O Conselho Fiscal do Flamengo, em reunião na noite desta terça-feira,
analisou a proposta da Adidas para fornecimento de material esportivo
para o clube nos próximos dez anos. João Henrique Areias, que integra o
departamento de marketing da nova gestão, foi chamado para o encontro
que evidenciou fragilidades na proposta da empresa. De acordo com o
presidente do poder, Leonardo Ribeiro, há pressão da opinião pública
para aprovação imediata da parceria, mas "só estão vendo o navio acima
d'água, quando embaixo o casco está todo furado".
Segundo Ribeiro, haverá várias reuniões para que o Conselho Fiscal
emita o seu parecer ao Deliberativo em conjunto com o novo departamento
de marketing do Flamengo. Ele enumerou os pontos que considera precisar
de negociação. A proposta da Adidas é de contrato por 10 anos, com R$ 35
milhões por ano para o clube.
- Eles colocam dentro do contrato todos os direitos de licenciamento,
isso é ruim. Temos uma receita aí e tem de compensar isso. O contrato
também restringe as propriedades para patrocínio no uniforme, eles vão
suprimindo ao longo do contrato, então tem de ter uma compensação. Outra
coisa é o comércio na internet também, que passa a ser deles durante
dez anos. Ou seja, colocam no contrato vários ativos que aos poucos vai
se percebendo que R$ 35 milhões não é tanto assim, tem de renegociar.
Vamos pedir prazo para os conselheiros e a nova diretoria analisarem
disse Leonardo Ribeiro.
João Henrique Areias, ainda sem cargo definido no novo departamento de
marketing encabeçado pelo presidente da Sky, Luís Eduardo Baptista,
afirmou que não pode entrar em detalhes sobre o contrato, mas confirmou
que trabalhará em conjunto com o Conselho Fiscal, que só terá a sua
eleição em março.
- No geral, não foi negativo, não. Todos acham que é um bom contrato
que deve ser aperfeiçoado, mas é uma parceria boa para o Flamengo. É
normal ter pontos questionáveis. É importante que o Flamengo tenha o seu
modelo e discuta com a Adidas. Acho que a tendência é firmar a
parceria. Não vou falar muito, porque, em meio de negociação, falar
muito não é bom.
Sobre a aproximação do Conselho Fiscal com os membros da nova gestão,
visto que o presidente do poder é aliado de Patrícia Amorim, Areias
comentou:
- Esse parecer vai ser feito com o novo departamento de marketing,
claro. O Flamengo está em transição. Como somos nós que vamos operar o
contrato, nada mais natural que eles abram todos os dados para que a
gente possa contribuir para o parecer. O Conselho Fiscal tem por
finalidade fiscalizar todos os contratos do clube e fazer um parecer
para assessorar o Deliberativo.
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