengão!

Jogo da seleção brasileira pode mudar viagem do Mengão

O jogo entre Brasil e Portugal, na próxima sexta-feira, pode acabar alterando o planejamento inicial da viagem rubro-negra para Itu. É que se a seleção brasileira vencer ou empatar, jogará as oitavas de final da Copa do Mundo na tarde de segunda-feira, praticamente no mesmo horário em que o Flamengo programou de viajar para Itu. Se isso realmente acontecer, Rogério Lourenço deve adiantar um pouco a saída do Rio de Janeiro.

- Já vamos ter treinado pela manhã e ninguém vai querer perder um jogo como esses. Seria chata a situação de o Brasil estar disputando uma oitavas de Copa do Mundo e todo mundo no avião sem poder acompanhar. Então seria o caso de viajarmos um pouco mais tarde. Se o Brasil ficar em segundo do grupo (G), aí o jogo será na terça e já estaremos em Itu – explicou Rogério.


Mais elogios

A chegada de Renato Abreu já foi elogiada por diretoria e jogadores. Na última quarta-feira foi a vez de Rogério Lourenço comentar sua impressão sobre a contratação do apoiador, que só se apresenta em agosto.

- É um jogador versátil, de muita qualidade e já demonstrou isso por onde passou. Foi vencedor aqui no Flamengo e tem identificação com a torcida. É um ótimo nome – elogiou o treinador.


De olho na base

Ao invés de acompanhar o treino dos profissionais na tarde da última quarta-feira, no Ninho do Urubu, Zico optou por observar de perto o jogo dos juniores contra o Botafogo, no CFZ, pelo segundo turno do Carioca da categoria. Apesar da derrota por 1 a 0, o diretor-executivo saiu satisfeito com o que viu.

- O Flamengo não jogou mal. Gostei da movimentação e poderíamos ter vencido o jogo também. Tivemos um pênalti desperdiçado (por Juninho), pressionamos, mas não conseguimos – disse Zico.

Férias

O vice-presidente geral, Hélio Ferraz, deve viajar para Miami e para a Europa nos próximos dias. Mas não será para tratar de assuntos ligados ao Flamengo. O dirigente vai a passeio com a família.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Flamengo tenta contratação de Ariel, do Coritiba

O atacante argentino Ariel entrou na lista de reforços do Flamengo para a sequência do Campeonato Brasileiro. Em litígio com o Coritiba, o jogador pode sair do time paranaense a qualquer momento e, assim, figurar no elenco do time carioca.

O argentino chegou a ser cogitado em Fluminense e vasco, mas as negociações não evoluíram, sendo que o time tricolor optou pelo acerto com Emerson.

Além de Ariel, o Flamengo ainda sonha com também atacante Éder Luís, mas as negociações com o Benfica não estão ao gosto dos dirigentes do clube. Vendo as renovações de Toró e Maldonado emperradas, o clube tenta o volante Correa, ex-Palmeiras e Atlético-MG.

Até o momento, o Flamengo acertou apenas com o zagueiro Jean, ex-São Paulo e Corinthians, e com o meia Renato Abreu, que já defendeu o clube.


Confiança no poderio ofensivo dos laterais

Um está na Gávea desde 2005. O outro, chegou no ano seguinte. Mas os dois, desde que começaram a jogar juntos, não perderam mais seus postos de titulares absolutos da equipe do Flamengo. Treinadores chegaram e foram embora, reformulações de elenco e comissão técnica aconteceram, mas Leonardo Moura e Juan seguem intactos nas laterais direita e esquerda, respectivamente, do Rubro-Negro.

Motivos para isso não faltam. Basta olhar os números de cada um vestindo o Manto Sagrado. Léo já disputou 279 jogos com a camisa rubro-negra, tendo marcado 37 gols, dado 51 assistências e conquistado cinco títulos (três estaduais, uma Copa do Brasil e um Brasileirão. Juan tem o mesmo número de conquistas, só que com 229 jogos, 32 gols e 62 assistências.

"Acho muito complicado outro time ter laterais como o Leo e o Juan. Normalmente, vemos ou o lateral-direito muito bom ou o esquerdo, mas dois no mesmo nível e em um nível tão alto é importante. São jogadores de muita qualidade e que, com certeza, são fundamentais ao Flamengo", explicou o treinador Rogério Lourenço.

No que depender da vontade dos laterais, ambos seguirão na Gávea por muito tempo, para construirem uma história ainda maior com o manto.

"Espero ficar aqui muito tempo e acredito que o Juan também. Vamos continuar fazendo de tudo para ajudar o Flamengo", afirmou.

