quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Administração do Moacyrzão fala sobre condição do gramado



Na última semana, o gramado do Moacyrzão, em Macaé, foi alvo de duras críticas de integrantes de Fluminense e Botafogo. Dias após as reclamações, a administração do estádio, subordinada à prefeitura da cidade, deu explicações sobre a condição do campo de jogo e divulgou uma lista de fatores que contribuíram para a deterioração do gramado.

moacyrzao gramado (Foto: Edgard Maciel de Sá) 
Manchas secas podem ser observadas em todo o gramado (Foto: Edgard Maciel de Sá)

De acordo a administração do estádio, as análises preliminares apontam a presença de cigarrinhas e ataques de cochonilhas, que causam as manchas secas do campo. A nova direção ainda ataca a antiga dizendo que foi constatada a ausência de alguns nutrientes no solo, o que, segundo os dirigentes, sugere que a manutenção preventiva do campo não acontecia.

A situação do gramado, já prejudicado inicialmente, se agravou com a chuva excessiva que caiu na cidade nas duas últimas semanas e impossibilitou a realização de ações emergenciais para recuperação do campo, segundo o laudo. Ainda de acordo com a administração do Moacyrzão, outro fator que contribui para o desgaste natural do gramado é a demanda de jogos quatro vezes maior do que a normal. Macaé, Quissamã, Boavista e Friburguense - este somente nos jogos contra os grandes - estão realizando aqui os jogos com mando de campo no estádio.

A diretoria do Moacyrzão ainda traçou um plano emergencial de recuperação do gramado.

- O engenheiro agrônomo Thierry Homero Ribeiro Gomes elaborou o plano de recuperação do gramado, que vai ser realizado entre os dias 08 e 17 de fevereiro, período no qual não vai ser disputado nenhuma partida no estádio. Vão ser realizadas adubações coletivas para suprir a deficiência de nutrientes detectada e também serão semeados fungos que irão combater o ataque das cochonilhas e cigarrinhas. Todas as ações utilizarão produtos orgânicos, respeitando assim a legislação vigente que proíbe o uso de defensivos químicos. A expectativa é que depois de realizada as intervenções referidas o gramado apresente melhora significativa e esteja em condição ideal de jogo - informa a nota oficial divulgada pela assessoria de imprensa da administração do Moacyrzão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário