Caso assine o contrato de material esportivo com a Adidas – que
passaria a valer a partir do ano que vem –, o Flamengo poderá ter na
camisa no máximo três patrocinadores. Esse é um dos pontos acertados
entre as partes e que está na minuta do contrato que será apreciado pelo
Conselho Deliberativo do clube. Nas conversas recentes sobre essa
questão, a multinacional alemã chegou a pedir que apenas dois espaços da
camisa fossem negociados, possibilidade que foi rechaçada pelo
Flamengo.
O número de marcas combinado entre as partes é
inferior aos quatro patrocínios com os quais o Rubro-Negro tem contrato
vigente. Poderiam ainda ser cinco patrocinadores, considerando que a
principal propriedade da camisa – frente e costas – está limpa. Esses
quatro parceiros do Flamengo geram uma receita ao clube de
aproximadamente R$ 19,5 milhões anuais.
Se a Adidas for a
fornecedora esportiva do clube, os próximos patrocinadores, caso sejam
três, teriam, juntos, de produzir uma receita de cerca de R$ 45 milhões.
Montante baseado na expectativa de arrecadação do Flamengo para 2012,
incluindo um contrato de R$ 25 milhões negociado a partir do patrocínio
master, algo que não foi conseguido pelo marketing do clube.
Antes
mesmo de definir o acerto com a Adidas, o Flamengo se prepara para
negociar as renovações dos contratos de patrocínio que irão vencer. Caso
contrário, o Rubro-Negro corre o risco de ter, a partir de março,
apenas um parceiro. Isso porque os vínculos com a Triunfo Logística,
Banco BMG e Mobil irão expirar até fevereiro de 2013. E apenas a TIM
teria a logomarca exposta no uniforme – nos números da camisa. E se isso
acontecer, os cerca de R$ 19,5 milhões assegurados em 2012 seriam
reduzidos drasticamente a R$ 2,5 milhões, que são desembolsados por ano
pela operadora de celular.
Negociações estão paradas
As
conversas entre Flamengo e Adidas estão congeladas desde a semana
passada porque os executivos da empresa, que tem sede em São Paulo,
encontram-se na Alemanha. A ideia da multinacional, caso o clube aceite a
proposta, é de que o contrato seja assinado até o início do mês de
novembro.
O departamento de marketing, por meio do vice
Henrique Brandão, é quem assumiu as negociações depois que Hélio Ferraz,
vice geral do Flamengo, licenciou-se do clube.
O acordo
proposto pode chegar a pouco mais de R$ 465 milhões por um contrato de
dez anos e com previsão de lançamento das novas camisas, se aprovada,
para a estreia no Campeonato Brasileiro de 2013. As novas cifras superam
os R$ 350 milhões iniciais pelo fato de haver um reajuste a partir do
índice de correção da inflação.
A SITUAÇÃO DOS PATROCINADORES
Triunfo Logística
- Ocupa o ombro da camisa do Flamengo. Contrato rende R$ 3 milhões e
vencerá no fim deste ano. Jorge Rodrigues, dono da empresa, está
disposto a renovar por mais um ano.
Banco BMG - Contrato
com o Flamengo se encerrará em fevereiro de 2013. A marca estampada na
manga da camisa rende R$ 9 milhões por ano. Banco não decidiu ainda se
irá renovar o vínculo com o clube.
Patrocínio master - O
espaço mais nobre da camisa do Flamengo está vago desde o início deste
ano. A pedida inicial era de R$ 25 milhões. O clube, porém, não
conseguiu um acordo por esse valor.
Mobil - A marca está
estampada na barra da camisa e o contrato é até fevereiro de 2013. A
entrada da empresa, que paga R$ 5 milhões, aconteceu por meio de um
acordo entre as partes relativo a uma dívida.
TIM - A
operadora de telefonia móvel exibe a marca dentro do número. O contrato é
até março de 2014 e rende R$ 2,5 milhões anuais. É a única empresa
garantida pelo Flamengo para a próxima temporada.
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