Preocupação com o ataque – Se Leonardo Moura e Juan, juntos, tem 113 assistências e são considerados ótimas armas para o setor ofensivo rubro-negro, Rogério Lourenço ainda conta com a chegada de reforços para executar o trabalho de empurrar as bolas para as redes. O treinador confia na renovação de Vagner Love, elogia os jovens Diego Maurício e Paulo Sérgio, mas espera contratações para dar ainda mais qualidade ao setor.

"O setor que preocupa mais é o ataque, sem dúvidas, não só em qualidade como em quantidade. Temos poucos jogadores. Apenas o Diego, que é jovem, e o Paulo Sérgio, que acabou ganhando esta oportunidade. Com certeza é o setor com mais carência e temos como prioridade manter o Vagner Love", finalizou Rogério.


Rogério Lourenço é atração do primeiro recreativo

Depois dos trabalhos físicos e dos treinos técnicos, enfim, os jogadores do Flamengo puderam disputar seu primeiro recreativo na tarde desta quarta-feira, no Ninho do Urubu. E o resultado foi elástico. A equipe de colete, com David, Vagner Love e Ronaldo Angelim, goleou o time sem colete, de Vinícius Pacheco, Juan, e do técnico Rogério Lourenço, que se arriscou com a bola no pé, por 7 a 1.

Como de costume, os jogadores brincaram bastante depois da 'pelada'. David, que já havia até dado uma de goleiro em cobranças de pênalti antes do início do chamado rachão, ironizou muito os adversários e foi apoiado pelos companheiros de time, como o jovem lateral-direito Galhardo.

"Eles nem tocaram na bola, não deu para eles não", brincou.

O time de Juan e Vinícius Pacheco, no entanto, terá um importante reforço a partir de agosto: Renato Abreu, um dos criadores da rivalidade entre as equipes nos recreativos.

"Essa rivalidade é antiga. Na verdade, o Renato Abreu e o Arroz que fizeram estes times. Daquela época, ficamos apenas eu e o Léo Moura aqui", explicou Ronaldo Angelim.

Rogério Lourenço, zagueiro vigoroso e que foi campeão brasileiro pelo Flamengo em 1992, lamentou que não esteja com a antiga forma.

"Foi complicado, viu? Não jogava há muito tempo...", finalizou.


Rogério ressalta importância dos treinos técnicos

Os primeiros dias de trabalho do Flamengo nesta intertemporada estão sendo divididos entre atividades físicas e técnicas. Por isso, o treinador Rogério Lourenço ainda não comandou nenhum treinamento tático. A ideia da comissão técnica é deixar a equipe bem preparada, tanto na parte de condicionamento como no entrosamento e nos fundamentos, para depois trabalhar as situações de jogo.

"Estamos aproveitando este tempo para trabalharmos mais a parte técnica e física. Queremos deixar o grupo bem preparado para, em Itu, quando tivermos uma ideia melhor de com quem vamos poder contar durante a temporada, trabalharmos mais a parte tática e colocarmos a equipe em ritmo de jogo", afirmou.

Apesar disso, Rogério não esconde que já está pensando em como escalar o Flamengo no retorno ao Brasileirão, no dia 14 de julho, contra o Botafogo. Ele ainda não sabe, por exemplo, se terá jogadores como David, Maldonado e Vagner Love, que terão os contratos vencendo em breve.

"Claro que já pensei em armar o time com estes jogadores e sem eles. Vamos ver. Temos um tempo para trabalhar. Contratamos o Jean para a defesa, o Renato, que tanto pode jogar mais recuado como mais avançado, e vamos procurar fazer o melhor para o Flamengo nestes próximos dias", explicou o treinador, que confia no trabalho da diretoria para a contratação de reforços.

"Sabemos que esse tipo de coisa pode demorar, mas como venho falando, é melhor que demore e contratemos jogadores de qualidade do que fazer as coisas com pressa. É claro que pretendo ter uma equipe pronta na intertemporada, mas vamos aguardar. O trabalho está sendo bem feito pela diretoria", encerrou.


Copa do Mundo 2010


Próximos jogos


qui, 24/06/2010
11:00 Eslováquia 3 x 2 Itália
11:00 Paraguai 0 x 0 Nova Zelândia
15:30 Dinamarca1 x 3 Japão
15:30 Camarões 1 x2 Holanda



Adriano e Aírton se encontram no treino do Flamengo

Com autorização do Roma, Adriano está realizando um recondicionamento físico no Flamengo antes de iniciar a temporada italiana. O atacante começou o trabalho na tarde desta quarta-feira, no Ninho do Urubu, e acabou encontrando um outro importante jogador na conquista do Brasileiro de 2009. Aírton, que está de férias no Rio de Janeiro, foi ao centro de treinamento, em Vargem Grande, e assistiu de perto ao trabalho técnico comandado por Rogério Lourenço.

Na última segunda-feira, Adriano foi ao Ninho do Urubu visitar os ex-companheiros e pedir para usar as instalações rubro-negras durante as férias. Liberado por Zico, o atacante deu início ao trabalho com Daniel Jouvin, um dos preparadores físicos do Flamengo. O Imperador chegou ao Ninho do Urubu quase uma hora depois das 15h, horário em que estava marcada a atividade dos rubro-negros.

Antes de se direcionar à academia, Adriano caminhou até o campo e acabou se encontrando com Aírton, que também está de férias. Boa parte do grupo foi cumprimentar o jogador do Benfica antes de iniciar o trabalho técnico.

O único que não participou desta atividade foi Petkovic, que treinou mais cedo e foi liberado para assistir ao jogo da Sérvia contra a Austrália, pela Copa do Mundo. O grupo volta a treinar em tempo integral nesta quinta-feira, também no Ninho do Urubu.


Jogo da Sérvia antecipa treino de Petkovic no Flamengo

De olho na luta da Sérvia por uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo, Petkovic treinou antes de seus companheiros, nesta quarta-feira, no Ninho do Urubu. O sérvio, que irá comentar a partida contra a Austrália para o SporTV, deixou o CT rubro-negro por volta de 15h10m, enquanto os demais jogadores chegavam para a atividade marcada para 15h30m.

Nesta quarta, Petkovic passou por testes físicos que não pôde realizar anteriormente, com o restante do elenco, por conta das dores no tornozelo esquerdo. O meia se machucou no jogo contra o Palmeiras - vitória por 1 a 0 -, no último dia 2, pela sexta rodada do Brasileirão, e se representou depois das miniférias ainda sentindo a lesão.

Na última sexta-feira, Petkovic deu sorte à seleção de seu país. Ele comentou a vitória por 1 a 0 sobre a Alemanha pela TV Globo e mostrou desenvoltura.

Fla de Patrícia Amorim peca na transparência, diz conselheiro



A diretoria do Flamengo não enviou nenhum balancete mensal ao Conselho Fiscal, segundo seu presidente, Leonardo Ribeiro. Opositor feroz do ex-presidente Marcio Braga e com relação cordial com Patrícia Amorim, Ribeiro diz que na transparência financeira, a presidente “está pior do que o Márcio”.



Zico pode contratar penta Emerson para ser gerente do Fla

Em seu primeiro dia de trabalho como diretor executivo de futebol do Flamengo, Zico afirmou que pretendia contratar uma espécie de gerente para ajudá-lo na condução do futebol rubro-negro. Ao que tudo indica, o nome de Emerson, ex-volante e que disputou a Copa de 1998 após o polêmico corte de Romário, seria o possível favorito do Galinho para o cargo.

Atualmente, Emerson trabalha como comentarista na TV Bandeirantes na Copa do Mundo e já conversou com Zico sobre a possibilidade de assumir a função. Acumulando o cargo, o Galinho disse que espera os acontecimentos, mas considera Emerson um nome interessante.

– O Emerson é uma pessoa séria e possui um perfil de fora do clube. Foi um dos nomes que conversei para este cargo. Tivemos uma boa ligação, mas ainda não tem nada certo. Por enquanto, estou acumulando a função e não sei como vai ficar. Falei para ele que iria ver o que vai acontecer.Estamos aguardando – afirmou.

O grande problema para que o ex-jogador assuma o cargo é que a diretoria ainda não tomou uma decisão sobre a criação do posto. Existem problemas envolvendo o custo no departamento de futebol, mas a presidente Patricia Amorim aguarda uma conversa com Zico para tentar solucionar a questão.

Enquanto o trabalho no futebol profissional segue a todo o vapor, Zico anunciou nesta terça-feira o novo organograma das divisões de base do clube, uma de suas prioridades. Agora, o Flamengo está respaldado do Fraldinha aos Juniores.

Carlos Noval, novo diretor das divisões de base, Carlos Brasil, novo diretor administrativo, Toninho Barroso, coordenador técnico (Juniores, Juvenil e Infantil), e Robson Tavares, coordenador técnico (Mirim, Pré-Mirim e Fraldinha) comandarão a nova base rubro-negra.

Futebol pode ganhar cargos

A criação de um cargo para auxiliar Zico vem sendo discutida pela diretoria do Flamengo. Apesar de a decisão ainda não ter sido tomada, existe a possibilidade de este não ser o único cargo novo no departamento mais importante do clube.

A criação de uma área para tratar especificadamente da questão financeira faz parte dos planos da diretoria rubro-negra.

– Temos planos de montar uma estrutura e já conversamos com o Zico sobre isso. Dentro do modelo estudado, existe tranquilamente espaço para um gerente ajudá-lo a tocar o futebol do clube. Também observamos a área financeira do futebol. Acreditamos que esse setor merece um gerente específico.

Estamos conversando e creio que dois diretores não irão aumentar tanto o custo do futebol – afirmou o vice-presidente Hélio Ferraz.