Flamengo
é o dono da marca mais valiosa do futebol brasileiro em 2017. Um estudo
realizado pela empresa de consultoria e auditoria BDO destacou que o
Rubro-Negro está avaliado em R$ 1,6938 bilhão, seguido por Corinthians,
com 1,5935 bilhão e Palmeiras, com 1,1239 bilhão. A avaliação tem 40
indicadores, sendo que os três pilares são: torcida (gama de
consumidores), mercado (onde ele está inserido) e receita (tudo o que
ele consegue reverter com a sua marca). O patrimônio físico dos clubes
não faz parte do estudo.
Desde quando a consultoria começou a fazer o estudo, em 2009, houve uma
evolução das 40 principais marcas do futebol brasileiro. Em 2017 chegou
a R$ 10,26 bilhões. Mesmo assim, o último ano foi o de pior
crescimento, com apenas 3%. Pedro Daniel, que trabalha na BDO, destacou
que times das Séries A, B, C e D fazem parte da análise.
O Flamengo, quando
entrou a nova gestão, quis usar uma comunicação mais de mercado, de
credibilidade e transparência. Isso é música no ouvido do mercado. Toda
marca quer estar atrelada ao desempenho, performance, tudo o que o
futebol proporciona. Se você tem algo com mais transparência, é a
combinação perfeita para ficar mais atrativo comercialmente.
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