O torcedor do Flamengo poderá, nesta quinta-feira, enfim, matar uma de
suas maiores curiosidades no ano. Nem a expectativa por reforços ou
definição de novos patrocinadores mexeu tanto com os rubro-negros como a
revelação da novo uniforme, agora confeccionado pela Adidas. E o fim do
mistério acontece em grande estilo, com festa e pocket show de Jorge
Benjor, no Complexo Lagoon, bem pertinho da Gávea, a partir das 19h (de
Brasília). A nova camisa entrará em campo pela primeira vez no próximo
domingo, contra o Santos, em Brasília, pela rodada de abertura do
Brasileirão.
O evento contará com a presença de jogadores, que servirão de modelos.
Reforço mais badalado para temporada, Marcelo Moreno será um deles.
Outros, que também são patrocinados pela fornecedora, também devem
comparecer, casos de Gabriel, Rafinha, Renato Abreu, Ramon, Felipe,
Hernane e Luiz Antônio. Serão apresentados três tipos de uniformes de
jogo: o tradicional, vermelho e preto; o número dois, branco; e um
terceiro, que terá o preto como cor predominante e que gera grande
expectativa.
A Adidas divulgou apenas detalhes das mangas e do escudo da nova camisa (Foto: Divulgação)
Em vigor desde o último dia primeiro,
a união entre Flamengo e Adidas retoma uma parceria de sucesso na época
mais vitoriosa da história do clube, na década de 80. O ícone desta
geração, no entanto, não estará presente no lançamento. Apesar de ser
embaixador da fornecedora, Zico se ausentará por estar em Nova Iorque
para participar de um evento. O Galinho, por outro lado, participou do
anúncio oficial do acordo, realizado na Gávea no último dia 9.
Partes da camisa já foram reveladas
Desde então, a Adidas tornou ainda maior a ansiedade pela revelação do
novo uniforme com a divulgação de pequenas partes da camisa número um.
Primeiro, uma imagem exibia o escudo,
com o “CRF” bordado sobre uma faixa preta, ao contrário do que acontece
na atual. A estrela, referente ao título mundial de 1981, fica na faixa
vermelha acima. Outro detalhe perceptível foi que as faixas horizontais
serão menores.
Na semana passada, os torcedores puderam matar um pouco da curiosidade em relação a manga. Ela será vermelha, com
as três listras características da marca em preto, similar ao uniforme
usado pelo alemão Bayer Leverkusen. A camisa é fabricada com uma
tecnologia chamada “Formotion”, conforme revela inscrição na barra.
A Adidas retoma a parceria da década de 1980 feita com o Flamengo (Foto: Divulgação)
O preço para comercialização também já foi informado: R$ 199,90. Inclusive, o novo manto esteve disponível para pré-venda
desde o dia 10. Toda linha de treinamento também será lançada no evento
e será utilizada pelo elenco a partir da atividade de sexta-feira na
parte da manhã.
Contrato mais valioso das Américas
O contrato de dez anos entre Flamengo e Adidas é o mais valioso
no segmento em todo o continente e coloca os cariocas em um grupo
chamado de Top 5 da empresa alemã, ao lado de Milan, Chelsea, Bayern de
Munique e Real Madrid. O Rubro-Negro receberá R$ 36,5 milhões por ano.
Ao contrário da Olympikus, entretanto, a empresa não terá influencia
direta na contratação de grandes estrelas, com o pagamento de salários,
por exemplo, mas admite “abrir portas” para que isso aconteça.
O acordo, assinado no fim da gestão de Patricia Amorim, passou por
mudanças com a chegada da nova diretoria. As alterações se resumem a
aumento significativo nas premiações e tabela de aumento do percentual
de royalties a partir do cumprimento de metas de vendas. O reajuste
previsto no contrato de 87 páginas está atrelado ao desempenho do time. O
valor mínimo até o quinto ano de contrato é de R$ 30,3 milhões
(resultado da soma do mínimo de royalties, R$ 8 milhões, teto de
material fornecido, R$ 9,8 milhões, e pagamento fixo anual em dinheiro
de R$ 12,5 milhões). Somadas a taxa de início de parceria (R$ 38
milhões), e a verba de ações de marketing da Adidas (R$ 1,5 milhão),
chega-se a R$ 35,6 milhões por ano, número que passa a R$ 40,6 milhões
do sexto ao décimo ano de contrato (não incluída a correção monetária) e
pode crescer ainda mais dependendo do sucesso de vendas de produtos,
uma das alterações obtidas pela nova diretoria do clube.
O contrato foi assinado em 20 de dezembro do ano passado. Logo após a
assinatura, o Rubro-Negro recebeu R$ 6,5 milhões, sendo que R$ 3,4
milhões foram usados para pagar a rescisão com a Olympikus. A
fornecedora também já pagou ao clube outros R$ 38 milhões da taxa de
início de parceria: R$ 13 milhões até 30 dias após a assinatura do
contrato e R$ 25 milhões até 15 de fevereiro.
Parceria prevê rescisão ou multa por vexames
O contrato de parceria traz um aporte de receitas à Gávea de fazer
inveja aos rivais. Porém, a contrapartida também é digna de um clube
agora incluído entre as marcas classe A da empresa alemã. Quedas para a
Série B e não classificações para a Copa Sul-Americana, por exemplo,
acarretam multas que podem chegar a 50% dos pagamentos a serem feitos
pela empresa. Já um rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro
implica a rescisão do vínculo.
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