domingo, 19 de maio de 2013

Novo lateral do Flamengo é tratado como jóia pela Traffic


Adrian Martinez (Foto: Cris Bouroncle/AFP)A nova aposta do Flamengo para a lateral direita é considerada pela parceira na empreitada como uma joia. Adrían Martínez representou um dos maiores investimentos feitos pela Traffic dentro da nova proposta da empresa de garimpo no mercado sul-americano.

O lateral-direito teve parte dos direitos econômicos adquiridos pelo grupo entre 2010 e 2011 em um pacote que envolveu outros três jogadores do San Lorenzo, entre eles o meia Leandro Chaparro, emprestado a coisa maldita, ''vasco'',  na época.

Por meio de uma parceria com profissionais credenciados pelo Manchester United (ING) de troca de scout de jogadores no Brasil, Chile e Argentina, a Traffic foi alertada sobre o potencial de Martínez. Aos 17 anos, ele havia feito 25 jogos como titular na equipe principal do time argentino.

O grupo, então, comprou a maior parte dos direitos econômicos do lateral, mas não pôde transferir os direitos federativos – que concede o poder de registrar o atleta – para o Desportivo Brasil, clube no qual a Traffic vincula os jogadores da empresa. Isso porque o jovem ainda não havia atingido a maioridade.

Uma cláusula no contrato, entretanto, diz que esse transferência poderia acontecer quando Martínez completasse 18 anos. Apesar de ele ter sido incorporado à lista de jogadores da Traffic na mesma época de Chaparro, a empresa preferiu que Martínez permanecesse na Argentina para ganhar mais maturidade.

O Flamengo, por sua vez, recebeu uma indicação de mercado para procurar o lateral e entrou em contato com a Traffic. A operação foi fechada nos últimos dias por meio de Fernando Gonçalves, um dos diretores da empresa.

Martínez será emprestado ao clube por uma temporada e poderá adquirir parte dos direitos econômicos ao término do contrato.

A mudança de mercado

Há cerca de quatro anos, a Traffic voltou as atenções para o mercado sul-americano. Além de esbarrar no enriquecimento do futebol brasileiro, que gerou uma alta no preço dos jogadores, o grupo também aproveitou-se da parceria firmada com o Manchester United (ING) feita pelo então presidente na época, Júlio Mariz.

As fatias dos direitos econômicos de promessas dos vizinhos brasileiros, especialmente na Argentina, representavam um custo inferior e que permitia a compra de jogadores por pacote.

Outro atrativo que facilitou a aquisição dos jovens foi o baixo salário pago nas divisões de base desses países. Em média, jogadores até 20 anos não chegam a receber US$ 10 mil (cerca de R$ 20 mil).

Um diretor da empresa explicou que o investimento em revelações é mais rentável e não representa grandes gastos. Por isso, o grupo compra por atacado, apostando, ao menos, que dois nomes vingarão.

Flamengo e Traffic

Por Ronaldinho
O clube a e empresa se uniram pela contratação de Ronaldinho, em 2011. No segundo semestre, porém, algumas rusgas surgiram e a empresa parou de pagar os direitos de imagem. No início de 2012, Fla e Traffic romperam. O clube diz que a empresa deve cerca de R$ 5 milhões, referentes à dívida com o jogador e que foi assumida pelo clube.

Novos contatos
Apesar desta pendência, o Fla jamais relegou a Traffic a escanteio. Recentemente, as partes costuravam um acordo para a captação de patrocínio para os esportes olímpicos. O grupo também levou o lateral João Paulo e agencia o zagueiro Welinton, que está emprestado ao futebol russo.



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