quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Em grande fase, Flamengo mira o topo no ranking de sócios

Apenas oito meses após lançar seu projeto oficial de sócios-torcedores, o Flamengo acaba de ultrapassar o Corinthians e assumir a quarta posição no ranking nacional, de acordo com o Movimento Por um Futebol Melhor, da Ambev. Classificado para a final da Copa do Brasil – medirá forças com o Atlético-PR – o rubro-negro viveu ao longo desta quinta seu maior boom em termos associativos: quase 1.800 novos adeptos até as 17:30 hs.


No ritmo atual, presume-se que a terceira colocação (pertencente ao Santos, com cerca de 53.600 sócios) seja questão de tempo para os integrantes do projeto Nação Rubro-Negra. Levando em conta a existência de planos que vão de R$ 39 a R$ 199 mensais, dois mil novos associados contribuindo com R$ 50 proporcionam receita adicional anualizada de R$ 1,2 milhão. Em um único dia, o valor supera até mesmo premiações oferecidas por patrocinadores e CBF.

Como o primeiro jogo das finais acontece em duas semanas, é intuitivo que o ritmo de adesões seguirá crescendo – embora em escala naturalmente menor com o passar dos dias. Até terça eram aproximadamente 500 associados/dia, média já suficiente para que o clube atinja 55 mil sócios às vésperas do embate. Em caso de título, a meta de alcançar os 73 mil sócios do Grêmio se tornaria factível. A partir de então, só haveria o “inatingível” Internacional pela frente.

Torcedores visando ingressos para o Maracanã encontram no projeto uma forma mais fácil e barata de consegui-los. Neste sentido, descontos e prioridades continuam sendo a única base do Nação Rubro Negra, sem perspectivas de benefícios como produtos ou direito a voto – razão de críticas por parte da torcida, principalmente dos 80% não-residentes no Rio de Janeiro.

Apesar dos problemas, o projeto sócio-torcedor do Flamengo – último dos grandes clubes a adotá-lo – veio saciar demandas reprimidas e tirar do papel um potencial econômico tido e havido como “inexplorado”. De maneira muito feliz, o repórter Cahê Mota, do Globoesporte.com, relatou que o Flamengo descobriu, vencendo, a melhor estratégia de marketing disponível no mercado.
Um grande abraço e saudações!

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