segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Veloz e inquieto na frente, Flamengo começa a mostrar sua cara para 2015


Muita velocidade e troca de posição do meio-campo para frente. Essa é a cara do Flamengo de 2015. Nesta segunda-feira, Vanderlei Luxemburgo montou a equipe titular pela primeira vez e fez questão de participar efetivamente do trabalho tático realizado no hotel onde a equipe faz pré-temporada, em Atibaia. Dos contratados, Marcelo Cirino e Thallyson conquistaram o treinador de cara e foram as principais novidades, além da escalação de Eduardo da Silva no meio-campo. A atividade durou mais de uma hora. Primeiro, em campo reduzido. Depois, um coletivo utilizando todas as dimensões.

A expectativa a respeito da formação titular era grande, e Vanderlei começou a distribuição de coletes sem surpresa, entregando-os a Léo Moura. No fim, os escolhidos foram Paulo Victor, Léo Moura, Wallace, Samir e Thallyson; Cáceres, Canteros e Eduardo; Gabriel, Everton e Marcelo Cirino. O time reserva tinha César, Pará, Marcelo Bressan e Anderson Pico; Márcio Araújo, Luiz Antonio, Arthur Maia e Lucas Mugni; Nixon e Alecsandro. Paulinho fez fisioterapia no joelho operado, enquanto Frauches trabalhou a parte física. A atividade acabou 1 a 0 para o time principal, gol de Marcelo Cirino (veja no vídeo acima) - ainda no período onde as balizas móveis estavam na linha da área.

Gabriel treino Flamengo (Foto: Divulgação / Flamengo) 
Na ponta direita, Gabriel formou o losango ofensivo com Everton, Eduardo da Silva e Cirino (Foto: Divulgação / Flamengo)

Desde o início, Vanderlei Luxemburgo fez questão de participar muito do treinamento. Na maior parte do tempo, o coletivo não rolou solto e seguia determinações do treinador, que deixava a posse de bola somente com um time para orientações. Foi possível perceber a exigência de marcação pressão no campo ofensivo e também a preocupação em ter paciência na saída de bola. A dupla Cáceres e Canteros ouviu gritos para que sincronizassem as subidas ao ataque.

- Quando um sair, o outro tem que ficar e fechar aqui atrás. Vamos encaixar esse time - bradou o comandante.

Terceiro homem de meio-campo, Eduardo da Silva jogou atrás de Marcelo Cirino em um losango ofensivo que tem Gabriel pela direita e Everton pela esquerda. O quarteto, no entanto, praticamente não guarda posição. Não foram poucas as vezes em que Marcelo caiu pela ponta para o avanço de Eduardo, com Everton compondo o meio. A movimentação e a intensidade serão as características desta equipe. O único gol do trabalho saiu em pivô de Canteros para chute colocado de Cirino. O croata ainda chutou bonito para César defender.

Luxemburgo treino Flamengo (Foto: Divulgação / Flamengo) 
Luxemburgo participou intensamente do treino e cobrou bastante o posicionamento do time (Foto: Divulgação / Flamengo)

Na defesa, Vanderlei manteve a base do ano passado. A cara nova de Thallyson se dá não somente pelo bom rendimento nos treinamentos da última semana, mas, principalmente, por Anderson Pico ainda não estar em plenas condições físicas. Caso alcance a meta de 82kg traçada pelo treinador, a tendência é que ele assuma a lateral no início da temporada. O Flamengo volta a trabalha em tempo integral na terça-feira e encara o RB Brasil, quarta, em jogo-treino, na parte da tarde.

O Flamengo permanece em Atibaia até o próximo dia 17, quando segue para Brasília. Na capital federal, pela frente o Shakhtar Donetsk, em amistoso, antes de embarcar para disputar um torneio com Vasco e São Paulo em Manaus. O retorno para o Rio de Janeiro acontece no dia 26, com a estreia no Estadual marcada para o dia 31 de janeiro contra o Macaé, fora de casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário