sexta-feira, 1 de novembro de 2013

André Santos ‘consagra’ Paulinho e brinca: 'Quero metade do bicho'


Uma dupla até certo ponto inesperada, mas que tem sido determinante para a grande fase do Flamengo na Copa do Brasil. Desde que chegou à Gávea, Paulinho acostumou-se a jogar pelo lado direito de ataque, e André Santos vinha sendo aproveitado no meio-campo. Até que uma lesão no joelho de João Paulo mudou tudo e deu início a uma parceria decisiva para o Rubro-Negro no lado esquerdo do campo.

Andre Santos e Paulinho  Botafogo e Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)Dos seis gols marcados pela equipe na partida decisiva das quartas de final, contra o Botafogo, e na abertura da semi, diante do Goiás, três saíram em tramas entre André Santos e Paulinho. No segundo diante do Glorioso, o lateral serviu o atacante, que chutou para defesa de Jefferson - Hernane completou no rebote. Em seguida, a tabela se inverteu e André cruzou na medida para mais um gol do Brocador. Já contra o Goiás, eles decidiram resolver sozinhos. Após bela troca de passes, o camisa 27 serviu o 26, que driblou Rodrigo e abriu o placar. Na comemoração, André Santos provocou sorrindo de braços abertos. Era uma brincadeira após um conselho recente.

- Já tinha falado para ele que vinha jogando bem, mas não fazia gols. O atacante para ficar rico tem que fazer gols. Agora, estão saindo dos meus pés. Brinquei: "Tive que ir para lateral para você fazer gol". Vou ter que ganhar, no mínimo, metade do bicho e da negociação quando ele for transferido. É uma brincadeira que fazemos. É um jogador que tem muito potencial para ir para o futebol europeu. Tem muita qualidade para atacar e defender.

 E André Santos tem razão. Dos quatro gols marcados por Paulinho com a camisa do Flamengo, dois saíram de assistências suas - já tinha sido assim diante do Bahia, pelo Brasileirão. Vale citar que o atacante também serviu o companheiro na partida de ida com o Botafogo pela Copa do Brasil. Menos comunicativo que André diante dos microfones, Paulinho agradeceu ao lateral e falou que o sucesso da dupla é reflexo da união de todo o grupo.

- Dedico o gol também ao André Santos, que deu um belo passe. Estamos bem entrosados. O grupo todo está bastante unido e as coisas estão fluindo. Assim, as coisas refletem dentro de campo.

Diálogo minimiza falta de treinamentos

O entrosamento entre a dupla se torna ainda mais impressionante diante da falta de tempo para treinamentos. Com jogos nos meios e fins de semana, o próprio Jayme de Almeida já deixou claro que o diálogo é muito importante para arrumar a equipe. E é assim que Paulinho e André combinam as jogadas.

- É mais na base da conversa. O que facilita muito é a qualidade que o Paulinho tem para fazer funções ofensivas e defensivas. É um grande jogador, com um potencial raríssimo. Faz muito bem o corredor. É uma dupla que deu muito certo. Nos ajudamos - disse o lateral.


Como é possível perceber até mesmo nas entrevistas, André Santos fala bem mais nestes diálogos. E o assunto não é só o entendimento dentro de campo. O lateral usa a experiência para minimizar também a pressão sobre Paulinho, vindo de um clube de menor expressão - o XV de Piracicaba - para o Flamengo.

- Conversamos bastante. Sabemos que vir do interior para um clube como o Flamengo, um dos maiores do mundo, é difícil para a cabeça do atleta. É uma pressão grande. Os mais experientes conversam muito com ele, Diego, Bruninho... O Paulinho despontou e está conseguindo equilíbrio. É preciso um tempo de adaptação. Temos que dar tempo ao tempo para que se sintam à vontade.

Se André Santos tem "consagrado" Paulinho com passes para gols, o atacante também tem sido determinante para que o companheiro brilhe em sua posição de origem: a lateral esquerda. Tanto que o camisa 27 já voltou a falar até em Seleção.

- O objetivo é esse. Quando o jogador está em um clube de extrema grandeza, como o Flamengo, e com sequência boa, com certeza vai estar na Seleção. É fácil as pessoas falarem de fora, mas estou há um ano e meio sem fazer pré-temporada. Estou aqui para ajudar o Flamengo, seja de meia ou lateral. Gosto mais da lateral por jogar de frente. Aprendi muito na Europa, tenho marcado bem e tem dado certo. Jogando ali com o Paulinho, um ajuda muito o outro. Isso facilita.

  Domingo, o Flamengo encara o Fluminense, no Maracanã, pela 32ª rodada do Brasileirão. Jayme de Almeida ainda não confirmou se poupará alguém ou não, mas diante do Goiás uma coisa é certa: Paulinho e André Santos vão estar juntos do lado esquerdo. E o próprio Esmeraldino já sentiu o peso disso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário