sexta-feira, 8 de maio de 2015

Luxa sobre rótulo de ultrapassado: "Quem tem currículo como o meu?"


Pronto para iniciar mais um Campeonato Brasileiro, Vanderlei Luxemburgo desafia aqueles que o consideram um técnico ultrapassado. Em entrevista exclusiva ao SporTV, o comandante do Flamengo questiona o que chama de "rotulagem" afirmando que poucos treinadores possuem um currículo como o seu.

Isso é muito cíclico. Rotulam essas pessoas. Parte da imprensa determina quando você deve parar. Vanderlei está ultrapassado. Mas como eu estou ultrapassado? Alguém conhece o meu trabalho no dia a dia? Se você pegar o meu currículo nos últimos 10 anos, mesmo eu não ganhando o Campeonato Brasileiro, poucos técnicos tem um currículo como eu tenho - afirma Luxa.

Assim como o amigo Joel Santana, que em participação recente ao programa "Seleção SporTV" criticou a moda da "reciclagem" no exterior dos técnicos brasileiros, Luxemburgo disse que "reciclagem não é tirar foto com Mourinho" e que ninguém "aprende futebol em 10 dias".

- Reciclagem não é uma foto com Mourinho ou uma foto com Ancelotti. Reciclagem é ir para fora, fazer um curso de dois anos para se adaptar, estudar e ver o que está acontecendo. Isso é uma reciclagem. Agora uma foto? Dez dias? Você não vai aprender futebol em 10 dias.

luxemburgo, luxa, flamengo, atibaia, jogo-treino, bragantino (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo) 
Luxemburgo levou o Flamengo para se preparar em Atibaia, no interior de São Paulo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

O treinador acredita estar em um momento de muita maturidade e equilíbrio profissional. Luxemburgo está em sua quarta passagem pelo Rubro-Negro. Assumiu com o clube na zona do rebaixamento no Campeonato Brasileiro do ano passado e o conduziu à 10ª colocação no final. Na Copa do Brasil, porém, o Flamengo deixou escapar a vaga na decisão ao ser goleado pelo Atlético-MG por 4 a 1, no Mineirão, depois ter vencido a primeira partida das semifinais no Maracanã por 2 a 0.

- É um momento de muita maturidade, muita experiência, muita vivência no futebol e conhecimento. Então pegando toda trajetória minha, com todas as conquistas que eu tive até hoje, me encontro em um momento de maturidade e equilíbrio profissional muito bom - garante o treinador.

Sobre a expectativa com relação ao Campeonato Brasileiro deste ano, Luxemburgo afirma que esta é a competição que mais mexe com ele e apontou os seus concorrentes mais difíceis.

- É o campeonato que mais mexe comigo, que mais faz com que eu queira ganhar, porque é uma competição difícil de ganhar. Competir com o Tite que está no Corinthians, com o Felipão que está no Grêmio, com o do Fluminense, eu estou competindo porque eu quero ganhar. Eu tenho que direcionar para quem? Para o Corinthians, para o Inter, para o Palmeiras, que contratou bastante, esses aqui são os prováveis campeões. Tenho de descobrir o que esses caras estão fazendo - afirma.

A estreia do Flamengo no Campeonato Brasileiro é no domingo contra o São Paulo, no Morumbi, às 16h. Luxemburgo é o treinador que mais vezes conquistou a competição nacional: cinco vezes. Foram duas com o Palmeiras, em 1993 e 1994, uma com o Corinthians, em 1998, uma com o Cruzeiro em 2003, e a última pelo Santos em 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário