Atualmente, o Flamengo possui 54.768 sócios-torcedores no programa
"Nação Rubro-Negra". No entanto, esse número já chegou a atingir a casa
dos 65 mil entre a conquista da Copa do Brasil 2013 e o início de 2014. A
queda se explica pelo insucesso na Taça Libertadores da América deste
ano, quando a eliminação veio ainda na fase de grupos, e o péssimo
início no Campeonato Brasileiro, levando o Rubro-Negro ao último lugar
na rodada após a Copa do Mundo. O presidente Eduardo Bandeira de Mello
afirma que os torcedores possuem o direito de sair e de voltarem, mas
explica que essa diminuição está resolvida.
- Em um ano e três meses de existência, o programa sócio-torcedor do
Flamengo teve o maior crescimento do Brasil. Chegamos a atingir 65 mil
sócios. Depois, com a saída da Libertadores da América e o início mal
sucedido, por enquanto, do Campeonato Brasileiro, nós tivemos uma
redução que já foi estancada. E nós já estamos ensaiando uma
recuperação. Eu acho que os torcedores do Flamengo têm todo o direito de
se desligar do programa quando acharem que deve, e voltarem. Mas eu
deixo sempre o apelo para que os torcedores ajudem na hora que a gente
mais precisa - declarou.
Um fato que surge como fiel da balança na hora do torcedor virar um
sócio é o preço dos ingressos. Isso porque a essência é justamente
oferecer vantagens para a compra dos bilhetes. Acontece que por conta do
momento ruim no Brasileirão, o Flamengo lançou uma promoção
para o clássico com o Botafogo no último domingo, reduzindo o valor
cheio a R$ 40,00. A decisão foi tomada pela diretoria rubro-negra
durante a Copa do Mundo. E Bandeira já anunciou que o preço mais em
conta deve permanecer, e também que isso pode acarretar consequências
desagradáveis nos números do "Nação Rubro-Negra". Porém, o dirigente
pregou que confia na continuidade da adesão ao programa.
- Nós sabemos, inclusive, que a redução dos preços dos ingressos pode
trazer algumas consequências talvez não desejadas para a área financeira
do clube. Mas a gente entende que nesse momento é importante trazermos a
torcida para perto de nós. E tenho certeza que tudo que a gente perder
em termos de receita de bilheteria por conta dos ingressos mais baratos,
teremos compensado porque a torcida não vai falhar e vai prestigiar o
programa sócio-torcedor. E vai continuar prestigiando todas as
iniciativas do Flamengo. Então, no final, tudo vai dar certo - disse.
O desejo do mandatário de receber ajuda da torcida, inclusive, já pode
ser visto como uma realidade. Torcedores do Rubro-Negro, por iniciativa
própria, lançaram o programa "Flamengo da Nação",
que visa arrecadar dinheiro para investir no departamento de futebol,
principalmente na contratação de reforços para o elenco. O site
(www.flamengodanacao.com.br) já está no ar e pode receber doações a
partir de R$ 5 para uma conta corrente disponibilizada pelo Fla. O total
arrecadado já passa dos R$ 45 mil. O "Fla em Dia", outra iniciativa de
igual natureza, visa arrecadar fundos para o pagamento da dívida
previdenciária.
Bandeira de Mello ressaltou que o momento que o clube menos merece é
justamente quando mais se precisa de ajuda, mas reforçou a importância
da adesão ao sócio-torcedor, que serve para engordar a projeção de
receita.
- Na hora que a gente menos merece é a hora que a gente mais precisa.
Então, por isso eu gostaria que o torcedor do Flamengo prestigiasse o
nosso programa sócio-torcedor, que realmente foi um achado, um sucesso,
não só do Flamengo, mas principalmente da nossa torcida - afirmou.
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