quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Em alta, Samir deixa veteranos para trás e se consolida na zaga do Flamengo

Samir comemoração Flamengo contra Friburguense (Foto: Uanderson Fernandes / Agência Estado)O Flamengo buscou jogadores experientes para Libertadores, trouxe Frickson Erazo para reforçar a defesa, mas quem se consolida cada vez mais como unanimidade na equipe titular é um jovem de apenas 20 anos: Samir. Aposta de Jayme de Almeida desde a temporada passada, o defensor teve atuação destacada na vitória por 2 a 0 sobre o Friburguense, quarta-feira, e marcou o primeiro gol pelo profissional. Firme na defesa, apareceu outras vezes no ataque e será mantido no time mesmo que o novo concorrente equatoriano seja regularizado a tempo da partida de domingo, diante do Macaé. 

Tamanha desenvoltura em campo vem muito da postura de Samir fora dele. A juventude nunca veio acompanhada de algum tipo de melindre desde a subida para o profissional. Pelo contrário, demonstra sempre uma tranquilidade até certo ponto surpreendente para responsabilidade que carrega nas costas. Nesta quinta, entrou na sala de imprensa do Ninho do Urubu cantando antes de avaliar seu momento no Fla.

- Estou confiante e se tiver que jogar (a Libertadores), vou jogar. Fico feliz pela confiança do professor. Venho trabalhando e procuro observar os mais experientes para absorver o que eles fazem em campo. Esse começo está sendo muito bom. Estava almejando esse gol e, graças a Deus, veio. Trabalho bastante para cada vez mais me consolidar e ajudar o Flamengo. 

Em Nova Friburgo, além do gol de cabeça, Samir obrigou o goleiro rival a fazer grande defesa em outra jogada aérea e em algumas oportunidades avançou até a linha de fundo pela lateral, em parceria com André Santos. A característica já tinha sido evidenciada em escalações por aquele setor na época em que Mano Menezes era o treinador. O jovem, por sua vez, reitera que tratam-se de situações esporádicas e sua missão é evitar gols de maneira simples. 

- Minha função mesmo é defender. Quando aparecer oportunidade, como contra o Friburguense, posso ser uma válvula de escape e fazer aquele lado esquerdo. Mas estou ali para defender. Faço o simples: desarmo e toco para dar prosseguimento ao jogo. 

Muito da confiança e da boa fase de Samir vem do apoio de Jayme de Almeida. Ex-zagueiro, o treinador é só elogios para o jovem, que não se priva de diálogos com os mais experientes. 

- Ele nos instrui muito, fala e conversa bastante. Eu e o Wallace também conversamos muito com toda rapaziada. Isso ajuda a nossa relação, ajuda o meio-campo. 

Com 10 pontos, o Flamengo é o líder do Campeonato Carioca e encara o Macaé, domingo, às 17h (de Brasília), em Volta Redonda, pela quinta rodada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário