domingo, 14 de outubro de 2012

Luxemburgo: 'Queria voltar ao Flamengo como dirigente'



Vanderlei Luxemburgo quer voltar ao Flamengo.  O clube onde ele já foi jogador e, anos mais tarde, treinador ainda é uma opção na vida futura de Luxa. Porém, o projeto é em uma nova função. Em entrevista ao Esporte Espetacular, o atual técnico do Grêmio declarou sua vontade de retornar ao Rio de Janeiro como dirigente do clube. E disse ainda que planeja mudar o foco da carreira aos 65 anos.

- Eu conheço o Flamengo como jogador e como técnico. Quero conhecer a essência como dirigente. Eu queria viver a parte política do clube, para eu ter o entendimento de como me posicionar para postular uma candidatura - declarou.

O técnico passou três vezes pelo Flamengo. Na última, permaneceu durante um ano e quatro meses. De outubro de 2010 a fevereiro de 2012, Luxa dividiu a atenção entre a organização do time e a gestão do futebol. Além da função de técnico, decidia contratações, renovações e dispensas. O treinador se envolvia nas mais diversas questões. Pensando em investir numa futura carreira como cartola, o técnico rejeita avaliações negativas.

- O Luxemburgo não está em decadência! Hoje tenho experiência. É como se você fosse proibido de ter mais experiência - reclamou.

vanderlei luxemburgo flamengo x potosi (Foto: AP) 
Luxemburgo deixou o Flamengo em fevereiro de 2012. (Foto: AP)
 
Mudanças no futebol

Experiente como declara, o técnico não vê facilidade em conseguir jogadores como nos velhos tempos. A culpa seria das aulas "programadas" das escolinhas de futebol, da falta de campos e do alto número de professores trabalhando em categorias de base.

- Nós fomos prostituídos ao longo do tempo na nossa formação. Acabaram os campos. Os meninos agora querem computador. Soltam pipa em ventilador. Tudo foi acabando. Não tem aquela coisa empírica, futebol com capacidade de mudança de direção e improvisação.

Coitado do Mano
Luxemburgo também não deixou de falar da equipe de Mano Menezes. O técnico apoia o retorno de Kaká e diz que a base da seleção brasileira deveria ser formada por Ronaldinho Gaúcho, Robinho e Adriano. Porém, os jogadores não correspondem mais às exigências.

 - Quando você pega uma seleção brasileira, e a história das Copas do Mundo te mostra isso, é uma derrota e uma conquista. Para o Mano, não sobrou nada. Os jogadores que eram para ser a base dele esse ano não corresponderam à expectativa. E não serviram de base para ele. Coitado...

Vanderlei diz que isso ainda será minizado até 2014. Para o técnico do vice-líder do Brasileirão, a Copa no Brasil trará a força da torcida e confiança para o elenco.

- O povo vai abraçar a Seleção. Não tem como não abraçar no Brasil a sua própria seleção na Copa do Mundo - disse.

Além disso, Luxa acha que Neymar não deve sair do Brasil antes da Copa. O técnico não acredita que para ser o melhor do mundo seja preciso jogar na Europa, e discorda da postura atual de se eleger sempre jogadores que estão fora da América do Sul.

- Por que o Messi foi escolhido o melhor jogador do mundo se não jogou com o Flamengo, se não jogou com o Corinthians? - questionou.

Luxemburgo no treino do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio) 
Luxemburgo foca na Libertadores para o tricolor. (Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio)
 
 Já sobre o Grêmio, o técnico mostra que está cumprindo sua missão no comando do tricolor. Hoje o time gaúcho ocupa o segundo lugar na tabela do Campeonato Brasileiro, encostado ao Atlético-MG, perdendo apenas para o Fluminense.
 
- O meu objetivo, hoje, aqui no Grêmio é ganhar a vaga da Libertadores. Se possível, campeão - disse.



Nenhum comentário:

Postar um comentário