sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Desempenho dos clubes ajuda a ampliar programas de sócios-torcedores



Torcida do Flamengo no Maracanã (Foto: Paulo César/ LANCE!Press)Por razões distintas, Flamengo e Bahia foram alguns dos clubes brasileiros que mais ampliaram os quadros de sócio-torcedor no terceiro trimestre deste ano (julho, agosto e setembro). O salto obtido pelo Rubro-Negro carioca, que ocupa hoje a quarta posição no ranking do “Movimento Por um Futebol Melhor” com 45.719 sócios, deve-se muito também aos gols do atacante Hernane.

Com pouco mais de 15 mil associados, o Bahia, diferentemente da equipe carioca, vitaminou o seu programa em 337,4%, graças à ação do departamento de marketing, que reduziu os preços das mensalidades. Outro clube nordestino que se destacou no período foi o Santa Cruz, que acaba de se garantir na Série B na próxima temporada. A equipe soma hoje 19.627 sócios, evolução acompanhada pelo rival Sport, cujo programa registrou um salto de 45,8% (22.384 sócios).

A performance dos clubes e o preço das mensalidades são dois fatores importantes, mas não os únicos como afirma o gerente de Marketing da Brahma, Rafael Pulcinelli.

- O resultado dentro de campo é importante, não discordo, mas há outros fatores importantes, como o preço para se associar e o envolvimento do clube com o programa. Os torcedores aderem mais quando se convencem que vão ajudar seu clube e ainda obter vantagens com isso - declarou.



O ranking divulgado ontem pela Brahma mantém a supremacia do Internacional, desde o início líder do movimento, agora com 109.681 sócios. O “Movimento Por um Futebol Melhor” reúne hoje 34 clubes e um total de 630.783 sócios.

O Grêmio se manteve em segundo lugar, com 73.962, seguido pelo Santos, em terceiro, com 53.636 associados. A boa campanha na Série B e as seguidas ações de marketing do Palmeiras garantiram o clube em sétimo com 38.305 (um salto de 43,4%).

Em quinto lugar figura o Corinthians, que agora soma 45.101 torcedores. O clube do Parque São Jorge não foi o único que amargou perdas. O vasco (-10,1%), o rebaixado Náutico e a Portuguesa também sofreram baixas. O Corinthians experimentou uma perda de 5,8%, o equivalente a menos 3.950 associados.

Clubes divulgam valores diferentes

O ranking de sócios-torcedores divulgados pela Brahma gera contestação dos clubes. Da mesma forma que reclamam quando saem as pesquisas de torcedores, quase todos que possuem um número maior de sócios-torcedores.

O critério da Brahma é contar os CPFs dos sócios que estão com o pagamento ao clube está em dia.

O Corinthians aceita vários torcedores no mesmo CPF, com os dependentes pagando menos. Segundo o clube, são 60 mil adimplentes, 33% a mais do que o computado pelo ranking do Movimento.

Na coisa maldita, vasco, se diz que os inadimplentes representam 10.260, mas esses deveriam ser contados porque têm os mesmos benefícios de quem paga (13.731). Para efeito de desconto em compras, não têm, porque são excluídos.

No Botafogo, a situação é inversa. O clube reconhece apenas 9 mil sócios torcedores, contra os 11.190 apontados pelo Movimento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário