segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Novo patrocinador do Fla ocupará espaço nobre da camisa só até abril


Anunciada nesta segunda-feira como primeira patrocinadora da nova gestão do Flamengo, a Peugeot publicou em seu site oficial uma nota sobre o acordo que esclarece a parceria com o clube. Segundo o texto, a marca da montadora de automóveis será exibida na parte frontal da camisa rubro-negra apenas até abril. A partir daí, o nome da empresa passará para as costas. O espaço mais nobre do uniforme ficará disponível para outro anunciante a partir de maio. A data coincide com a chegada da Adidas, que a partir do Campeonato Brasileiro será a fornecedora de material esportivo no lugar da Olympikus.



A informação justifica o valor acertado entre as partes. O vice-presidente de marketing do clube, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, não divulgou quanto o Rubro-Negro receberá por cada um dos três anos de contrato com a Peugeot, mas informações dão conta de que serão R$ 10 milhões por temporada, com variáveis que podem chegar a R$ 15 milhões - total entre R$ 30 e R$ 45 milhões. Na entrevista coletiva desta segunda, Bap disse que a estratégia inicial, que era de promover um rodízio com três marcas no espaço do pratrocínio master do uniforme, está descartada num primeiro momento.

Flamengo contrato Peugeot patrocinador (Foto: Reprodução / Site Oficial) 
Contrato é esclarecido pela Peugeot: três anos, mas mudança na exposição (Foto: Reprodução / Site Oficial)

O valor de R$ 10 milhões por ano virou assunto entre os torcedores nas redes sociais por ser considerado baixo para o patrocínio master. O Corinthians, por exemplo, receberá R$ 12 milhões por ano para estampar a marca da Fisk na barra da camisa. No espaço nobre, a Caixa Econômica Federal rende ao clube paulista outros R$ 30 milhões.

No contrato com a Adidas há uma cláusula de limitação de patrocínios. O documento prevê um modelo de exceção para 2013, mas, a partir de janeiro de 2014, a Adidas não permitirá que o clube exiba mais de duas marcas no uniforme. O escudeto do Unicef, parceiro rubro-negro, será retirado do uniforme em breve, pois o vínculo com a entidade não foi renovado.

O novo acordo permite a permanência dos patrocinadores atuais, mas apenas a Tim ficará. O vínculo com a empresa de telefonia móvel vai até o fim de 2013. Já os acordos com a Cosan e com o banco BMG chegam ao fim na primeira quinzena de fevereiro. Para novos acordos, terão de ser seguidas as normas do contrato com a Adidas. Pelas regras da empresa alemã, o patrocinador principal do Flamengo deve assinar contrato de vigência mínima de dois anos.

Em 2013, serão permitidos até cinco patrocinadores e oito logotipos no uniforme. Só é permitida a assinatura de patrocínios secundários até o fim de 2013. A partir de janeiro de 2014, o Flamengo passa a ter o limite de dois patrocinadores e quatro logotipos a serem exibidos no uniforme.



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