sexta-feira, 26 de abril de 2013

Campo do Maracanã ganha marcação e será finalizado neste sábado



Na véspera de receber seu primeiro jogo após 31 meses fechado para reformas, o Maracanã deu um passo fundamental, nesta sexta-feira, para voltar a abrigar uma partida de futebol. Durante toda a tarde e o início da noite, o gramado foi marcado com as linhas, e o campo está quase pronto para o amistoso entre amigos dos ex-jogadores Bebeto e Ronaldo. As traves e redes também já estão no palco.

As linhas, no entanto, ainda estão um pouco fracas, e uma "segunda mão" será realizada neste sábado para reforçar a marcação. O processo começou na quarta-feira, quando apenas as linhas de fundo foram parcialmente feitas.

A marcação está sendo realizado pela Greenleaf, empresa líder de mercado de gramados esportivos no Brasil. Ela também é responsável pelos campos dos seis estádios que sediarão a Copa das Confederações: Arena Pernambuco, em Recife, Arena Fonte Nova, em Salvador, Castelão, em Fortaleza, Mineirão, em Belo Horizonte, Mané Garrincha, em Brasília e Maracanã, no Rio de Janeiro.


Maracanã (Foto: Divulgação) 
Campo do Maracanã já tem marcação (Foto: Divulgação)
 
Apesar de a Greenleaf fornecer e cuidar dos seis gramados, o Maracanã recebeu um tratamento especial.  O estádio carioca é o único a ter o sistema de irrigação considerado o mais moderno do mundo, com 54 aspersores e fertirrigação, o que Isso permite uma precisão no controle da quantidade de água e de fertilizantes. A pintura da marcação do campo está sendo feita a laser - algo inédito na América Latina. De acordo com a empresa, o equipamento corrige automaticamente possíveis erros, mesmo que o operador da máquina saia da reta da marcação. Um técnico espanhol está no Rio de Janeiro exclusivamente para o procedimento.

Por causa das mudanças para se adaptar aos padrões da Fifa , o campo do Maracanã deixará de ter a dimensão de 110 m x 75 m e passará a ter 105 m x 68 m. A grama tipo Bermudas (espécie Cynodon Dactylon) foi cultivada durante cinco meses em uma fazenda na Região dos Lagos e depois foi levada pela Greenleaf em rolos para o estádio. A área ao redor do espaço para o jogo é coberta com grama artificial, assim como as áreas de aquecimento dos vestiários. que receberam um gramado sintético francês, que conta com um amortecedor alemão que ajuda a evitar lesões nos jogadores.

Maracanã (Foto: Divulgação) 
Neste sábado pela manhã, linhas ainda vão receber retoques (Foto: Divulgação)

O Maracanã também terá um pátio de maquinário de manutenção dos mais modernos, avaliado em R$ 900 mil reais. Ele é composto de vários equipamentos de última geração, entre eles, luzes artificiais para evitar desgaste da grama pela sombra.

O evento de sábado será o primeiro jogo-teste do Maracanã para a Copa das Confederações. No entanto, não haverá venda de ingressos. Apenas os funcionários e seus familiares acompanharão a partida. São esperadas cerca de 27 mil pessoas, entre operários, autoridades e jornalistas. A presidente Dilma Rousseff e o ministro Aldo Rebelo também estarão presentes.

Entre os jogadores e ex-atletas convidados para o amistoso, oito foram campeões do mundo em 1994 e dois participaram da campanha do penta em 2002.

O estádio vai receber três jogos na Copa das Confederações: México x Itália (16 de junho), Espanha x Taiti (20 de junho) e a final, marcada para 30 de junho. Em 2014, o Maracanãtambém terá a decisão do Mundial (13 de julho) e mais seis partidas.

Maracanã (Foto: Divulgação)

Maracanã na noite desta sexta-feira (Foto: Divulgação)






Nenhum comentário:

Postar um comentário