Anunciada nesta segunda-feira como primeira patrocinadora da nova
gestão do Flamengo, a Peugeot publicou em seu site oficial uma nota
sobre o acordo que esclarece a parceria com o clube. Segundo o texto, a
marca da montadora de automóveis será exibida na parte frontal da camisa
rubro-negra apenas até abril. A partir daí, o nome da empresa passará
para as costas. O espaço mais nobre do uniforme ficará disponível para
outro anunciante a partir de maio. A data coincide com a chegada da
Adidas, que a partir do Campeonato Brasileiro será a fornecedora de
material esportivo no lugar da Olympikus.
A informação justifica o valor acertado entre as partes. O
vice-presidente de marketing do clube, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, não
divulgou quanto o Rubro-Negro receberá por cada um dos três anos de
contrato com a Peugeot, mas informações dão conta de que serão R$ 10
milhões por temporada, com variáveis que podem chegar a R$ 15 milhões -
total entre R$ 30 e R$ 45 milhões. Na entrevista coletiva desta segunda,
Bap disse que a estratégia inicial, que era de promover um rodízio com
três marcas no espaço do pratrocínio master do uniforme, está descartada
num primeiro momento.
Contrato é esclarecido pela Peugeot: três anos, mas mudança na exposição (Foto: Reprodução / Site Oficial)
O valor de R$ 10 milhões por ano virou assunto entre os torcedores nas
redes sociais por ser considerado baixo para o patrocínio master. O
Corinthians, por exemplo, receberá R$ 12 milhões por ano para estampar a
marca da Fisk na barra da camisa. No espaço nobre, a Caixa Econômica
Federal rende ao clube paulista outros R$ 30 milhões.
No contrato com a Adidas há uma cláusula de limitação de patrocínios. O documento prevê um modelo de exceção para 2013, mas, a partir de janeiro de 2014, a Adidas não permitirá que o clube exiba mais de duas marcas no uniforme. O escudeto do Unicef, parceiro rubro-negro, será retirado do uniforme em breve, pois o vínculo com a entidade não foi renovado.
No contrato com a Adidas há uma cláusula de limitação de patrocínios. O documento prevê um modelo de exceção para 2013, mas, a partir de janeiro de 2014, a Adidas não permitirá que o clube exiba mais de duas marcas no uniforme. O escudeto do Unicef, parceiro rubro-negro, será retirado do uniforme em breve, pois o vínculo com a entidade não foi renovado.
O novo acordo permite a permanência dos patrocinadores atuais, mas
apenas a Tim ficará. O vínculo com a empresa de telefonia móvel vai até o
fim de 2013. Já os acordos com a Cosan e com o banco BMG chegam ao fim
na primeira quinzena de fevereiro. Para novos acordos, terão de ser
seguidas as normas do contrato com a Adidas. Pelas regras da empresa
alemã, o patrocinador principal do Flamengo deve assinar contrato de
vigência mínima de dois anos.
Em 2013, serão permitidos até cinco patrocinadores e oito logotipos no
uniforme. Só é permitida a assinatura de patrocínios secundários até o
fim de 2013. A partir de janeiro de 2014, o Flamengo passa a ter o
limite de dois patrocinadores e quatro logotipos a serem exibidos no
uniforme.
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